Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tempo de Carnaval

.
Victor Nogueira.
.
É já noite. Terminou o Entrudo e amanhã já é 4ª feira de Cinzas. O tempo tem estado frio, cinzento e chuvosos, pouco apropriado a festividades e cortejos carnavalescos macaqueados do Brasil. Lembro-me dum ano em que fui à Moita, numa tarde fria de inverno e as moças, em trajes reduzidos, bailavam ao som da frialdade.Talvez me dê para colocar no Galeria & Photomaton vídeos do Carnaval em Ovar e em Torres Vedras. A este assisti uma vez quando a caminho das Caldas da Rainha me vi forçado a parar devido aos condicionamentos do trânsito automóvel durante o desfile. Talvez de ambos os carnavais tenha fotos que ainda não estão digitalizadas.

.
Em Setúbal houve desfile no Parque das Escolas ou de José Afonso, ao qual o Rui assistiu com  a Susana, duma das janelas da casa dele. Eu fiquei em casa, que o tempo esteve desagradável. Mas no sábado, pelas ruas e no Centro Comercial do Jumbo as crianças andavam mascaradas.
.

Em Luanda no Carnaval atiravam fuba (farinha) às pessoas, pelo que andavam com os vidros dos carros fechados, ou esguichavam-nas com água. Para além disso havia os cortejos carnavalescos, feitos pelos negros dos musseques, que foram proibidos após o início da guerra em 1961 e que agora foram retomados. Aqui em Portugal há a mania de atirarem com ovos para cima das pessoas; um ano ia a passear com um, amiga minha e ela ficou com o cabelo todo empastado e o fato estragado, pelo que acabou então o  passeio.
.
E pronto, a conversa por hoje está feita, com a sugestão de algumas hiperligações dos meus blogues para posts relativos ao Carnaval.

Kant_O_Photomático: Luanda - Carnaval 2009

Galeria & Photomaton: Carnaval - imagens

Angola Luanda - CARNAVAL LUZ CÔR E SOM

 Luanda - Semba e kazukuta no Carnaval 2010 

História do Carnaval de Luanda 

O Carnaval em Luanda

Matrafonas saem às ruas de Torres Vedras

Luciano Pavarotti e Caetano Veloso - Manhã de Carnaval

Nara Leão canta Manhã de Carnaval (Orfeu Negro)

Manhã de Carnaval - Baden Powel

Orfeu Negro 1959 - trailler

Trailer for the movie "Black Orpheus"


As melhores fotos do Carnaval 2010

Carnaval 2010: Corsos cancelados em Pataias, Sines e Sesimbra

2010 - Vídeos do Carnaval em Portugal

.

.

.

Sem comentários: