Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 22 de setembro de 2012

Quem é quem na política?


, 23 de Setembro de 2012 às 2:17 ·
 * Victor Nogueira 

quem é quem na política e quem são os grandes beneficiários ?

Pk muitos "críticos" não falam nos beneficiários da "crise" - os grandes capitalistas e a banca usurária - e pk não se organizam manifestações em frente às casas deles ? Ou em frente às sedes sociais das suas empresas ? Ou frente às sedes da CIP/CAP/CCP/AIP/APED/AICEP/APB/ASP  (1) e ouras associações de grandes empresários ? Pk não se divulgam sempre e a cada hora os obsceenos rendimentos desta gente ? Com as  contas bancárias sedeadas em paraísos fiscais para fugirem aos impostos ! Impostos com que ps-psd-cds carregam as populações, os reformados e quem trabalha e produz ! Aqueles sim, com milionários rendimentos e obscenas e escandalosas mordomias ! Com direito à vida deles !  Sem que ninguém lhes exija a limitação de mandatos à frente dios Grupos Econóimcos e Financeiros e nos Conselhos de Admiinistração. alguns passando de pai para fiilho, tudo em família,  

_______________________
(1) - Confederação da Indústria Portuguesa, Confederação dos Agricultores de Portugal, Confederação do Comércio Português, Associiação Industrial Portuguesa, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição - grandes superfícies comerciais, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradoras, 
_______________________

Milionárias foritunas conseguidas à custa de quem trabalha e produz ou assegura as Funções Sociais do Estado !  

Pk votam os "críticos" quase sempre no alterne ps-psd-cds ou praticam e fomentam a abstenção e depois acusam todos os partidos e políticos de serem iguais e corruptos esquecendo-se que a maioria ps-psd-cds desde 1977 beneficia ocultos mandantes e beneficiários cujos nomes se encontram em "Os donos de Portugal" e nas revistas Exame e Forbes ? E nos Conselhos de Administração de grandes empresas privadas e grupos económicos e  financeiros  !  

Porquê face à "crise" os empréstimos de extorsão pagos por nós vão para a banca que lucrou milhões com a especulação imobiliária e urbanística como a Expo-98, o Mundial de Futebol e seus estádios, o inacabado Centro Cultural de Belém, o abandono dos centros históricos a favor de urbanizações periféricas com custos acrescidos em transportes e no sistema viário ? Pk se fomenta o transporte privado e pessoal em detrimento do transporte coklectivo  e de empresas de transporte nacionalizadas ? Pk se degradaram as estradas nacionais em favor de auto-estradas  ou vias rápidas com portagens  - repito, a favor de empresas capitalistas e em prejuízo da manutenção da rede viária nacional ? Ou em prejuízo da rede ferroviária !

Pk será que as grandes superfícies comerciais e a banca facilitaram, fomentaram e continuam a fomentar o recurso ao crédito e beneficiando de crescentes comissões e  chorudas taxas de juro? A habitação, tal como a saúde, o ensino, a cultura, o Trabalho, a segurança social, são direitos fundamentais !  Porquê a banca aliada às empresas de obras públicas e  construção civil fomentou a especulação imobiliária e a sobre-valorização do património imobiliário e agora sub-avalia mas exige que em caso de incumprimento face à crise que eles criaram e fomentam sejam os desempregados que paguem a dívida com língua de palmo ?  Enquanto o fisco actualiza o IMI com base em valores inflacionados ?

Porque razão os "críticos" atacam o Estado e os trabalhadores da Administração Pública que asseguram essas funções sociais que sucessivos governos ps-psd-cds entregam e continuam a entregar em regabofe ao sector privado em parcerias lucrativas cujos lucros o Estado [ este Estado "liberal"   - da aliança ps-psd-cds, servidores ou serventuários da banca e das grandes empresas ] assegura em concessões nebulosas garantindo sempre os lucros da banca e das empresas "mamonas" e, elas sim, subsídio-dependentes, não do rendimento social de inserção mas do Rendimento para o Lucro Máximo e Sempre Garantido ? Por tróikas, pelo FMI, pelo BCE pelos tecnocratas da UE ! Tudo a Favor do capital ! Contra o Estado Social, isto é, um  Estado verdadeiramente Socialista ! 

Banca e grandes empresas privadas nacionais e transnacionais beneficiárias de lucrativas parcerias público-privadas e da privatização ou destruição de sectores estratégicos da economia nacional e da destrruição dos sistemas públicos de educação, saúde e segurança social e da privatização - capitalista - dos meios de comunicação e formação da inCONSCIÊNCIA SOCIAL

E não é verdade que desde Mário Soares todos os Presidentes da República têm sido da área do ps-psd? E cavaco silva - o senhor silva segundo jardim - foi eleito com os votos de quem ? Já viram quem fazia parte da sua comissão de honra - a fina flor do capital ?

Porquê e quem beneficia dessa "raiva" a todos os partidos e políticos qd os jornais referem apenas processos judiciais por corrupção  a políticos e autarcas do ps-psd-cds ou "independentes", a maioria condenados ? Quem paga as campanhas eleitorais dos "independentes"? E se há políticos corruptos, quais são os bancos e os grandes grupos económcos que beneficiam dessa corruplção ? Ou só há políticos corruptos mas não banqueiros e emprsários e grandes grupos económicos corruptores ?

Pk cabendo aos eleitores a fiscalização dos deputados, cabendo aos eleitores a responsabilidade do voto em partidos políticos dos quais sairá o Governo, pk razão os eleitores (m/f), desde 1977, com o seu voto soberano ou abstenção dão sistematicamente o seu voto maioritário em alterne ao ps-psd-cds ? Pk é que desde 1977 só há governos ps ou psd ou ps-cds ou psd-cds ? Pk nunca se alia o ps ao pcp ? Pk razão a Assembleia da Repúbica e o Presidente da República só escolhem e elegem para o Conselho de Estado - apenas - personalidades da área do ps-psd-cds ou "independentes" ? "Independentes" de quê e de quem ? Ou seja e por outras palavras - DEPENDENTES das grandes empresas capitalistas e da banca usurária !

Quantos destes "críticos" militam e participam ou passarão a militar e a participar na vida dos partidos políticos  ou nas comissões de trabalhadores ou nos sindicatos ou  ou nos piquetes de greve ou nas comissões de moradores ou nas comissões de bairro ou nas comissões de reformados ou nas comissões de utentes ou em múltiplas outras formas de organização e luta das populações e dos trabalhadores ? Todos os dias e não apenas de vez em quando, com generosidade e solidariedade, muitas vezes com sacrifício de uma vidinha cómoda ? Participando quotidianamente, trabalhando, fiscalizando e substituindo dirigentes ou eleitos que maioritariamente entendam ser corruptos, "vendidos" ou que não cumpram programas para que foram mandatados para cumprirem? Em vez de se ficarem pela "crítica" e generalizações abusvas contra a democracia económica, política,  cultural e social ?

O ps-psd-cds não querem que isto mude. OU mais correctamente - os grandes capitalistas nacionais e transnacionais e a banca usurária passam bem sem Parlamentos e até mesmo sem eleições   e são os grandes beneficiários do sistema - este - que lhes convém - ps-psd-cds. Ou FMI-BCE-UE.  E o problema não estã na democracia representativa mas no facto de sistematicamente com o voto ou abstenção da maioria dos eleitors (m/f) só se formarem governos ps ou psd ou psd-cds ou ps-cds. 

O que tem de mudar é a consciência social dos cidadãos que queiram ou não fazem política sempre com as suas ações, opções, omissões ou demissões. Ou confusões, deliberadas ou não. Mas sempre com consequências !

QUE PRETENDE QUEM DEFENDE ESTAS CAUSAS ?

Join my cause: 180 Deputados na Assembleia da República Portuguesa, já ! (Mínimo possível legalmente)

QUEM DEFENDE ESTAS CAUSAS OU É INGÉNUO OU SABE O QUE QUER

PS-PSD têm estado sempre de acordo para reduzir o nº de deputados na Assembleia da República. em sucessivas revisões constitucionais. Deste modo pretendem facilitar maiorias do ps ou do psd, com eliminação da representatividade dos restantes partidos. Isto é, sem cds, PCP, bloco, verdes e outros partidos poderiam mais facilmente governar e cozinhar a mistela sem oposição. Até depois diriam - vejam lá, o pcp cada vez tem menos influência !

Isto é, teríamos mais facilmente uma maioria "súcialista" a governar num simulacro cada vez maior de democracia. Democracia boa é a deles, do ps-psd a Favor dos seus mandantes e latgamente beneficiários. Encobertos mas seguros ! A mesma "democracia" que ps-osd andam há décadas a ver se instalam nas autarquias, favorecendo na secretaria maiorias ou do ps ou do psd.. Sem oposição nem denúncias dos indigestos cozinhados. SEMPRE A FAVOR DO CAPITAL. E da Corrupçaão ? E dos negócios escuros ? Para  o bipartidarismo "engordado" pelo apelo do VOTO iIN-ÚTIL

NESTAS CAUSAS QUE ORA COLOCAM TODOS OS POLÍTICOS E PARTIDOS NO MESMO SACO ORA DEFENDEM a redução do nº de deputados à Assembleia da República, ORA DEFENDEM A RESTAURAÇÃO DA MONARQUIA - de que o psd é encoberto defensor em sucessivos e derrotados projectos de revisão constitucional, haverá falta ou excesso de ma$$a cinzenta ?

QUEM DEFENDE ESTAS CAUSAS OU É INGÉNUO OU SABE O QUE QUER

Com propostas destas os grandes partidos como o ps-psd "crescem" mesmo que tenham menos votos e os médios partidos, como pcp-bloco-cds, mesmo crescendo em votos, transformam-se em pequenos e os pequenos - verdes - desaparecem da Assembleia da República !

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA "crise" ?

As grandes empresas, a banca e os grandes capitalistas são os verdadeiros beneficiários das medidas do PSD, do CDS e do PS, com ou sem "violentas abstenções" que seguram o saque.

Os políticos do ps(d)cds limitam-se a governar a favor do grande capital. Se não estiver o Nobre Soares ou Sá Carneiro, entrarão o Barroso Durão ou ou o senhor silva segundo jardim ou o Guterres, mais ou menos descartáveis tal como o Sócrátes, ou o Passos Portas Seguro, Rebelos de Sousa ou Medinas em carreira, sempre o seguro, deles, os grandes patrõe$.

Os responsáveis são os grandes capitalistas e todos aqueles que ao longo de 36 anos se abstêm ou têm votado ps-psd-cds

O que tem de muudar é a consciência social dos cidadãos que queiram ou não fazem política sempre com as suas ações, opções, omissões ou demissões. Ou confusões, deliberadas ou não. Inocentes, ingénuas ou conscientes do que verdadeiramente defendem. Mas sempre com consequências ! A favor dos grandes empresários e da banca, nacionais e transnacionais. Contra a Infância. Contra a Juventude. Contra os Idoosos. Contra o povo, os trabalhadores e os que por razões de saúde ou tempo de trabalho, se reformaram. Todos estes com direito a uma vida condigna ! A uma vida com Direitos ! Consignados na Constituição da República e na Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais.


Volpedo - O 4º Estado
 

Sem comentários: