Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DEPOIS DE RELVAS, o bombo ou bobo da festa AGORA É GASPAR. por Victor Nogueira


a Quinta-feira, 13 de Setembro de 2012 às 15:05 ·

* Victor Nogueira

CORAJOSA ferreira leite ? Mas quem quer ser enganado ?

Manuela Ferreira Leite não mudou e convém não esquecer que foi uma má Ministra da Educação e das Finanças e apoiante de Cavaco.

Manuela Ferreira Leite a despropósito vem falar na URSS. Manuela Ferreira Leite, que defendeu a suspensão da Constituição e que o Estado não se deve gastar dinheiro com os idosos doentes, está de serviço para "fingir" que se opõe. Está de serviço como Marcelo ou Seguro ou Soares ou Alegre ! Já Van Zeller, grande patrão, afirmou que se não pode deixar a oposição nas mãos dos comunistas. E assim surge a "oposição" dos figurantes de serviço, incluindo Paulo Portas / CDS que finge estar contra mas está de facto no Governo a capitalizar os votos dos papalvos com olhos nas eleições.

Manuela Ferreira Leite para além de falar a despropósito na URSS nada diz sobre a República Federal Alemã ou a União Europeia. 

Como sempre tem sucedido desde 1977 com ps-psd-cds, o que está de turno no Governo toma medidas gravosas contra o povo e os trabalhadores, a favor do súcialismo e do estado súcial. E o que está de turno a fingir que está na "oposição" ataca essas medidas e promete outras diferentes. Subindo para o Governo do alterne, não anula as medidas gravosos que o "derrotado" tomou, antes agrava. E assim sucessiva e alternadamente ps-psd mais a muleta do cds e dos "independentes". Tudo com o voto e abstenção da maioria dos eleitores.

Segundo o Expresso, Manuela Ferreira Leite, "espertamente" afirma entre outras coisas, para além do despropósito da URSS:

1. - "Não nos podemos apoiar naquilo que o Presidente da República pode fazer para nos isentarmos de exercer as obrigações que cada um de nós tem de exercer"

2. - "Ainda não decidi se vou à manifestação"

3: - "Em relação ao orçamento, espero que cada um de nós, em consciência, faça aquilo que deve fazer para tentar inverter a orientação política que tem estado a ser seguida. Estou à espera de ver como vão reagir os deputados. Estou para ver se votam a favor, se votam contra, se aceitam tudo"

Isto é, Ferreira Leite que tem gerido o Estado a favor das grandes empresas e da banca, tenta

a) poupar Cavaco, o homem da destruição do aparelho produtivo e do Estado Social, mas grande impulsionador do betão e das auto-estradas e da banca e das universidades privadas e muitas corruptas e que tem aceite todas as medidas do ps-psd-cds, pois para isso foi escolhido. Basta ver quem fazia parte da sua Comissão de Honra qd candidato a PR - a fina flor do grande patronato

b) Ainda não sabe se vai "participar" na manifestação espontânea de 15 de Setembro mas seguramente que não participará nas acções da CGTP, incluindo a manifestação de 29 de Setembro, ou que sejam apoiadas pelo PCP ou pelo Bloco

b) Capciosamente mete todos os deputados da AR no mesmo saco qd sabe perfeitamente que o Orçamento será votado favoravelmente pelo psd-cds, com ou sem "abstenção violenta" do PS/Seguro e os votos contra do PCP, BE e Verdes: Até parece que Leita não é dirigente do PSD e  que os deputados do psd nada têm a ver com a direcção do PSD.


Curiosamente o Público de Belmiro e o Expresso de Balsemão/SIC dão grande cobertura aos "brados" contra de personagens do PSD, do CDS, do PS de Seguro e Soares, bem como a alguns grandes capitalisas, mas silenciam as do pcp ou da esquerda. Dá que pensar !

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ferreira-leite-arrasa-vitor-gaspar=f752923#ixzz26LthygNi





Gosto ·  ·  · Partilhar · Eliminar

Sem comentários: