Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 27 de abril de 2010

Novas de mim e o que mais se verá


.
.Viva quem vive e não vegeta !


Já tirei os pontos, a cicatrização correu bem, já fiz o molde para ir esticando dedo e o tendão com uma tala ajustável para gradualmente distender o tendão; já posso conduzir e teclar com as duas mãos.


As notícias estão dadas e se não quiserem ser poupadinhos digam-me de vós.


Até lá, beijos às moças e abraços aos moços


Victor Manuel

“Appertura” – Allegro  ma non troppo e Gavissimo




NOTA IMPORTANTE
.
Esta não é uma mensagem de SPAM mas sim enviada a alguém que por qualquer motivo conheço na vida real ou na WEB. Se não quiser receber mais mensagens devolva esta com a indicação «Retirar da Lista» na barra de assunto.

.
Saudações do.
Victor Nogueira




Beijos às raparigas e abraços aos rapazes
.

7 comentários:

Victor Nogueira disse...

Olá Victor:

Folgo que esteja tudo a correr bem.
Por estas bandas continua tudo na mesma, ou seja, estou de baixa um mês, vou trabalhar um dia, estou de baixa um mês, .....e assim até não sei quando. Não vejo maneira de resolver este assunto.

A saúde lá vai indo com as maleitas habituais. Temos de combinar um almoço. Diz-me quando te dá jeito e vou aí almoçar contigo.

Abraço

Carlos
seg 26-04-2010 18:26

Victor Nogueira disse...

Meu caro Drº Victor Nogueira, prezo saber que já está quase livre de mais uma etapa da sua vida...e para continuar a etapa da vida espero-o no consultório para saber de todas as novidades...para a semana sem falta!!! rsrrs As suas melhoras!!

Um abraço!
Manubasil
seg 26-04-2010 20:52

Victor Nogueira disse...

Olá

Ainda bem que a cicatrização correu bem.


um beijinho

Gábi
seg 26-04-2010 22:41

Victor Nogueira disse...

Ok Amigo,

Fico contente em saber boas novas de ti.

Tudo de Bom. Beijo amigo

Alzira
seg 26-04-2010 14:17

Victor Nogueira disse...

Meu amigo, falas de algo que não entendo, ou seja, percebo que estiveste doente/estás, acidentado???
Em todo o caso, boa recuperação. Força!!!!
Abraço grande.
Clara R E
seg 26-04-2010 13:45

Victor Nogueira disse...

Olá, Victor, bom dia! Alegro-me pela tua recuperação, fruto não só da medicina, mas também da tua capacidade de luta, que, a todos os títulos, é um ensinamento de vida! Por aqui tudo normal, na rotina diária do costume. Força, muita força para ti! Fico contigo, com um grande e muito amigo abraço.
Torres
seg 26-04-2010 09:50

Victor Nogueira disse...

Olá Víctor
Rápidas melhoras, aqui de Almada, argonauta da escrita.
Bjs
Madalena
ter 27-04-2010 09:57