Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Na recta final das ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS (2011)

 


* Victor Nogueira

.20 de janeiro de 2011

Na recta final das ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, Cavaco o homem que se desloca apenas em carros blindados e com extrema "segurança", arma-se em virgem ofendida e, do alto do seu desdém, diz que era"mísero professor" [universitário além de quadro superior do Banco de Portugal] que amealhou uns patacos graças a uma  grande poupança e que sempre teve uma relação de confiança na Banca. O mesmo não posso dizer eu e muitos dos que me leêm, com as mãos que ela me mete no meu bolso. O homem é tão ingénuo que apesar de poupado nem é consultado acerca das aplicações financeiras da sua "poupança" nem do paradeiro de escrituras de "barracos"

.

Fernando Nobre, o candidato a caudilho, anti-partidos,  lança o terror na campanha - depois de dizer que só um tiro na cabeça o faria não chegar a Belém, trombeteia que desde então tem recebido ameaças de morte.  Pois é, quem brinca com o fogo e não toma as precauções de Cavaco .... queima-se.

.

Defensor Moura reconhece antecipadamente o malogro da sua candidatura - segurar o eleitorado PS devido à aparente coligação anti-natura BE/PS a Manuel Alegre, o poeta contorcionista.

.

Coelho faz o seu papel histriónico de acordo com o menino Alberto João. A Madeira merecia melhor !

.

Francisco Lopes , o único que tem um programa alternativo para o país, consegue a proeza de nas sondagens eleitorais ter fracas votações, pese embora alguns comentadores encartados "destacarem" positivamente a sua prestação, o que não merece honras de 1ª página !

.

Domingo há eleições. Cavaco continuará o representante do Grande Patronato - basta ver a sua Comissão de Honra - Alegre e Defensor voltarão ao regaço do PS, e Coelho voltará para a toca da Madeira. Para Francisco Lopes e para os comunistas e outros democratas, a luta continua por uma sociedade mais JUSTA, SOLIDÁRIA E HUMANA !

.

O voto em branco é um  desperdício. VER CNE http://www.cne.pt/index.cfm?sec=0201000000&NewsID=144

.

Sem ofensa, «deixo aqui um poema de Brecht

.

O Analfabeto Político

 

"O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,

do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio

dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia

a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,

o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,

pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

.

Nada é impossível de Mudar

.

"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.

E examinai, sobretudo, o que parece habitual.

Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de

hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem

sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,

de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural

nada deve parecer impossível de mudar."

.

Privatizado

.

"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.

É da empresa privada o seu passo em frente,

seu pão e seu salário. E agora não contente querem

privatizar o conhecimento, a sabedoria,


e de Vinicius por Mário Viegas:  Operário em Construção 

e de António Jacinto

Rui Mingas  "Monagambé" 


Victor Barroso Nogueira

O melhor para quem ? Não duvido que Sócrates, Cavaco, Alegre e Soares são os melhores. Mas .... para quem? 🙂

Carlos Rodrigues

" O MELHOR CANDIDATO NÃO É O QUE, ESTATISTICAMENTE, JÁ GANHOU, MAS O QUE SE MANTÉM FIEL AOS SEUS PRINCÍPIOS E AOS SEUS ELEITORES " ( Se ganhasse ).

15 a

Victor Barroso Nogueira

Com sondagens feitas ao telefone, o bombardeamento para o pensamento único em nome da democracia e da liberdade (deles) e a alienação da sua real força por parte de muitos eleitores, ELES podem dormir descansados. Mas ...

Parafraseando Cícero e até que a maioria descubra que o "imperador" vai nú e de rastos:

Qvosque tandem abvtere, Catilina, patientia nostra?

(Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?)

15 a

Carlos Rodrigues

" Abusus non est usus, sed corruptela "

" O abuso não é uso, mas corrupção "

15 a

Victor Barroso Nogueira

Depende, Carlos. O abuso das positividades em benefício de todos não será malefício 🙂

15 a

Carlos Rodrigues

As generalizações são sempre perigosas e claro que o abuso das positividades é quase um " Laissé faire laissé passer " e aí passa-se sempre por cima de alguém.

15 a

Victor Barroso Nogueira

Bem, Carlos, creio que a burguesia revolucionária de 1789 em França proclamava que "só não há liberdade para os inimigos da liberdade", sendo um dos direitos inalienáveis o da propriedade individual.

.

E Kissinger, prémio Nobel da Paz em 1973, teria dito:

.

* "Não vejo porque precisamos ficar parados e assistir um país tornar-se comunista por causa da irresponsabilidade do seu povo. As questões são muito importantes para deixarmos os eleitores chilenos decidirem por si mesmos."

- Sobre o apoio dos EUA ao golpe que derrubou Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile, em 11 de setembro de 1973.

- citado em Richard R. Fagen, "The United States and Chile: Roots and Branches", Foreign Affairs, January 1975.

15 a

Sem comentários: