Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

variações em torno do silêncio e das palavras - antologia

 * Victor Nogueira













2012 09 09 Uma palavra, hoje e sempre, contra os sócretinos com passes de coelho mais ou menos seguros


2012 12 16 As palavras são - foto victor nogueira

as palavras são
um clarim
em mim
um rio
rio não
um riacho
mar interior 
.
duro e seco
sem ti
os gestos são
fatiados
fatigados
fogo e frio fátuo
sem mágoa
nem água
a tua anágua
seca
eu um tronco
bronco
atravessado
no caminho

setúbal  -  2012.12.16




2014 02 28 são ocas as tuas palavras 




2020 04 14 Olho pela janela e tudo está dum branco fantasmagórico, leitoso, o silêncio entrecortado por trovões. Chove,.E faz frio. Há muitos anos atrás e por duas vezes um raio  caiu no para-raios de prédio, um clarão seguido dum barulho ensurdecedor. Parecia que por instantes tudo estremecia.



2019  05 23 O TEMPO VOA - Prefiro as tardes e as noites, pois ambas são longas e estas silenciosas após o bulício, ao contrário das manhas demasiado curtas e avessas à lassidão.




2017 05 31 Apesar do silêncio, da distância, da (aparente) ausência, não me esqueço de ti e vives na minha memória. Um aceno.


2016 05 19 'Silencio' foto de THOMAS BACCARO

Muitas vezes, para o bem ou para o mal, o silêncio tem a dimensão do Universo. Seja ou não tecido ou (des)construído de palavras silabadas.




2013 06 26 Cartoon A minoria silenciosa mas muito activa e ... poderosa









VER  


Sem comentários: