Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

(quase) diário da campanha 19 - o(s) dia(s) seguinte(s)

 


* Victor Nogueira

#liberdadeparainformar e #pensebempensepublico

O "Raposo" é no Expresso de SIC/Balsemão o que JMT é no Público dos Azevedo/ SONAE/NOS TV/Modelo Continente Meu Super, da claque maioritária das TINAS's neoliberais que tentam refundar a "Direita",  serôdia mas travestida como gaiteira caleidoscópica, agora acantonada no PSD da ala liberal de Marcelo (Caetano e afilhados), e seus filhotes do Ch€g@ e da chamada Iniciativa Liberal. Claque que dá as cartas e vicia o jogo numa comunicação social escrita e televisiva envilecida.

Entusiasmado, "Raposão" decreta a morte do PCP e do Bloco, titulando em paragonas   que "O BE pode desaparecer como o PCP"

Segundo o raposinho o PCP (e os ideiais comunistas) por razões de envelhecimento demográfico e confinado a  uma geração de braçais no Sul, Alentejo e subúrbios de Lisboa, suas bases de sustentação.

Quanto ao Bloco e ás suas ideias socialistas, estas já não captam o entusiasmo da "juventude urbana, das cidades mais prósperas e abertas" crescentemente atraída pelas ideias novas e arejadas da Iniciativa Liberal e, em menor grau, pelo Livre de Tavares.

Segundo mentes brilhantes como a deste Raposão, ambos, PCP e Bloco, numa espiral descendente, sem espaço para crescer e deste modo condenados ao "definhamento". 

É verdade que o Raposo (aparentemente) não lê o jornal dos Patronato's onde se noticia de quando em quando que há milhões de habitantes em Portugal no limiar ou abaixo do limite de pobreza, incluindo a criançada, a juventude e a "peste" grisalha, nem dos trabalhadores, incluindo  imigrantes, esmifrados por redes e empresários mafiosos e mais ou menos "liberais"

Sendo a Juventude depois da criançada o futuro da Humanidade, o Raposão perora que 

«(...) o espírito jovem do século XXI (o hipster) é profundamente capitalista, aberto, cosmopolita; defende o empreendedorismo e celebra e até venera figuras como Steve Jobs. Os jovens de hoje querem viajar pelo mundo de websummit em websummit, celebram a tecnologia e o espírito disruptivo e inovador do capitalismo 2.0. A esquerda radical não lhes diz nada, porque essa esquerda tem a cabeça enterrada nos mitos do século XX. Além disso, todas as “causas fraturantes” ligadas quase sempre ao sexo já fraturaram o que tinham a fraturar. "»

Que o digam os homens e as mulheres, incluindo as crianças e os jovens, que fogem á guerra e á miséria, fomentadas pelos EUA, UE  e NATO, conseguindo atravessar o Mediterrâneo sem se afogarem, para virem a ser esmifrados  vegetando e morrendo nas "Odemira's" que povoam esta "Europa Unida" ou acantonados em campos de concentração nas fronteiras da mesma ou no Alentejo e nos subúrbios da Grande Lisboa, mas não só nem apenas!

Que o digam os milhões de "livre-empreendedores", os jovens uberiados e os acantonados e armazenados  nas Amazon's que enchem os bolsos e a bolsas dos Steve Jobs, dos Gates, dos Mark Zuckerberg, dos Bezzo , dos Azevedo, dos Soares dos Santos e similares, por esse paradisíaco mundo de  Norte a Sul e do Nascente a Poente!

Gand'a Raposo, Raposinha, Raposão! «ave, caesar, morituri te salutant.» (Viva César, os que vão morrer te saúdam!)


#liberdadeparainformar 

Marques Mendes não é um Zé Ninguém, Marques Mendes debita isentas e doutoradas opiniões nos órgãos de Comunicação Social, designadamente na TVI24 e na SIC/Balsemão/PSD. Marques Mendes não é um borra-botas qualquer. Marques Mendes do PSD exerceu as funções de Conselheiro de Estado, eleito pela Assembleia da República, na legislatura de 2011–2015 e foi nomeado pessoalmente e como seu "conselheiro" pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa/PSD para as legislaturas de 2016-2020 e 2021-2026. Como tal, no Conselho de Estado, Marques Mendes/PSD será previsivelmente um dos doutos Conselheiros que defenderá que ao Ch€g@ deve ser "atribuída" uma vice-presidência da Assembleia da República. Num "virar de página", mesmo que o putativo ideólogo candidato tenha sido um activista numa das redes bombistas de extrema direita que puseram Portugal a ferro e fogo, entre 1975 e 1977. 

EM TEMPO - Coroando a sua semanal homilia, o Conselheiro de Estado que dá pelo nome de Marques Mendes/PSD opina que "com um Governo com maioria absoluta,  Marcelo Rebelo de Sousa herda duas funções adicionais: o de “fiscalizador” a eventuais excessos de António Costa; e o de “impulsionador” e acelerador de reformas no país."»

«Honi soit qui mal y pense»  (Coberto de opróbrio seja quem isto encontrar maldade)

2022 02 07


Sem comentários: