Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 30 de março de 2017

Caneladas, Pontapés & Cabeçadas



* Victor Nogueira


O futebol e certas peregrinações são o pão e o circo nos tempos actuais. Na República o futebol é o Desporto-Rei, como se outras actividades desportivas não houvessem, com vários jornais desportivos e programas televisivos onde é dissecado ao pormenor e com paixão por vários “especialistas”. E assim às massas sem massas se administra a "cóltura" e se dão o pão e o circo, com ou sem vinho. 

Talvez não saibam quem foi Ícaro, Bartolomeu de Gusmão, Sarmento de Beires, Gago Coutinho ou Sacadura Cabral, Magalhães Costa, os irmãos Wright ou Santos Dumont, sem esquecer Maria Amaral e Óscar Monteiro Torres. Talvez até já nem saibam quem foram os “5 violinos”, Mário Coluna ou José Águas. Talvez até já tenham esquecido Victor Baía e Luís Figo. Mas Eusébio lá está no Panteão de Santa Engrácia, o das “Glórias” nacionais onde faltam os 3 pastorinhos para completar a trilogia. Panteão onde está Amália, mas não José Afonso ou Saramago, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Maria Lamas  ou Ferreira de Castro, para além de cientistas, sem esquecer musicólogos  como Lopes Graça ou Giacometti.. 

E no ano dos centenários (da Revolução Russa e das chamadas Aparições de Fátima), o Aeroporto da Madeira não será seguramente um Local que venha a rivalizar com Lourdes ou com Fátima, mas diz dos valores que regem esta sociedade e que pretendem sejam os que devem prevalecer, mais pontapé, menos pontapé, mais cabeçada, menos canelada. Vale tudo minha gente para que se não discuta o essencial. A miséria autofágica em que vivemos, à beira-do-abismo ! 

Pois o destino das crianças pobres que queiram brilhar no firmamento e se lhes aponta para que da lei da morte e da miséria se tentem libertar  continuam a ser o Fado do Futebol e de Fátima. Com muitos e mais ou menos encobertos cifrões em lavandarias e off-shores.



Os 5 violinos -   Jesus Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e José Travassos


Alvorecer_Peregrino, de Claudio_Reinke in
http://cleofas.com.br/qual-e-o-sentido-das-peregrinacoes/



Sem comentários: