Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 11

 * Victor Nogueira

2023 02 11 Foto victor nogueira - Vila do Conde - Monumento ao Pescador (2021 09 07 IMG_6589)

Localizada em frente ao Oceano Atlântico, no limite sul do bairro piscatório das das Caxinas, este conjunto escultório em bronze é da autoria dos irmãos Carlos, Eduardo e Ramiro Bompastor, artistas plásticos vilacondenses. Inaugurado em 1994, retrata a bravura e o engenho dos pescadores enfrentando a dureza da sua faina.


2023 02 11  Guerra do Vietname -  Seymour Hersh e o Massacre de My Lai 1963 03 16  ,/ Nick Ut (fotojornalista Prémio Pulitzer) e  "O Terror da Guerra" ou "Napalm Girl" ("A Menina de Napalm")   1972 06 08  

Victor Nogueira  Em tempos o Facebook "apagou" uma publicação minha ilustrada com esta foto alegando que expunha "nudity". Uma outra que me apagou com o mesmo argumento representava uma mãe negra esquálida dando o seio a uma criança negra esquálida. 🙁

Eduardo Martins  faz parte... Eu estive de castigo por imagens que o algoritmo de serviço ,puro como Torquemada ,assim decidiu.


2022 02 11 Todos diferentes todos iguais

Lágrima de preta, de António Gedeão

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão, "Poemas escolhidos", Lisboa, Sá da Costa, 1997

2022 02 11 - Foto victor nogueira - Algés (rolo 550 - Foto em 2000.12)

Inseridas num projecto intitulado "Passeios Públicos-Histórias Privadas", na Rua Afonso Palla, em Algés, estas são duas das quinze esculturas dum conjunto, aí colocadas, todas da autoria de António Quina, Encoberta, á esquerda, uma 3ª escultura.
VER «Desapareceu uma das estátuas da Rua Major Afonso Palla em Algés» in https://gazetademiraflores.blogspot.com/.../desapareceu...
«Percurso de estátuas em Algés» in https://www.minube.pt/.../percurso-de-estatuas-em-alges...

Sobre o Major Afonso Palla VER «Afonso Pala, um Herói Republicano, nasceu há 155 anos» in https://ruascomhistoria.wordpress.com/.../afonso-pala-um.../ 


2020 02 11 Foto de família - estudando asceticamente ou pondo a correspondência em dia, em Luanda, na Praia do Bispo. A camisola foi tricotada pela minha tia Lili.

Carlos Barradas
Era cacimbo?
Responder3 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Deveria ser nas Férias Grandes A maior parte do ano andávamos em mangas de camisa e no cacimbo muitas vezes só vestíamos camisola à noite, qd fazia mais frio LOL
Responder3 ano(s)Editado
Carlos Barradas
Victor Barroso Nogueira e na Praia do Bispo era mais húmido à conta da brisa marítima!!
Responder3 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Quando estive em Portugal em 1963, no Porto, a água da praia era gélida, no Verão, e raramente mergulhava no mar. Quando regressei a Luanda passei a ir à praia no cacimbo, pois embora fria, a água era mais quente que em Portugal
🙂
Responder3 ano(s)Editado
Carlos Barradas
Victor Barroso Nogueira eu ainda hoje só consigo tomar banho no Algarve e em dias muito quentes, sou sensível à água fria !! Ah e mergulhei numa Bia na Florida e na Austrália com água a 27 graus!!! Lolololololol
Responder3 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Carlos Barradas Eh, pá, nem no Algarve, onde estive successivamente em Lagos, Tavira, Portimão e Aljezur. Ia "morrendo" enregelado
Aliás, as únicas praias que me souberam a sal, sol e areia foram as de Aljezur, lembrando vagamente as de Luanda 🙂 🙂
E as praia de setúbal tb são polares. Safa!
Responder3 ano(s)
Carlos Barradas
Victor Barroso Nogueira pois, só em dias bem quentes!! A média de temperatura das praias no inverno e verão são de 15 graus!! Impossível para malta que viveu em África!!
Responder3 ano(s)

2014 02 11 Corto Maltese, um homem de muitas admiradoras e de muitos encantos por elas, mas parece-me que é tudo platónico, talvez por ele ser adepto da igualdade do género, da liberdade e das causas generosas.

Onde termina a liberdade e começam a prisão e a solidão ?

2014 02 11 

o silêncio sonoro das palavras
apenas
e
silabadas
enca(n)deadas
Paço de Arcos 2014.02.11

2013 11 02 Setúbal - foto fgp - na 2ª feira de carnaval, outra máscara 

~~~~~ ANéMONA DO MAR ~~~ 

De um punhado
de branca areia salgada
fez-se
verde madeiro
.........................vogando
........................................ao sabor da corrente
na esteira de todos os sorrisos
De ilha em ilha
castelos no ar
que a chuva........gota .......a ........gota
...........................construiu
e o sol dispersou

 
Évora 1969 Fevereiro

Ricardo Jorge Mateus Pina
cara de reformado victor.
Ver tradução10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Ainda estava ao serviço na chafarica, Ricardo Jorge Mateus Pina LOL
10 ano(s)
Clara Roque Esteves
Vitor, estava a achar-te muito recauchutado...Mas faz-nos bem reviver o passado de vez em quando. Adorei o poema que, julgo, pertence à tua fase mais rica poeticamente falando, aquela com a qual me identifico mais, por ser mais sensível, mais profunda no mostrar do amar. Obrigada.
10 ano(s)
Ricardo Jorge Mateus Pina
ahahaha. chafarica é um bom nome. eu por cá vou definhando.
10 ano(s)
Judite Faquinha
Clara o que o Victor pode achar de mim pouco me importa!!! Agora o que eu sentir sobre o que ele escreve... sou muito sensível, sobre o que penso e no que sinto, e não sinto o mesmo sobre tudo o leio; tenho um amigo Sociologo... me diz que eu tenho a minha sencíbilidade á flore da pele!!! Pessoalmente, não vou julgar o Victor, que não conheço...no meu coração todos os amigos virtuais são boas pessoas, até que mostrem o contrario OK. Bjs
10 ano(s)
Clara Roque Esteves
Judite Faquinha, comigo? Não percebo o seu comentário. Não li o que o Vitor Victor Nogueira terá escrito sobre si. Eu gosto muito da escrita dele, particularmente a que se situa entre os anos 60 e oitenta.
10 ano(s)
Judite Faquinha
quem escreveu que o Victor e estava achar-te recauchutada... não foi o Victor, nem fui eu... foi a amiga Clara, por isso respondi...quanto ao resto pouco me importa ok. leia o que escreveu em cima!!!
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Judite Faquinha e Clara Roque Esteves A Clara dizia que eu na foto parecia mais novo. Só isso. Zango-me convosco se se zangarem por minha causa LOL Bjos
10 ano(s)
Judite Faquinha
Victor, eu não estou zangada com ninguém!!! Mas a tua amiga Clara sabe muito bem o que escreveu... agora não vá pedir a tua ajuda, só falta o que ela escreveu, acima do meu comentário, que agora Victor... simplesmente desapareceu, e eu sei como se desaparecem quando não nos agrada, quanto ela dizer que na foto perecias mais novo, não é verdade,eu não li nada disso!!! Faz-me um favor? Diz á tua amiga Clara, que eu não gosto de bricadeiras de mau gosto!!! Só te digo desculpa-me...pelo respeito que sinto por ti amigo bjos lololol
10 ano(s)
Donzilia Conceiçao
Outra bela foto tua, com um poema lindo Victor, hoje também é segunda feira e caem umas gotas de chuva, e também o sol dispersa. Só que faz muito frio. mas tu nos aqueces o coração com a tua poesia e com tudo o que escreves, sobre tudo porque és um homem muito sensível, como eu sou que amo poesia e a reviro e viro de pés para o ar porque é bom a gente saber ler e interpretar muitas vezes o seu significado, mas a tua é tão verdadeira que nos deixas sem palavras para a comentar, tem tanta beleza e sensibilidade que nem precisamos pensar, obrigada pelas tuas partilhas e continua, porque eu te gosto de ler e saber que és assim, um beijo amigo
10 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o que para aqui vai, lol. Ai Victor, então tu pões estas fotos e deixas o pessoal descontrolado??? 🙂 🙂 Não conheço a outra senhora, mas todos me merecem respeito, desde que me respeitem, mas conheço a Clara e penso que te tem em estima e consideração. Olha eu cá por mim, gosto muito desta foto. Acho que tens sonhos nos olhos. Beijinhos.
10 ano(s)
Guiomar Pedreira Casas Novas
LINDO POEMA VICTOR NOGUEIRA!
10 ano(s)
Deolinda F. Mesquita
Boa noite Victor. Adorei este poema. Obrigada Bjs
10 ano(s)
Yolanda Botelho
Belo...bjs
10 ano(s)
Maria Mamede
Bjs.
9 ano(s)
Vânia Cairo
Belo poema!!! Bjo
9 ano(s)
Maria Rodrigues
(Y)
9 ano(s)
José Coelho
ABRAÇO
Ver tradução9 ano(s)
Luisa Neves
EXCELENTE. Fica um sorriso. 🙂
9 ano(s)
Madalena Mendes
Bom Domingo, Querido Víctor!
9 ano(s)


2013 02 11 Continuando o meu balde/baile de máscaras neste carnaval de 2013, um auto-retrato telemovelesco. O poema, esses está aqui, logo a seguir

Lassos
como roupa
no chão.......em rodilha
.............Rugas
(imperceptíveis)
.............nos olhos
um leve sorriso:
olá amiga!

um erguer pela gola
um desalento
um sorriso brando

na serenidadde do entardecer
uma enorme interrogação
a luz do candeeiro
o pó dos caminhos

nos lábios
um leve sorriso
(imperceptíveis)
.........ao canto dos olhos
rugas
.........na alma
um enorme cansaço

 
1972.Março.04. Évora 

 ~~~~~~~~~~

2011 02 11 Nem somos piegas como o farsola invertebrado quer fazer crer nem o problema se restringe a Portugal e à Grécia, antes é um problema de sobrevivência da própria humanidade e da vida na terra, postos em causa por um sistema- capitalista-autofágico, desumano e predador. 

E não devem ser o farsolas, comparsas e seus patões quem deve ditar as nossas palavras de ordem. Porque não "Fulano a luta é de todos" ou "Fulano contra os escravocratas" ou "Fulano Todos em 11 de Fevereiro" ?

Clara Roque Esteves
Vitor, concordo com toda a tua argumentação, discordo da terminologia. Detesto os fulanos mas prefiro chamar-lhe filhos da mãe...
11 ano(s)
José Eliseu Pinto
Como tu próprio dizes, Victor, há que chamar os bois pelos nomes.
E não há que ser condescendente com a canalha, a bem da clareza de entendimento, sobre o que se está a passar sob os nossos narizes.
11 ano(s)

Sem comentários: