Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tempestades e maleitas

* Victor Nogueira
.
.
[2/26/2010 12:46:38 PM] Victor Nogueira: Está sol
[2/26/2010 12:47:29 PM] Victor Nogueira: Desde que fui a Lisboa que me dói a vértebra lombar, a tal que às vezes me impede de andar
.
[2/26/2010 12:48:05 PM] Victor Nogueira: Vamos ver se hoje consigo calçar os sapatos
[2/26/2010 12:48:36 PM] Victor Nogueira: Estou outra vez a dormir com pesadelos
.

  2010.02.27
.
[11:54:57 AM] Victor Nogueira: Hoje está o tempo cinzento e de chuva, com muito vento
[11:59:23 AM] Victor Nogueira: Tem havido muita chuva e ventos fortes no Norte e Centro de Portugal. No sábado passado as fortes chuvas provocaram o deslizamento de terras em muitos sítios da Ilha da Madeira, onde muitas casas e pessoas foram arrastadas pela torrente, havendo mortos. destruição de povoações. As regras urbanisticas não são cumpridas, os pobres constroem em terrenos instáveis ou nas linhas de água, pois o desenvolvimento da Madeira é fogo de vista. (1) O soba não quer que seja decretado o estado de calamidade porque isso prejudicaria o turismo e é preciso realizar a Festa das Flores e provar que a ilha é segura, apesar do Funchal ter ficado soterrado. (2) Alega o soba Alberto João  que «calamidade é declarar [o estado de] calamidade [pública]»
.
[12:01:10 PM] Victor Nogueira: Ontem tomei a 1ª injecção  e logo vou tomar a segunda, por causa das dores numa vértebra lombar. O o tempo continua cinzento e de chuva, com muito vento
.
.
___
.
(2) - No suplemento P2 do  Público de sábado, dia 27, vem uma elucidativa reportagem sobre as causas da calamidade que se abateu sobre a Ilha da Madeira no passado sábado.  (3) Quando estive na Madeira em Abril de 1994  tive ocasião de constatar a pobreza que havia, com pessoas a pedir esmola aos turistas, o que na altura não sucedia no «Contenente» deste o 25 de Abril de 1974, e a péssima qualidade urbanística e arquitectónica a existentes na maioria das povoações. Parafraseando, a Madeira era o Funchal e o resto (muitas vezes) má paisagem,.
(3) -Madeira - Cada um tem a casa naquilo que é seu

.
.
Por seu turno o Correio da Manhã, num exercício mórbido, tem vindo a publicar diariamente fotografias dos mortos, contrariando os desejos do soba, que em nome do turismo não quer que se publiquem notícias sobre a calamidade, para não espantar a «caça», isto é, os turistas estrangeiros.
.
.
.
.
Posts relacionados:
.
-

Temporal na Madeira fez 32 mortos e dezenas de feridos

.

Reconstrução na Madeira pode demorar dez anos e custar mil milhões

.

.

Temporal na Ilha da Madeira – Fotos

.

Madeira: Ribeira Brava. Inundações e movimentos de vertentes - mudflows e lahars (2010-02-20) - Vídeo

 .

 Madeira After the Catastrophe -Funchal - Aerial Views (21/02/2010) - Vídeo

.


Catastrofe na Ilha da Madeira - Fotografias

.


Chuva e tragédia na Madeira - Fotos 

.


MADEIRA 20/02/2010 - Inundações - Fotos 

.

.

Sem comentários: