Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 16

 * Victor Nogueira

2023 02 16 Foto victor nogueira - Vila do Conde - antigo Cine Teatro Neiva (2021 09 07 IMG_6627)


Cinema Paradiso Official Trailer 

A "magia" do cinema, espelhado em filmes como "Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore (1988), ou um outro dum cineasta do Médio Oriente narrando a história de dois irmãos que percorriam o país numa carripana, exibindo numa tela ao ar livre os filmes. Por outro lado, os filmes já não são exibidos sobretudo em enormes e magnificentes salas de estreia ou mais modestas de reposição, destronadas pela televisão e pelos serviços de streaming. Deste modo muitas salas de cinema ou foram convertidas para outros fins ou vítimas do camartelo, subsistindo algumas delas como resultado da sua municipalização e reconversão espacial. O antigo Cinema Neiva, em Vila do Conde, é um dos exemplos.

«O Teatro Municipal de Vila do Conde foi outrora denominado de Cine-Teatro Neiva, devido ao seu proprietário Joaquim de Oliveira Neiva.

Inaugurado em 1947, contemporâneo do declínio do Teatro Affonso Sanches, manteve-se em atividade até 1986. Posteriormente, o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal, sendo recuperado por via de um acordo celebrado com o Ministério da Cultura e reaberto ao público em 27 de Junho de 2009. Tem agora duas salas, a principal com 567 lugares e uma secundária com 120 lugares.

É, desde a sua reabertura, o espaço central do Curtas Vila do Conde, festival cinematográfico internacional de curtas metragens», para além das sessões de cine-clubismo. (Fonte - Site do Município de Vila do Conde) 


2018 02 16 Foto victor nogueira - Quem se lembra da casa da Mariquinhas ?  Quem se lembra das casas de penhores onde no tempo da miséria mais ou menos envergonhada ou da pobreza extrema se ia trocar o relógio, a aliança, as arrecadas de ouro, o candeeiro, o fato de ver a Deus, e outras "ninharias" por uns tostões, até que um eventual "resgate" permitisse reavê-las antes do leilão ?


Casa da Mariquinhas (Alberto Fialho Janes / Silva Tavares), por Amália Rodrigues

Hoje as casas de penhores fiam mais fino: em-préstimos não se fiam, apenas confiam na Quimera do Ouro.

Para "finalizar" um filme de Charlot ou: Charlie Chaplin em The Pawnshop [1916] 


2018 02 16



Cartoon Marionetas

2014 02 16

é um festival
o pantanal ... dos cifrões
é o maralhal
comprado por tostões
o lamaçal do laranjal
preciosa rosa
do centro casas adentro
são os portas de pernas tortas
os loureiros da banca rendeiros
os limas das pantomimas
os santanas de pantanas
os mendes que mal sentes
os cavacos por patacos
os coelhos de joelhos
os seguros perjuros
os pinóquios em solilóquios
a manela de janela
o victor do gamancio
o guta com erres
os mário-olás com ares
o marcelo a martelo
os sarmentos dos sacramentos
os durões furões
a tropa fandanga
com a chraranga
... e os patrões
dos milhões
e o povo ?
no ovo chocando a serpente
da ditadura
que perdura
na confusão
sem tostão
a burguesia
pequena ou média
que ria
do operário sem salário
simples percalço do pé descalço.
quem vence
e convence
no caldo da cultura:
a revolução ?
Paço Arcos 2014.02.16

15 comentários Maria João De Sousa Sim, Victor Nogueira; do "caldo de cultura" brotará, cedo ou tarde, a revolução! Obrigada! 9 ano(s) Isabel Dias Alçada Boa noite amigo, venha ela a revolução .... beijos 9 ano(s) Manela Pinto maravilhoso, adorei Victor Nogueira 9 ano(s) Judite Faquinha Belo poema, da actualidade governamental e os seus 40 ladrões, com caldo ousem caldo venha a revolução, que já se faz tarde beijokinhas, boa noite amigo Victor, 9 ano(s) Belaminda Silva Boa noite camarada Victor. Venha ela a Revolução... beijinho 🙂 9 ano(s) Anaísa Martinho Amei! Muito obrigado. 9 ano(s) Idalina Oliveira Gil ESTÁ MESMO FIXE ,PARABENS AO AUTOR É VALENTE,VÁ LÁ HAJS QUEM FALE ,AS VERDADES ,POR AQUI POR ESTA VIA TEM ANDADO TUDO MUITO ENCOLHIDO 9 ano(s) Idalina Oliveira Gil BOA NOITE PESSOAL 9 ano(s) Nádia Silva Revolução venhas tu! 9 ano(s) Judite Faquinha Victor gostei do quadro com o pinóquio, eu adorava essas histórias boa noite, com sonhos lindo.❤ 9 ano(s) Donzilia Conceiçao Alguém diria isto como tu Victor?, tocando nos canalhas todos, obrigada camarada, beijinhos no teu ❤ 9 ano(s) Maria Lisete Almeida Grata pela partilha! Abraço. 9 ano(s) Luisa Neves É mesmo o pantanal da desgraça... 🙁 🙁 🙁 - Adorei a banda desenhada! Abraço. 😉 🙂 9 ano(s) Deolinda F. Mesquita Obrigada, Victor 🙂 8 ano(s)
Joana Espanca Bacelar
Muito bom, Victor Nogueira, vou partilhar.

J013 02 16 Já leram ? ~ Epistolário 007 - Ordem para ... nadar. Então ou enfim, nada ! ~~~ por Victor Nogueira a Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013 às 22:21 *** Ver a seguir ~~~ https://www.facebook.com/notes/victor-nogueira/epistol%C3%A1rio-007-ordem-para-nadar-ent%C3%A3o-ou-enfim-nada-/10151299576769436 ~~~Estou intrigado, Ter-me-á o inFaceLock colocado de quarentena ? Ter-me-ão vocês, amizades do meu coração que são, colocado a pão e água, apesar dos dias do sol que brilha em setúbal ? É que partilhei esta nota mas parece-me que não surgiu nos murais eleitos. Vá lá, digam alguma coisa. COMENTEM E REDUZAM-mi A FANICOS, SEM dó, lá sol-fejem ! Não fujam !

Sem comentários: