Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)
Escrevivendo e Photoandando
No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.
.
Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.
.
Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.
in https://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2022/03/para-mais-tarde-recordar.html
Marcelo sempre disse que a solução de Cavaco, o seu antecessor não seria a dele, isto é, não aceitaria um Governo minoritário do PS viabilizado pelo PCP, Bloco e Verdes, a "extrema esquerda" na opinião das direitas, incluindo altos dirigentes e deputados do PS. Só poderia descalçar a bota com sucessivas dissoluções do Parlamento, que o seu antecessor, em fim de mandato, não poderia tomar. Que o PS tivesse estendido a passadeira vermelha para a reeleição de Marcelo é um "mistério" da carochinha.
Mas é para mim evidente que Marcelo prosseguirá a sua atitude desestabilizadora na mira de conseguir que o PSD possa eventualmente formar Governo, nem que seja com o apoio dos seus seus acólitos nas direitas. Considerando a grave crise económica e social que se avizinha, nas suas palavras há uma afirmação preocupante: »não hesitará em "avançar para decisões mais arriscadas ou ingratas", como - recordou - fez ao convocar as últimas legislativas e ao decretar vários estados de emergência.»
2022 03 31 - Não há vacina nem remédios para pôr termo ao constante intervencionismo do venerando Chefe de Estado, pretenso Presidente-Rei duma Monarquia absoluta, unipessoal, como aquela com que sonha, como se fora um Deus Todo Poderoso, o tudólogo, omnipresente?
O que Marcelo quer dizer é que perante a contestação social resultante do agravamento da situação económico-social, fruto da crise do capitalismo e da subserviência dos Governos da "Europa sem-nosco", títeres nas mãos dos EUA, o Governo maioritário do PS cairá logo que o PR "pressinta" que o seu PSD, acolitado pelos iéles e pelo cheganos, poderá governar graças á fruta caída de podre e aos empurrões de Marcelo?
2022 03 30 - Pretendia a IL ficar posicionada entre o PS e o PSD, ali ao "centro" das bancadas. O PS só seria favorável se o PSD o fosse também. Como se sabia que o PSD era contra ....
Enfim, uma xico-espertice que no fundo mostra que PS e PSD lá continuam de manitas dadas, entendendo-se com papas e bolos para a galeria? Que diz a notícia?:
«(...) A questão da localização dos deputados da Iniciativa Liberal, que pretendia sentar os seus deputados entre o PSD e o PS, não foi abordada na reunião desta manhã, segundo a mesma fonte.
Na última conferência de líderes, na semana passada, o líder da Iniciativa Liberal insistiu no pedido de mudança de localização de toda a bancada, pretendendo deixar zona à direita do PSD. Mas esse pedido teve forte oposição por parte do líder social-democrata Rui Rio. O PS, por seu turno, declarou não se opor à alteração desde que os sociais-democratas a aceitassem, o que inviabilizou a pretensão dos liberais. (...)»
2022 03 30 - Money, money, money. It's all business?! Cereja em cima do bolo: "Bater por amor", como justificação, em sentido contrário: "Quanto mais te bato, mais gosto de ti" ou a variante "Quanto mais me bates, mais gosto de ti", estilo "Make Love and War"?!
~~~~~~~~~
Diz a notícia:
«Como assinalava segunda-feira a Agência Reuters, os filmes de Will Smith renderam já mais de nove mil milhões de dólares em receitas brutas de bilheteira e actualmente tem projectos com a Disney e com a Apple para os seus serviços de streaming. Fontes de Hollywood ouvidas pela Reuters, sob anonimato, disseram que o silêncio empresarial do sector se deve precisamente à força da popularidade do actor. “A atitude actual é que o[s] estúdio[s] querem que isto desapareça, como se nunca tivesse acontecido”, disse um empresário.
(…) As audiências da cerimónia, que em 2021 tivera os piores resultados de sempre com apenas 10,4 milhões de espectadores nos EUA (serão centenas de milhões mundo fora, mas a Academia não revela quantos), subiram: 15,3 milhões de espectadores no seu país de origem, ainda sem contar com os visionamentos diferidos ou em streaming. O maior número de espectadores, ainda assim, não estaria com o televisor ligado à hora da agressão de Smith sobre Rock, porque o máximo de audiência terá sido por volta da uma hora de emissão (2h de segunda-feira em Portugal), segundo as empresas de medição de audiências e de dados.»
2014 03 30 - Bem-aventurados os pobres, em mansidão, porque deles será o reino dos céus, sentados à direita de Deus, Pai Todo Poderoso, depois do Inferno na Terra, que os redime das luxurias dos ricos, os tais que descerão às profundas dos infernos sem passarem pelo buraco da agulha depois de terem gozado com maior ou menor soberba o paraíso na terra.
Em tempo - depois de séculos a ameaçarem os pecadores e os ricos (m/f) com o fogo do inferno, João Paulo II afirmou que o inferno não existe. E esta, hein !? Ah! Mas logo o seu sucessor, Bento XVI, afirmou que o inferno é um local físico que existe e não está vazio, ao contrário do que seu antecessor, João Paulo II, dizia. "O inferno, de que se fala pouco neste tempo, existe e é eterno", já havia afirmado o pontíficie.. Sendo assim .. a infalibilidade papal, que é feito dela ?
Nos canais não censurados descobri dois documentários promocionais de Zelenskiy o comediante que chegou a Presidente: um na CNN | Portugal, em dose dupla, e outro na Discovery. São eles: «Zelenskyi: a História» e «Zelensky: o Homem que fez frente a Putin», para além de já ter visto a 1ª de 4 partes da entrevista de Oliver Stone a Putin.
Voltando ao comediante que chegou a Presidente comecei pelo da CNN mas, eu "pecador me confesso", não consegui passar muito para lá do início. O documentário vai ás origens de Zelensky desde o berço. O humor grosseiro, rasca e sexista que deslumbrará as plateias que a CNN filmou não é aquele que aprecio.
Um dia destes, com mais pachorra, talvez os consiga ver estilo "reader's digeste", recorrendo se necessário ao "fast forward", para ficar com uma ideia da verdade das privadas. a Voz da América, aquela a que temos direito, em delito se rabiarmos contra-a-corrente.
«Diria que não é uma questão de preferência e sim de legalidade. É como nas eleições: os deputados de todos os partidos concordaram que aceitavam os votos dos emigrantes mesmo que viessem sem cópia do cartão de cidadão. Rui Rio esteve bem quando interveio para parar aquilo porque era uma violação da lei, ainda que não mudasse grande coisa no resultado final.»
.e eu reflexiono:
.«Entendo incorrecta a violação da lei quanto aos documentos de identificação de cada eleitor. Mas o PSD concordou com os restantes mas depois deu uma cambalhota e deu o dito por não dito, por pura chicana. E tramou-se. Perdeu o seu deputado para o PS, o que não foi coisa pouca, pois estavam em causa apenas 2 lugares.»
2013 03 27 - LOL. Vim-me embora. O jogo está viciado e Sócrates é quem dá as cartas e marca o jogo. As perguntas importantes ficam por fazer e os entrevistadores são obsequiosos. Enfim, conversa de comadres sem contraditório! Relvas e Passes de Coelho mandam recados ao esCavaco por interposta pessoa.
Pode questionar-se se não há exigências de os Presidentes de República estarem no pleno uso das suas faculdades mentais ou não estarem senis? E não cumprindo estes requisitos, que fazer deles?
Biden está no seu perfeito juízo? Pode um Presidente de República dum estado poderoso como ainda são os EUA usar linguagem de taberna e modos de arruaceiro?
Se fosse o Trump caía o Carmo e a Trindade? E sendo o Biden, tudo bem, no problem, quartel general em funantes?
2022 03 26 - O venerando Chefe de Estado, Senhor Professor Doutor Marcelo de Sousa, que dizem ser um abalizado constitucionalista, não conhece os limites das suas funções e a separação de poderes, incluindo que o Governo é politicamente responsável apenas perante a Assembleia da República? Quem lembra ao venerando Chefe de Estado o bê-á-bá da Constituição em vigor, que não é a de 1933?
E marcelíada em cima das papas e dos bolos, não comenta .... Comentando?
2013 03 26 - ~~~~ Há certo paleio que cansa, cansa pk as pessoas não pensam, pk as pessoas, de boa ou de má fé, atacam o acessório e não conseguem ver o essencial ...
Música, maestro
Valsa da Burguesia - José Barata Moura
...
E então comparam despesas - quanto menos deputados, menos despesa (o que favorece a alternância restrita ao ps-psd, com silenciamento de muitos cidadãos), qt menos trabalhadores na Administração Pública, melhor, pk pago menos impostos (mas esquecem-se que são esses que asseguram e garantem o funcionamento do chamado Estado Social),SIM aos "independentes" e NÃO aos partidos e aos políticos, como se os independentes e quem os apoia não precisem de fundos para as campanhas e de um mínimo de organização e de gabinetes de apoio parlamentar e, sobretudo, como se os chamados independentes" - muitos dos quais demagogos e trampolineiros - não fizessem política, como que se quem os apoia não estivesse a fazer política.
Circula por aqui um post em que se enaltece a Alemanha da senhora Merkl porque os seus governos e parlamento são menores que o português e presumivelmente menos dispendiosos.
Isto é, gritam e manifestam-se contra a troika" enquanto afirmam – de boa ou com má é ? - que o mal está nas despesas com o Governo e com a Assembleia da República, como se os nossos impostos fossem para estes órgãos de soberania. E reclamam menos impostos, para que se não alimentem o que dizem ser os parasitas que nos sugam.
Para serem consequentes, não deveriam reclamar contra a troika e a favor duma economia que através do trabalho crie riqueza por todos usufruída. Porque se o Governo alemão e o parlamento alemão é que são bons, pk teriam menos despesa - o que duvido - então pk não advogar e acelerar o regresso do nazi-fascismo , que está em marcha ?
Se o problema é a despesa, pk não defender os herdeiros de Hitler e o nazi-fascismo ? Um ditador, sem gastos em eleições. Porra, todo este "fado p'ró ceguinho" cansa !
Ah! E com mão de obra barata para Krupps e Siemens e Schindler's e demais grande capital alemão que foi apoiado pelo da Grã-Bretanha, da França, da Itália, do Japão ....
Com os campos de extermínio, com aproveitamento/reciclagem dos cabelos para almofadas, dos dentes de ouro para barras depositadas em bancos, como no de Portugal no tempo de Salazar, e a gordura para sabonetes e a pele com tatuagens para abat-jours e cinzas humanas para estrumar os jardins.
Os senhores, louros de olhos azuis, atléticos, e os sub-humanos destinados à escravidão -. eslavos, em 1º lugar, depois os judeus, negros, amarelos", "latino-americanos", latinos (entre os quias os portugueses), sem esquecer os ciganos. E sobretudo os opositores políticos, comunistas, socialistas, democratas, sindicalistas ..... Tudo sub-humanos, para exterminar, abaixo dos cães de Hitler !
Os EUA, a França e a Grã-Bretanha só declararam guerra a Hitler e ao nazi-fascismo qd se tornou evidente que os "sub-humanos" dos eslavos comunistas soviéticos haviam conseguido derrotar a barbárie nazi-fascista dos "arianos, senhores da terra" após Estalinegrado e Kursk, e que o Exército Vermelho só pararia nas praias de Portugal
Os EUA, a França e a Grã-Bretanha e muitos outros países do chamado "mundo livre das democracias ocidentais" conviveram bem com Salazar e Franco, não por eles serem democratas mas por serem anticomunistas. a URSS não conseguiu que em Nuremberga fosse julgado qualquer grande capitalista, beneficiário do nazi-fascismo, como Krupp
Cansa tanta cegueira, qd após a implosão do bloco socialista - e saber pk implodiu é outra história - o grande capital se sentiu com forças para retomar a barbárie nazi-fascista e dos colonizadores, com homens e mulheres de mão como Merckl, Obama, Sócrates. Paulos, Bush, Blair, Barroso, Aznar, Berlusconni ....
Os patrões de todos estes governantes não querem e dão-se melhor sem partidos, sem parlamentos, sem eleições e, sobretudo, sem comunistas, sem (verdadeiros) socialistas, sem trabalhadores e sem populações organizadas de modo a fazerem-lhes frente. E fazer frente não se confunde com fazer o frete. O que para muitos é mais seguro..
Para eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos já é um perigoso documento subversivo, a ser queimada em auto-de-fé inquisitorial.
Determina o seu Artigo 25.º
1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
2. A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimónio, gozam da mesma protecção social.
Mas podem passear pelo site. Aproveitem enquanto podem
http://www.dhnet.org.br/direitos/
Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
Há certo paleio que cansa, cansa pk as pessoas não pensam, pk as pessoas, de boa ou de má fé, atacam o acessório e não conseguem ver o essencial ...
Porque se o Governo alemão e o parlamento alemão é que são bons, pk teriam menos despesa - o que duvido - então pk não advogar o regresso do nazi-fascismo que está em marcha ? Porque não substituir a Internacional ou a 9ª Sinfonia de Beethoven e, sobretudo, Grândola Vila Morena por Deutschland über alles ?
2013 06 26 Não há universidades dos Partidos, há sim - criadas por Cavaco Silva com o apoio do PS - as universidades da "privada", como a Independente, a Lusófona, a Moderna etc, etc, etc, a esmagadora maioria de lápis e papel, que só funcionam enquanto derem lucros, muitas delas envoltas em fumos de corrupção como o BPN dos "governantes" de Cavaco/PSD, universidades da "privada" que "licenciaram" milhares de jovens em cursos da treta mas que deram muito lucro aos seus proprietários, dessas saindo Relvas e Sócrates. Negociatas que muito dificilmente seriam possíveis nas universidades públicas, pagas por todos nós e não apenas pelos estudantes, muitas vezes com enorme sacrifício dos estudantes e das famílias. Licenciados para o desemprego, porque o objectivo dos patrões do ps-psd-cds é apenas o lucro para o diploma a qualquer preço. !
Quando o Governo ataca as funções sociais do Estado e os trabalhadores da Administração Pública, estão apenas o ps-psd-cds a favorecer as negociatas a favor das "privadas" na área da saúde, do ensino, da segurança social. E depois de aplaudirem os ataques aos trabalhadores da Administração Pública, "queixam-se" e "enojam-se" e "manifestam-se" colocando todos os partidos no mesmo saco, com o tal "nojo pela política" apregoado pelo fascismo: "eu cá não me meto em políticas, a minha política é o trabalho", "apartidários" ou "contra [todos] os partidos", em movimentos "independentes" [dos políticos, como se os independentes e quem os apoia não fizessem política] sem esquecer o slogan fascista "se soubesses o que custa mandar preferirias obedecer toda a vida" e outras pérolas
2022 03 25 - O chamado Mundo Livre, dito das amplas liberdades e democracia, onde gente minorca, rastejante, sem coluna vertebral e de cócoras, reescreve ou apaga a História. Se deste modo se ressuscitam a "Bücherverbrennung", a "Inquisição" e o "Index Librorum Prohibitorum", que crédito pode merecer esta "demoniocracia"?
2022 02 24 - A mensagem e as propostas podem ser boas, a forma de apresentação também, mas se forem "censuradas", escamoteadas ou deturpadas pela Comunicação Social, o problema está nesta e não nos programas e dirigentes, impedidos de passar as mensagens.
Quanto ao texto. Se o importante era comparar duas propostas, certas "adjectivações" em nada ajudam a passar o que se quer dizer, tornando-se distrativas .
Sobre as propostas do Bloco - "Lançar" uma taxa extraordinária sobre os lucros da EDP - e porque não sobre outras empresas oligopolistas ou monopolistas ?- não resolve o problema da alta do custo de vida e da especulação. Assim como lançar apoios - meros paliativos - ás famílias mais desfavorecidas, neste caso pelas práticas da EDP, em nada resolve o problema do aumento dos custos de produção resultantes do aumento do preço dos combustíveis e da electricidade.
2013 03 24 - O BAILE DAS MÁSCARAS
Uma jogada de mestre, a de Relvas Passes de Coelho. Não foi só Sócrates mas tb Ferreira Leite e o Professor António Borges que foram repescados para aumentar a confusão e desviar as atenções. Seja na RTP/SIC/TVI, seja no Público/Expresso/Visão/CM/DN/JN e por aí fora adentro.
MÚSICA, MAESTRO
Ouvem os charlatães todos, incluindo na SIC e na TVI, desde a quadratura do círculo ao Marcelo, o Costa de Lisboa, o Marques Mendes e outros, mas atiram-se à RTP, que Relvas quer silenciar. Por acaso ou não a RTP é que é obrigada a transmitir tempos de antena, sobretudo em períodos eleitorais, e não as estações privadas como a SIC ou a TVI.
Apesar de Borges - porta voz e fiscal do capital financeiro - o meter no saco dos ignorantes que não entendiam a "bondeza" do TSU, Belmiro de Azevedo, um dos homens mais ricos do Mundo, dá ao insigne professor de economia a possibilidade no Público de "lavar" a cara e dar o dito pelo não dito, enquanto noutra página o Paulo filho de Belmiro vai zurzindo nas taxas da banca demasiado altas para os negócios deles, os Belmiro.
Ah! Belmiro perde a polidez e defende como qualquer verdadeiro capitalista ou patrão analfabeto que é preciso baixar os salários (e como irá o Modelo/Continente/Optimus/Zon fazer face ao Pingo Doce Saude de hipermercado ?)
Não há crise: Ulrich/Espírito Santo/Américo Amorim/Soares dos Santos/ Belmiro e Cia lá se entenderão até o povo sossegar e acabar com o que Belmiro chama o "carnaval das manifestações" pois é preciso "aguentar" e seguir o exemplo dos "sem-abrigo", enquanto não se criminaliza a busca de restos nos contentores, que é um dos lucros das empresas de resíduos sólidos, segundo declarou um seu administrador.
Coelho Gaspar e e Portas cumpriram com zelo e competência o amealhar de lucros mais ou menos fabulosos à banca e as grandes grupos económicos. Agora é preciso mudar as moscas por outras semelhantes, apesar das aparências.
Entretanto, Pacheco Pereira, o "grilo falante" pretensamente independente do PSD, jura a sua fé e fidelidade ao PSD e considera uma provocação pretenderem insinuar que está próximo do PCP. E (em artigo pago pela empresa do Belmiro ?), defende que a solução está nas duas sumidades que são Costa do PS e o Rio do PSD, que se devem entender para um programa de (de)Governo, estilo - digo eu - "tudo como dantes(co), quartel-general em Abrantes" (dos funantes)
Por outro lado o PS de sócretinos seguros, indiferente às "sugestões" escritas no Público de Belmiro, anda numa fona para conseguirem convencer o eleitorado sobre a quadratura do círculo e a possibilidade de sol na eira e chuva no nabal, tudo a favor do capital, com quem rimam !
É de reflectir sobre as declarações de Almerindo Marques acusando Sócrates/PS de pressionarem a favor das PPP. Ora estas foram criadas por Cavaco/PSD, aprofundadas pelo PS e mantidas pelo PSD/Passos/Relvas/Portas.
Um dos maiores exemplos da promiscuidade do PSD nas PPP está em Ferreira do Amaral/PSD/ministro de Cavaco, cujos ministros PSD estão envolvidos na fraude do BPN, "nacionalizado" pelo PS/Sócrates
Tudo farinha do mesmo saco que pretende baralhar e ficar com os trunfos todos a favor da banca e dos grandes grupos económicos, os verdadeiros donos de Portugal e do Mundo
2022 02 24 - A mensagem e as propostas podem ser boas, a forma de apresentação também, mas se forem "censuradas", escamoteadas ou deturpadas pela Comunicação Social, o problema está nesta e não nos programas e dirigentes, impedidos de passar as mensagens.
.
Quanto ao texto. Se o importante era comparar duas propostas, certas "adjectivações" em nada ajudam a passar o que se quer dizer, tornando-se distrativas .
.
Sobre as propostas do Bloco - "Lançar" uma taxa extraordinária sobre os lucros da EDP - e porque não sobre outras empresas oligopolistas ou monopolistas ?- não resolve o problema da alta do custo de vida e da especulação. Assim como lançar apoios - meros paliativos - ás famílias mais desfavorecidas, neste caso pelas práticas da EDP, em nada resolve o problema do aumento dos custos de produção resultantes do aumento do preço dos combustíveis e da electricidade.
PERGUNTA - Pois é... Os "maus" são maus... Mas os "bons" são o quê...?
HIPÓTEESE DE RESPOSTA - Os bons são os "nossos", dizem eles e elas, sejam quem forem, e aos "nossos", diabos, tudo se perdoa, tudo se oblitera, tudo se transforma em água-ardente, benta!
2011 03 23 - Do ponto de vista marxista não existe uma classe política,
mas sim classes sociais que se definem conforme são ou não proprietárias dos
meios de produção e como tal colocam ao seu serviço o poder político. Tal como
não existe uma classe média, mas sim oscilantes camadas intermédias, que
normalmente têm como espelho os detentores dos meios de produção, que procuram
mimetizar, e são o caldo de cultura anarco-individualista avesso às
consequentes organizações políticas e sindicais dos trabalhadores e que
desembocam no apoio a soluções ditatoriais O partidos e os sindicatos não são
todos iguais e é a prática que define a coerência com os programas
políticos. .
À organização internacional do capital - pretendem opor
movimentos mais ou menos espontâneos. À árdua e trabalhosa organização
contraponham a "espontaneidade". E depois ..?
Os organizadores da justa manifestação de 12 de Março que
vão fazer ao inesperado menino que lhes caiu no regaço? Pk razão os meios de
comunicação engrandeceram essa manifestação e silenciaram a dos professores ?
Que sucedeu aos votos em Fernando Nobre, que abriram caminho a Cavaco Silva
logo à 1ª volta? Para que serviram os votos em Manuel Alegre e no seu letárgico
MIC, apoiante de todas as medias anti-populares de PS(D) e que se mantém no PS?
Votos que que em duas eleições presidenciais abriram caminho a Cavaco Silva
logo à 1ª volta?
Entre outras, é elucidativa a obra colectiva "Os
donos de Portugal - 100 anos de poder económico 1910-2019", Edições
Afrontamento, mas que remonta a 1820 e que i que abriram caminho a Cavaco Silva
logo à 1ª volta? ! Livro que pode ser complemantado musicalmente aqui:
José Barata Moura - Valsa de Burguesia
Não é preciso uma nova Constituição da República mas sim que
se criem condições para pôr em vigor a Constituição da República promulgada em
25 de Abril de 1976.
"1 milhão na avenida da liberdade pela demissão de
toda a classe política"? Quem tem posto no poleiro os governos da AD,
do Bloco Central, do PSD/CDS ou do PS? Não foram os eleitores que agora
reclamam, que o fizeram, conscientemente ou não, em sucessivas eleições? E que
chama(ra)m em altos gritos pelo voto em D. Sebastião e nos pretensos
independentes Manuel Alegre e Fernando Nobre abrindo caminho ao son(h)o de Sá
Carneiro: uma maioria PS(D [na Assembleia da República], um Governo - PS(D), um
Presidente(Cavaco PS(D)? de que na União Europeia Angela (!?) Merkel,
Nicolas Sarkozy, António Vitorino (PD) e Durão Barroso (PSD) são meros e
diligentes comparsas?
19 de Março - Manifestação da CGTP - quem vai participar?
Manuel Alegre? Fernando Nobre? Mário Soares? Os promotores facebookianos das
justas manifestações de 12 de Março? Nas próximas eleições legislativas, qual
vai ser o sentido de voto? PS(D)/CDS/BE ou CDU? Inútil abstenção ou voto em
branco ?
Interessante ponto de vista, com que comungo no essencial
camarada. Levanto apenas duas questões: a primeira é que é injusto (e
incorrecto, do meu ponto de vista) fazer-se qualquer associação da manifestação
de 12 de Março e a sua origem ao oportunismo (e populismo) daquela coisa do «um
milhão pela demissão da classe política»; a segunda, para mim mais importante,
tem a ver com a atitude das forças revolucionárias em relação a uma massa
imensa de gente que tem vontade (e razões) para protestar. Continuamos a olhar
para o lado?
Aliás no "1 milhão ... " os jovens que organizaram
na Marcha de 12 de Março foram criticados por terem participado na manif da
CGTP de 19 Março, com o argumento que ela tinha sido tb incentivada pelo
"1 milhão ..." que com a política nada quer, segundo os comentadores
mais assíduos, que e não só estes mas tb outros afirmam que nada querem com a política,
partidos e sindicatos, tudo farinha do mesmo saco na corrupção. !
Querido camarada, o que eu escrevi foi que não me parece
correcto associar a «geração à rasca» a essa coisa do «1 milhão». Coisa que
reafirmo, adiantando que abomino os segundos - porque se trata de facto de uma
coisa ranhosa, populista e com laivos fascistóides mesmo - mas não deixando de
considerar que em relação aos primeiros todos nós temos que pensar um pouco. E
não quero com isto dizer que sou um entusiasta por aquele tipo de movimentos, pelo
contrário. Aliás, lembro-me do que o nosso camarada Álvaro em tempos escreveu,
que muitos se parecem esquecer por vezes: não somos um partido de cidadãos. Mas
que precisamos olhar para uma massa enorme de gente descontente e com vontade
genuína de protestar (e de mudar), disso não duvido. E essa era a minha segunda
questão a que não me respondente meu!
Ah, e esqueci-me de te reafirmar que na generalidade comungo
do teu texto pá! Aliás, é interessante olhar para o papel que o Manuel Alegre
ainda ontem fez.
Zé - É óbvio que temos de encontrar maneira de representar e
dar voz aos anseios dos jovens a recibo, dos desempregados e dos precários, dos
idosos, das camadas intermédias, quer através do Glorioso, quer dos Sindicatos,
quer de movimentos. Apesar de ser difícil, pk a seara é grande, torna-se ainda
mais pk a nossa voz é abafada, deturpada ou silenciada. Ler o que se publica no
1 milhão e similares te o interesse de ver o pensamento dominante e as linhas e
caminhos apontados por quem de facto administra aquilo. Tens aqui 3 links se
quiseres ler - http://www.odiario.info/?p=1997
2022 03 22 - Desde os tempos covidescos que deixei de ver os "meus" telejornais na RTP2 e na RTP3, para escapar aos massivos ataques terroristas a que nem estes dois canais televisivos escaparam.
E tal medida preventiva continuou depois da guerra ao covid ser substituída pela guerra na Ucrânia.
Mas um dia destes passei pelos noticiários das CNN, SIC Notícias, CMTV e RTP2, parecendo-me este o mais asseado. Num deles apanhei o Joe, não o desparecido Berardo, mas o Biden.
Francamente, o Presidente dos USA parecia um zombie, fantasmagórico, penosamente debitando umas lérias. Garantia a pés juntos, sem corar nem rir, que não há laboratórios de armas biológicas na Ucrânia e que a denúncia da Rússia indicava que esta se prepara para utilizá-las.
Ainda se lembram que em 1945 os EUA e o Reino Unido despejaram 4 mil toneladas de bombas sobre Dresden, um alvo civil, que provocou a destruição desta cidade alemã e a morte de 25 mil pessoas, apenas para criarem o terror? Lembram-se que nesse mesmo ano os EUA lançaram duas bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, cidades dum Japão já derrotado, provocando a sua completa destruição e a morte de centenas de milhares de civis indefesos, com sequelas que ainda persistem, com o único objectivo de intimidar a URSS, deste modo dando início á chamada "Guerra Fria" e a "corrida aos armamentos"?
Lembram-se dos tapetes rolantes que os bombardeiros dos EUA despejaram sobre a Coreia e o Vietname, incluindo napalm e o agente laranja, um herbicida e desfolhante químico? Lembram-se das armas de destruição massiva que não existiam mas serviram de alibi para que os EUA invadissem e destruíssem o Iraque, apoderando-se das suas reservas petrolíferas, como fizeram posteriormente na Líbia e na Síria, com a finalidade de apropriarem-se das suas reservas petrolíferas? Lembram-se do desmembramento da Jugoslávia, com o bombardeamento durante dezenas de dias das cidades de Belgrado e Novi Sad, arrasadas, com milhares de vítimas,? No Iraque, na Sérvia, na Bósnia, os EUA e a NATO utilizaram bombas de urânio empobrecido.
Com este tenebroso palmarés, quem pode acreditar piamente no Joe, Biden da USA / NATO, seus desmentidos e suas denúncias feitas aos empresários estado-unidenses? Que crédito merece o G.I. Joe, de turno nos EU~A? (Victor Nogueira)
~~~~~~~~~~
«O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que as acusações da Rússia de que os ucranianos têm armas químicas e biológicas são falsas. Para ele, as falas são uma evidência de que o presidente russo, Vladimir Putin, está considerando usar esse tipo de armamento na Ucrânia.
Em evento com líderes empresariais dos Estados Unidos, na segunda-feira (21), Biden afirmou peremptoriamente que Putin está "contra a parede e agora ele está falando sobre novas bandeiras falsas que está levantando, inclusive, afirmando que nós nos EUA temos armas biológicas e químicas na Europa".» (dos jornais)
📷
Joe Biden-Ucrania By Dragan | Politics Cartoon | TOONPOOL
2014 03 22 - Verifico que persistem inúmeros interditos, que separam as pessoas. quase tantos como os que havia em évoraburgomedieval,
.Mesmo que queiramos conhecer-nos, (quase) ninguém aceita os meus convites, mesmo para um encontro ou passeio, e muito menos vem a minha casa, apesar de ser uma casa aberta, como aberta era a casa dos meus pais em Luanda ou aberto era o meu quarto na casa de hóspedes da D, Vitória, apesar da sua oposição ao corrupio de rapazes e algumas raparigas a nele entrarem e permanecerem E muitos poucos são, tal como em évoraburgomedieval ou no Alentejo, os que me franqueiam a porta da sua casa.
Quem está do lado de lá do monitor não me recordo; poderia apenas estar eu a ler um artigo, um blog ou a imprensa on line. Ou alguém cuja virtualidade, por motivos vários, nunca se "encarnou", do verbo se transformando em carne.
Isto nas redes sociais, ainda mais que nas salas de chat, como o mIRC ou o MSN, é um mundo de "faz-de-conta". De jogos virtuais, sem a proximidade do jogo de cartas à mesa da taberna na aldeia alentejana ou da mesa debaixo do caramanchão no quintal em luanda.
Mas hoje estou mais velho e desencantado. Hoje seria uma surpresa para quem eu era aos 20/30 anos ou mesmo antes dos 60.
Com efeito, sobre Portugal poderia continuar a escrever, referindo-me à Inquisição, à Igreja Católica, Apostólica e Romana, a Pina Manique e à PIDE, mandatários dos senhores da terra - " verificar-se-á quão castradora foi a sua acção - e esterilizante - quão veementemente destruiu nas pessoas a espontaneidade, a solidariedade, a camaradagem. Não propriamente destruir, porque nesta maldita sociedade portuguesa feudalizada, cinco séculos de história contribuíram para nivelar as pessoas no temor, na mediocridade e na inautenticidade. A coragem, a hombridade, a lealdade, o entusiasmo inovador, eis o que falta ao castrado povo português! " (NSM - 1971.01.14)
AN - Escrevi aqui que a EDP tinha fechado a porta a novos clientes e uma boa parte das pessoas achou que se tratava de uma piada. Não era. Hoje, experimentei fazer um contrato online e a resposta é a imagem que reproduzo. A razão, soube-a por um aviso que os Serviços Easy enviaram aos seus clientes, dizendo: "Em virtude do aumento constante de energia, a EDP informou que a partir de hoje [dia 18] já não aceita mais contratos de electricidade. No entanto, continua a aceitar contratos de electricidade se vierem com pedidos dos solares EDP e aceita pedidos de gás isolados e outros serviços".
EA - JC apenas porque conheço a empresa e me pareceu estranho, porque os contratos e todos serviços que fazem associados aos contratos, são a grande mais valia deste segmento, do comercializador. Pude apurar que existem procedimentos contratuais a serem atualizados devido à guerra - vejo, por exemplo, uma grande aposta na "energia verde" no site - mas não deixaram de aceitar novos contratos. Tratar-se-á de algum constrangimento no site, mas com certeza se tentar via telefone, consegue fazer o contrato (embora eu tenha tentado online, me pediu para aderir à área de cliente, e parecia tudo encaminhado para ser possível)
JC -EA não é isso que aponta o relato, no entanto, portanto alguma coisa não bate certo. Assim sendo, visto que há dúvidas, vou manter a publicação com a devida ressalva.
VN - São o mercado livre e a livre concorrência a favor da livre escolha dos .... clientes / utentes, com bónus .... obrigatório? No choice!?
JC - O EA, que trabalha no ramo, alertou para que o relatado pode não corresponder exactamente ao que efectivamente se passa, pelo que, não tendo ainda certeza, deixo essa ressalva.
Vítor Dias no blog «O Tempo das Cerejas»
2022 03 21 Há dias a ex-directora Bárbara Reis, que não sofre de iliteracia, a pretexto de alguém ter enviado um mail criticando o modo como é feita a cobertura do que se passa na Ucrânia, como se não houvesse lugar para outras notícias, leitora que, segundo BR, só podia ser uma militante do PCP, é o pretexto para escrever um artigo de opinião ("Cansado de notícias da Ucrânia? O que dirá o PCP") cujo único objectivo foi deturpar insidiosamente as posições daquele partido. A onda anticomunista e monocórdica já atingiu tal nível que nas caixas de comentários daquele periódico já se escreve "nazis/comunistas".
2022 03 21 - Casa roubada, trancas á porta? Vão ou podem emitir um mandado de captura internacional? Quem ou o que pode obrigar MM a retornar a Portugal? Prontus. Será que mais pessoas em situação similar podem invocar o desejo de ajuda humanitária para serem libertas de medidas de coacção da "liberdade"? Partindo-se em ajuda "humanitária" para a Ucrânia, Líbia, Síria, Iémen, Palestina? Em que se traduz essa ajuda humanitária e como comprová-la? Enviando uma selfie diariamente, sobretudo embalando alguém num jardim do giroflé giroflá, com um raminho de oliveira nos dentes e uma pombinha branca á cintura?
2016 03 21 - A violência doméstica tem como agressores tb os filhos e as mulheres e como vítimas tb os homens. Esta é que é a realidade.
2013 03 21 - PS anuncia voto contra «vergonhosa» resolução que recomenda demissão do Governo Ora apreciem o lacãozinho no vídeo abaixo, i.e, no "súcialismo" em Liberdade com todo o seu €$p£€ndor !
E vão continuar a votar nos pantomineiros do PS que pelas vozes de Zurrinho e Lacãozinho acham que é inconstitucional e não democrática a «resolução que recomenda demissão do Governo» da iniciativa do PCP» ?
Democrático para esta "troupe" ps-psd-cds e seus dirigentes é dar lucros fabulosos à banca internacional , de cócoras perante ela, lucros fabulosos à custa da miséria crescente dos povos em todo o mundo, homens, mulheres, jovens, idosos e crianças ?
Democrático para esta gente e seus patrões é tripudiar sobre os direitos consagrados na Constituição da República, ainda vigente, e sobre a Declaração Universal dos Direitos da Humanidade, esse perigoso texto "subversivo" aprovado após a 2ª Guerra Mundial na sequência da derrota (aparente) do nazi-fascismo !?
Casa roubada, trancas á porta? Vão ou podem emitir um mandado de captura internacional? Quem ou o que pode obrigar MM a retornar a Portugal? Prontus. Será que mais pessoas em situação similar podem invocar o desejo de ajuda humanitária para serem libertas de medidas de coacção da "liberdade"? Partindo-se em ajuda "humanitária" para a Ucrânia, Líbia, Síria, Iémen, Palestina? Em que se traduz essa ajuda humanitária e como comprová-la? Enviando uma selfie diariamente, sobretudo embalando alguém num jardim do giroflé giroflá, com um raminho de oliveira nos dentes e uma pombinha branca á cintura?
Barbara Reis não sofre de iliteracia pelo que outros serão os males de que padece, que a levam a manipular tão despudoradamente a "realidade". .
Quem contrariasse a guerra colonial, era "comunista", "traidor", pago por Moscovo. No séc. XXI, dia após dia, nenhuma guerra teve tal "realce” e bombardeamento anestesiante como esta. A “guerra” ao covid foi substituída pela da Ucrânia, dia após dia, com maioria de articulistas sujeitos ao mesmo diapasão, com modus operandi similar: Se questionas a “ordem” social ou a “guerra”, se defendes a Paz, és um Putinista, a soldo de Moscovo. A propósito e a despropósito, malha-se no PCP, pois é preciso que se não questione a “ordem” social estabelecida no “Mundo Livre”, a liberdade da ordem capitalista que vigora nos EUA, na EU, nas Arábias, na Rússia … nem que para isso seja necessário manipular, com o arsenal da Guerra Fria, mesmo que a próxima acabe com a vida neste minúsculo planeta em torno do Sol.
.
O artigo é exemplar. Abre com a carta duma leitora contra o modo como o Público “trata” a Guerra na Ucrânia:, como se não houvesse outros temas que não Rússia e Ucrânia, Conclui BR, por isso, “que deve ser militante do PCP”. A partir daí ataca e deturpa as posições deste, que aliás tem muitas outras preocupações, silenciadas pelos mass media. Mas lendo comentários on line, a leitora não é caso único, nem consta que muitas das personalidades que se manifestam contra a guerra, mesmo jornalistas, sejam … do PCP. Não se pode é misturar a condenação da Guerra, de qualquer guerra, com a defesa do belicismo. BR sabe que há manipulação e propaganda oriunda das partes envoltas no conflito, mas “esquece” isso. O final do artigo poderia ter sido os “heróis” da ilha que afinal estão vivos, Felizmente!
.• JM Iniciante
Que nojo de comentário.
19.03.2022 15:16
ip
Malha-se no PCP porque tem tomado posições aberrantes e desumanas. Como os nossos pais e avós da oposisão democrática se afastaram do PCP devido às suas posições a favor das invasões da Checoslováquia em 1968.
19.03.2022 15:48
Há décadas houve um “acordo de cavalheiros” garantindo que a NATO não iria para o Leste europeu, após a dissolução do Bloco Socialista e do Pacto de Varsóvia. Em 2015 houve acordos em Minsk para pôr fim á guerra no leste da Ucrânia e garantir a autonomia de Donetsk e de Lugansk, que nunca foram cumpridos. Consta que a Ucrânia pretendia aderir á NATO, o que seria uma ameaça para a Federação Russa, ao pôr em causa o conceito de segurança colectiva, definido pela Carta da ONU e pela Acta de Helsínquia, Se a Rússia e a Ucrânia são países capitalistas, se já não existe a ameaça comunista na Europa, porque se mantém a NATO? Se na UE existe o “mercado” e livre concorrência, porque não pode a Europa comprar petróleo, gás natural e outros produtos à Rússia, a preços mais vantajosos que os dos EUA?
20.03.2022 21:05
PL .Experiente
A NATO é uma aliança militar de países democráticos. O que isso tem de mal? Os ditadores não gostam que as democracias sejam fortes.
19.03.2022 10:25
Entre os países fundadores da NATO figura o Portugal de Salazar e Caetano, que não era propriamente uma democracia, A NATO era uma aliança dita "defensiva" contra o Bloco Socialista na Europa, que aliás já desapareceu, devido ás conversões que eram os desejos da Senhora na Cova da Iria.
A TVT, em parceria com o Noucate, exibe os quatro episódios da série “As entrevistas de Putin”, com o cineasta norte-americano Oliver Stone.
AMT - Vi na Netflix faz tempo, e também tenho as entrevistas em livro. Uma vantagem de ter livros em papel é que não podem ser excluídos eletronicamente
VN - E podem levar-se para qualquer lado, onde haja luz, mesmo que não haja um PC, salvo seja, wi fi ou internet Mas o vídeo tem uma outra vantagem, para quem consiga interpretar a linguagem gestual do entrevistado. O realizador apresenta a entrevista em dois planos, oral e gestual / corporal.
Ucrânia em chamas - Ukraine On Fire 2016 Oliver Stone - Legendas disponíveis
2022 03 15 - A campanha a favor de SS - Santos Silva - continuar como Ministro dos Negócios Estrangeiros. SS, o sempre em pé malhador belicista apoiado pela ala direita, visceralmente anticomunista, do PS não poderá retomar a vida professoral depois duma passagem pela Presidência da Assembleia da República? SS, o defensor do bloco central de interesses do PS(d)CDS? Que mais nos irá acontecer?!
Eis o polifacetado percurso político de SS (Santos Silva) :
Do trotsquismo, SS passou ao Movimento de Esquerda Socialista acabando por inscrever-se no PS em 1990. Entretanto apoiou sucessivamente as candidaturas presidenciais de Otelo, Ramalho Eanes, Lurdes Pintassilgo e Mário Soares.
Após a filiação no PS foi eleito Deputado à Assembleia da República, nas legislaturas iniciadas em 1995, 1999, 2002, 2005, 2009, 2011 e 2019. Exerceu funções governativas: # XIV Governo Constitucional / Guterres - Secretário de Estado da Administração Educativa - Ministro da Educação e - Ministro da Cultura # XVII Governo Constitucional / Sampaio - Ministro dos Assuntos Parlamentares # XVIII Governo Constitucional / Sócrates - Ministro da Defesa Nacional # XXI Governo Constitucional / Costa - Ministro dos Negócios Estrangeiros # XXII Governo Constitucional / Costa- Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros