Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 07

 * Victor Nogueira

2023 02 07 - Só mesmo lido? Dá mesmu para acreditar do complexo militar e de segurança dos EUA? Os anteriores balões meteorológicos chineses foram considerados ... OVNI's (objectos voadores não identificados) ? E de repente, tornam-se num balão de espionagem e pimba, mandam um caça-gambuzinos a jacto afinfar-lhe com um míssil para cair no mar-oceano, em águas territoriais dos States? Uma fortuna em combustível e no missil para abater um balão? Ordem dada pelo Biden, como comunicou Biden, urbi et orbi, por detrás duns óculos pretos?


2020 02 07 Foto de família - o meu bisavô paterno, José de Castro, natural do Ribatejo e comerciante em Mora, também escrevia poesia. Aqui com uma das filhas, a minha tia-avó Esperança Luís. Os homens liam enquanto as mulheres faziam renda e bordavam!


2019 02 07 Foto victor nogueira - casas típicas das margens do Rio Sado Não, não são sanzalas ou cubatas em África tropical mas casa típicas ds populações das margens do Rio Sado, neste caso, em Alcácer do Sal

~~~~~~~~~~

Vitor Durão
Região da Carrasqueira, casas revestidas a caniços.
Responder4 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Também há na Mourisca, em Setúbal
Responder4 ano(s)
Maria Manuela
Bonita foto de capa . Eu não conheço. É lindo Amigo Victor Boa noite beijinhos
Responder4 ano(s)


2018 02 07 foto victor nogueira - Setúbal - O "Francisco" na Doca da Pesca

~~~~~~~~~~

Uma das 1ªas canções do Zeca Afonso que ouvi, em Luanda, nos idos de 1965 / 1966, no EP d'Os Vampiros.
n
Música: José Afonso
Letra: popular (alentejana)
Incipit: Tenho barcos, tenho remos
Data: 1962
EP - 1965
Tenho barcos, tenho remos,
Tenho navios no mar;
Tenho o amor ali defronte
E não lhe posso chegar.
Tenho navios no mar, (bis)
Tenho o amor ali defronte
Não me posso consolar. (bis)
Já fui nau, já fui navio
Já fui chalupa, escaler;
Já fui moço, já sou homem,
Só me falta ter mulher.
Só me falta ter mulher, (bis)
Já fui moço, já sou homem
Já fui chalupa, escaler.


2014 02 07 Entre o ser e o nada
Calámos as palavras e prendemos os gestos, perante o nada que é a vida, breve instante, fósforo que brilha com maior ou menor intensidade, refulgente ou não, e logo se apaga. No vazio de ti, ausência eterna em que persistes enquanto de ti nos lembramos, resta uma paleta mesclada de sons e de cores, alegres ou na sombra, de cambiantes mil. Sem resposta ficarão as perguntas que não foram feitas, a vida que não vivemos ao escolher este ou aquele destino nas múltiplas encruzilhadas. Restam a saudade e a imaginação, entre o nascer e o morrer, entre o tudo e o nada. Ah! Ao pôr o pé na estrada da vida, viandante, a resposta é só uma: “caminhante, caminhando se faz o caminho.” Não há outra saída entre o ser e o nada!

Foto- O homem da bicicleta ao nascer do sol

Rodrigo Henriques Partilho. 9 ano(s) Rogério V Pereira Para quem confunda entre o ter e o tudo, um texto necessário... 9 ano(s) Elsa Cardoso Vicente Excelente, intenso, adorei...obrigada pela partilha... 9 ano(s) Fatima Mourão adorei ❤ 9 ano(s) Margarida Piloto Garcia Fiquei sem respirar por um instante perante tanta sensibilidade. Tanto dito e outro tanto calado. Dorido e apaixonado. Carente e saudoso. Belíssima inspiração . 9 ano(s) Arminda Griff ...e assim baixas os braços!? 9 ano(s) Maria Lisete Almeida Texto fantástico! Parabéns Amigo. Grata pela partilha! 9 ano(s) Belaminda Silva Entre o ser e o nada tudo se torna possível e impossível....belas palavras amigo. Beijinhos amigo ❤ 9 ano(s) Isabel Dias Alçada Feliz fim de semana amigo, bjs 9 ano(s) Maria Rodrigues ❤ (Y) Ver tradução9 ano(s) Carlos Rodrigues " Caminante no hay camino / El camino se hace al andar ". Obrigado, Vitor. ( Juan Manuel Serrat ) - www.youtube.com/watch?v=Y5vjfMCQPyw . Um abraço. Serrat & Sabina - Cantares - Caminante No Hay Camino YOUTUBE.COM Serrat & Sabina - Cantares - Caminante No Hay Camino Serrat & Sabina - Cantares - Caminante No Hay Camino 9 ano(s) Maria Jorgete Teixeira Gosto destes teus escritos intimistas... 9 ano(s)


2014 02 07 Foto Victor Nogueira 

És a clara madrugada ?  Por mais que eu tente esquecer-te o meu entendimento persiste em esperar e lutar por ti. Mesmo que eu cerre os meus olhos posso sentir-te ao meu lado e renascer com o calor do teu abraço. Vives nos meus sonhos, desde sempre. O teu sorriso tem a cor da maresia, é uma brisa na planície, o rumor dum riacho ... És a esperança em que moramos e de que me alimento. Que dia será aquele em que despertaremos deste plúmbeo sono de cinzas e negro de fumo ? (2014.02.07)


Irene Serápio

encantador...levo.

9 ano(s)

Lucilia Romano Romano

Lindo!!!

9 ano(s)

Maria Mamede

lindo!

9 ano(s)

Ester L. Cid

Claro, só pode ser uma clara madrugada, poeta dos sonhos de arco-íris. Beijinho.

9 ano(s)

Maria Rodrigues

(Y) lindoooooooooooo

Ver tradução9 ano(s)

Graça Maria Teixeira Pinto

E assim escreves poesia como quem vai navegando em sonhos.Gosto, sim!

9 ano(s)

Fatima Mourão

lindooooo ❤

9 ano(s)

Maria Jesus Paixão

Puxa,Laura!!!

Fiquei sem Palavras!!.,

Grande Pensador. grande Amor!!!! Bjs

9 ano(s)

Laura Rijo

Amor, amor, palavras e muitas palavras, sonhos. Um poeta!! Gostei bonito!!

9 ano(s)

Silvia Mendonça

"És a esperança em que moramos e de que me alimento. Que dia será aquele em que despertarmos deste plúmbeo sono de cinzas e negro de fumo?", a pergunta que não quer calar em mais um dos teus brilhantes poemas, Victor Nogueira. Bravo. Beijos de mim.

9 ano(s)

Francelina Canobbio

Lindo!

9 ano(s)

Margarida Piloto Garcia

Belo, belo, belo Victor Nogueira. Fica o suspiro prolongado e o corcel a correr , depois de ler este grito estrangulado.

9 ano(s)

Arminda Griff

Se querias que chorasse,conseguiste! Love you ❤

9 ano(s)

Maria Jorgete Teixeira

Um pedaço de poesia na prosa, cheio de melancolia... Gostei, pois...

9 ano(s)

Isabel Maria

"Quem espera sempre alcança".

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Isabel Reis A sabedoria popular tem sempre um dito que contraria outro e por isso se diz que seria a Voz de Deus: "Quem espera, desespera! " LOL

9 ano(s)

Octávio Guedes Coelho

Muito bom. Gostei. Obrigado pela partilha. Abraço amigo.

9 ano(s)

Isabel Dias Alçada

Magnifico,bjs

9 ano(s)

Judite Faquinha

Victor, lindíssimo texto, romântica cheira a amor e poesia adorável suave, que eu adorei!!! Beijocas<3

8 ano(s)

Judite Faquinha

8 ano(s)

Alice Coelho

beijo meu 😘

8 ano(s)

~~~~~~~~~~

2011 07 02 É estranho. O Grupo aberto  "SE A ECONOMIA FALASSE Um espaço para todos debaterem a economia Portuguesa" finou-se  ou fui irradiado ? ALGUÉM SABE DAR-ME NOTÍCIAS ?

Sem comentários: