Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 13

* Victor Nogueira


2023 02 13 Foto victor nogueira - Vila do Conde - o Convento de Santa Clara em obras (2021 08 24 IMG_6267)

Neste dia perguntei a um operário que saía do estaleiro se podia entrar, tendo este retorquido que não estava a ver. Afoito, passei pela portão, desembocando num dédalo de contentores que fui torneando em busca do antigo claustro e do chafariz, que pretendia fotografar. Numa curva dou de caras com três trabalhadores, um dos quais devia ser o encarregado. De nada valeram os meus pedidos e argumentação, sendo obrigado a retroceder sobre os meus passos sem lograr concretizar o meu intento.


2023 02 13 PALAVRAS PARA QUÊ? ESTAS IMAGENS FALAM POR SI: É A GUERRA!

- lamenta Alfredo Barroso, que não nunca foi 'pacifista' mas é contra esta guerra e a brutal amputação da Europa que ela significa. 

(...) - o que mais me impressiona é a indiferença generalizada dos portugueses e, em especial, a hipocrisia das Ordens profissionais e dos sindicatos, nomeadamente os das professoras e dos professores, que dizem fazer greves e manifestações em defesa da Escola Pública e dos seus alunos, praticamente sem aulas há um ror de tempo... Hipocrisia proterva que é ostensiva e reiteradamente alardeada pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva, e pelo primeiro-ministro António Costa. Além de quase todos os Deputados à Assembleia da República - do Bloco de Esquerda ao Chega, passando pelo PS (que vergonha!), pelo PPD-PSD (não é surpresa), pelo PAN, pela IL e pelo LIVRE... Mas com a muito honrosa excepção do PCP! E não é preciso ser comunista (e eu nunca fui, não sou, nem serei) para o reconhecer e elogiar...   (...)

Victor Nogueira Mas ... não foi o Governo do PS com apoio maioritário dos seus acólitos no Parlamento e na Comunicação Social que suspendeu direitos, liberdades e garantias,. como os seus pares na UE, à boleia do covid 19, para gáudio dos bolsos e das bolsas da Big Pharma? Medidas que cofinaram os que podiam com encarceramento domiciliário, prisioneiros sujeitos a essa nova forma de exploração  e alienação social que é o teletrabalho, em paralelo com a falência de muitas empresas e consequente desemprego? Tudo isto com o prestimoso auxílio de "gente de bem", informadores e vigilantes atrás das janelas.

Para além da Big Pharma, quem beneficiou deste balão de ensaio que foram as medidas covidescas, embolsando lucros estratosféricos no meio da miséria? E serve agora a provocada Guerra na Ucrânia, capitaneada por esse pianista de margalho, putativo servo do Povo e defensor do modo de vida europeu ucraniano, para que pare tudo o que a Lusa Musa pretenda desencantar? Ou vale tudo para defender a dupla PS/PSD e seus acólitos, os novos "intocáveis"!?


2021 02 13 Foto victor nogueira - Coimbra, 2000 (rolo 547) - aldraba

Nas minhas photoandarilhices por Portugal de lés a lés fotografei inúmeras e variadíssimas "aldrabas",; algumas delas com "leões" mas, fazendo jus ao nome, nenhuma era águia ou dragão.

VER


2020 02 13 foto de família - pelos caminhos da Serra da Arrábida, nas primeiras décadas do século XX, vislumbrando-se a Pedra da Anixa, no Portinho da Arrábida



2020 02 13 foto de família - Dia de mercado junto às Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, presumivelmente nos fins do século XIX, princípios do XX



2020 02 13 auto-retrato em 2020.02.13 Porque será que a barba normalmente embranquece primeiro que o cabelo?

2019 02 13 foto victor nogueira  - Sintra -castelo dos mouros 1978 verão


2016 12 13 Foto victor nogueira -Honi soit qui mal y pense - Passatempo para um fim de semana chuvinhento e cinzentão - em alternativa aos "malmequer",quem encontra o trevo das 4 folhas ? Com música, maestrina


Oh, malmequer mentiroso!
Quem te ensinou a mentir?
Tu dizes que me quer bem
Quem de mim anda a fugir!
Desfolhei o malmequer
No lindo jardim de Santarém!
Malmequer, bem-me-quer,
Muito longe está quem me quer bem!
Um malmequer pequenino
Disse um dia à linda rosa:
Por te chamarem rainha,
não sejas tão orgulhosa!
Malmequer não é constante,
Malmequer muito varia!
Vinte folhas dizem morte
Treze dizem alegria!

Maria Rodrigues
Obrigada Victor pela partilha, bjs. e um bom fim de semana. ❤ ❤ ❤
Responder7 ano(s)
Fatima Mourão
Obrigado pela partilha,beijinhos ❤
Responder7 ano(s)
Mia Pires Griff
Arrisco o 13 😉 Beijinhos meu querido ❤ .
Responder7 ano(s)
Elsa Santos
vou procura-lo
Responder7 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Já cantei com as quadras, Victor. Aposto que a cantiga é ribatejana kkkk Queres ouvir-me a cantar estes versos, queres? 🙂
Responder7 ano(s)Editado
Victor Barroso Nogueira
ok Nela. Marca o local, o dia e a hora para a audição 😛
Responder7 ano(s)Editado
Filipa Calado
😊
Responder7 ano(s)
Maria Lisete Almeida
Bem haja Amigo Victor Nogueira! Ainda não encontrei o trevo das quatro folhas, mas não desisti ainda.
Responder7 ano(s)
Maria Lisete Almeida
Abraço.
Responder7 ano(s)
Judite Faquinha
Já vi, camarada amigo Victor está onde tem a Maria Manuel Bento... feliz noite amigo, beijokinhas ❤
Responder7 ano(s)
Alice Coelho
Responder7 ano(s)
Isabel Maria
Malmequeres, trevos, Amália muita inspiração para um fim de semana cinzento 🙂 abraço
Responder7 ano(s)
Manuela Miranda
Victor às vezes minto coisas muito pequenas mas que podem ter valor, mas passados dias digo a verdade. Aconteceu há dias com minha irmã eu nervosa não me apeteceu dizer o certo mas depois disse passado dias. Não sei mentir. Isto foi ao telefone, olhos nos olhos era diferente, ficava vermelha. O trevo havia de ter quatro folhas, quase todos têm cinco são mentirosos. Bem visto Amigo. Não encontro nesta monte de trevos mas se calhar tem algum de 4 folhas ......! Beijinhos Amigo Boa tarde Bom Domingo beijinhos Obrigada ❤
Responder7 ano(s)
Milu Vizinho
Camarada Victor obrigada pela partilha, sabes até estive a cantar estes versos que tu enviaste, sei a Beijinhos ❤
Responder7 ano(s)

~~~~~~~~~~

2014 02 13 - Perguntas-me mas eu nada quero. Lanço apenas as palavras, minhas ou de outrem ao vento e quem as quiser ou puder que as recolha. Eu estarei - quem sabe ? - na praia, arenosa, feita de sol e sal e maresia para recolher no refluxo e na espuma das ondas.
paço de arcos 2014.02.13

Maria Márcia Marques
Tu recolhes as palavras cheias de espuma branca e com elas constróis um mar de águas serenas e reflexos de cores ......
9 ano(s)

~~~~~~~~~~

2011 02 13 Vou-me embora, vou partir. Até mais logo, mundo, até mais logo, moços e moças !12 02 13 - Gravura de Matteo Arfanotti 

Sem comentários: