Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 7 de outubro de 2007

CALENDÁRIO

* Victor Nogueira
.
.
Uma cidade
No meio da cidade
Uma rua
No cimo da rua
Uma casa
Dentro da casa
Uma flor
Em torno da flor
Um jardim
........ Perfeito um amor
........ girassol
.........malmequer
.........muito
.........pouco
.........nada
Uma pétala
No meio da pétala
Um sorriso
Em torno do sorriso
Uma lágrima
Dentro da lágrima
Uma saudade
.........................água e
.........................cloreto de sódio
Uma palavra
No meio da palavra
Uma luz
Para lá da luz
Uma sombra
No meio da sombra
Um deserto
Uma cisterna de pedra e
..............................areia
Muitas palavras
No meio das palavras
Uma alvorada alvoreada na planície
.
Para lá da planície uma árvore
Em torno da árvore
Uma rosa verde papoila.

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Não sei interpretar todo o conteúdo destas palavras...
Mas gostei muito!
No entanto, havemos de falar sobre o dois últimos versos, pode ser?!

Bj

Maria Mamede

Victor Nogueira disse...

#

Odete Maria Botelho Botelho

Lindo este teu poema. Aliás como tudo que escreves.Com mta alma. com mto. sentimento.Com um sentido revolucionário, mas sempre com mta. verdade.Envio aqui uma mens. de "Charles Chaplin que eu adoro.

PENSAMOS DEMASIADAMENTE

SENTIMOS MTO POUCO

N...ECESSITAMOS DE MAIS HUMILDADE

QUE DE MÁQUINAS

MAIS BONDADE E TERNURA

QUE DE INTELIGENCIA

SEM ISSO....

A VIDA SE TORNARÁ VIOLENTA

E TUDO SE PERDERÁ...

BEIJOS COM CARINHO!!!!!

Ver mais

há 23 horas

#

Maria Lua ahhhh mano, lindo ...!

há 23 horas · ·

#

Victor Nogueira Gracias :-)

há 22 horas

#

Paula Brito Amigo........amigo.....amigo..........sempre............como me descobriste para á minha volta teceres o 'meu' poema ????????'

há 22 horas ·

#

Victor Nogueira olá, paula :-)

há 22 horas ·

#

Cecilia L. R. Barata Lindo poema, e uma fotografia de uma paisagem que conheço bem.Obrigada e um beijinho amigo Victor.

há 14 horas ·

#

Maria Lua Olá Victor ... :)

há 10 horas ·

#

Ana Porfirio Belo!

há 9 horas ·

#

Maria Clara Roque Esteves Simples," cheio", ritmado e lindo. Gostei! Obrigada pela partilha. Abraço grande.

há 5 horas ·

#

Victor Nogueira Gracias pela vossa gentileza e visita :-)

há 4 horas ·

#

Manuela Miranda fez-me lembrar por momentos aquelas lengas lengas que adoro, mas achei ritimado, parabéns bjs

há 2 horas ·

#

Manuela Miranda um calendário de vida e sentimentos, em vez de ser só de datas

há 2 horas ·

#

Yolanda Botelho MAIS QUE GOSTAR,ADORO.....COISA MAIS LINDA,OBRIGADA MEU AMIGO

há cerca de uma hora