Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Que faz correr Mário Soares ?


«O ex-Presidente da República Mário Soares considerou esta terça-feira que o executivo liderado por Pedro Passos Coelho está “moribundo” e sugeriu que o chefe de Estado nomeie um novo Governo sem recurso a eleições antecipadas.»

MÁRIO SOARES ACREDITA NUM GOVERNO QUE NÃO SAIA DE ELEIÇÕES, BASTA UMA AÇÃO DECISIVA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Pergunto -Será que Soares receia que mais uma vez ao engano dos eleitores o ps, agora seguro, tenha a maioria, deixando as mãos livres ao psd para a rábula da "oposição", agora não do ps mas do psd em alterne ? Ou seria preferível para Soares um governo Seguro/PS aliado ... a quem, para ter maioria ? 

Seria um governo de salvação nacional capitalista ps-psd-cds, às claras e não encoberto como desde o 1º, o do PS/Soares, em 1977 ? Ou seria um Governo ps-cds, como houve no tempo de soares ?

E um Governo de iniciativa Cavaco seria para continuar a "agenda política" de Cavaco, conivente com todas as malfeitorias do senhor Silva segundo Jardim. Ou alguém acredita que esCavaco iria deixar de caucionar os ataques à democracia e à Constituição feitos pelo ps-psd-cds, inaugurados por Soares PS nos idos de 1977 quando, ganhas as eleições, arrumou o socialismo na gaveta dando início ao estado "súcial" a que isto chegou ?

Tão "democratas" que se apregoam, mas amigos das manobras encobertas e de bastidores. Ou não ? Mas qualquer que seja a solução que envolva ps-psd-cds, sózinho ou em coligação, tratar-se-ia apenas duma mudança de moscas e de papel de embrulho.


Sem comentários: