Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 05

*  Victor Nogueira

2023 02 05 Foto victor nogueira - Vila do Conde  - estátua de S. Francisco  (pormenor) junto ao Convento da Encarnação, na Avenida Nuno Alvares Pereira  (2022 12 01 IMG_1150)

Encostada a um canto entre a Igreja e o Convento da Encarnação, a estátua não tem qualquer realce, um tronco esguio relativamente alto. Só depois, ao seleccionar um pormenor da mesma, reparei na expressividade do rosto do fundador da Ordem de S. Francisco, a que pertenciam ambos os conventos: o de Santa Claa (feminino) eo de N. Senhora da Encarnação (masculino).

Existe um outro convento franciscano, o de Nossa Senhora dos Anjos, Nossa Senhora da Assunção e dos Franciscanos Capuchos, em Azurara.



2023 02 05 Os beneméritos avisos do FaceBook. Se não é a Rússia é a China, mas nunca a USA/NATO/aiUÉ!

2022 02 05 Foto victor nogueira - Grafito de Frank - ACAF na Estrada da Graça, em Setúbal, com versos de Bertolt Brecht 'Do rio que tudo arrasta se diz que é violento'  (2021 05 26 Canon 192_05)

Na Estrada da Graça, em Setúbal, nas cercanias das instalações portuárias, existem uma série de edifícios, hoje abandonados, mas onde outrora funcionavam "boites" destinadas principalmente á marinhagem.  Num deles, grafitado, encontra-se um verso dum dos poemas de Brecht.

«Do rio que tudo arrasta se diz que é violento 

Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem»


2021 02 05 foto victor nogueira - Murais de Abril - Porto 1976 - 

.«Com o PCP para uma maioria de esquerda / Vota PCP / Dá mais força à Liberdade / Vota PCP / Partido Comunista Português »

Uma consigna do PCP desde 1974 que  desde Mário Soares o PS sempre rejeitou, preferindo sempre a aliança de facto com o PPD/PSD e a bengala do CDS, incluindo a (dis)simulação de António Costa.  

VER Murais de Abril 21 - Porto


2017 02 05 Trump "respeita" o "assassino" Putin: "Acha que o nosso país é inocente?" É O TITULO DA NOTICIA. MAS CONTINUANDO A LER VERIFICA-SE QUE O TÍTULO É MANIPULAÇÃO DO INEFÁVEL "PUBLICO".
BY JOVE. TRUMP RESPONDEU MESMO ISTO A UMA PERGUNTA CRETINA DUM ENTREVISTADOR?
À pergunta "vai dar-se bem com Putin", Trump disse não saber. "Respeito Putin. Respeito muitas pessoas, mas isso não significa que me dê bem com elas. Se me vou dar bem com ele? Não sei, não faço ideia. Até é provável que não", respondeu, sendo interrompido por O'Reilly: "No entanto, Putin é um assassino". "Há muitos assassinos por aí", retorquiu Trump. "Temos muitos assassinos. Acha que o nosso país é assim tão inocente?", acrescentou o Presidente dos EUA."

2015 02 05 foto victor nogueira - o que resta dum convento, algures entre Lamego e Sernancelhe [Ermida de Paiva]



2014 02 05  - Guerra colonial portuguesa



2013 02 05 Abracadraba

Quer labutes em Setúbal
com amor em Roma
namora n'Amora
truz truz de partida
para a Cruz ... Quebrada
abracadabra
abra a arca
e abraça na barca
de abril a libra


Goya - Os desastres da guerra

2011 02 05 - Massacres em Angola - 1961- pontos de vista Esclarecimento de um protagonista .
Comentário de Valdemar Dinis Clemente, que viveu os acontecimentos, com os homens que estavam sob o seu comando.
Alinhavo estes simples comentários a propósito de um mail recebido em 21 de Abril sobre a matéria em epígrafe. (...) Notas de Victor Nogueira
O Editor publica o texto acima reproduzido apenas como um testemunho descontextualizado, que respeita, mas reafirma que os massacres da UPA foram fomentados e financiados pelos Estados Unidos da América durante o mandato do Presidente John F. Kennedy num contexto de exploração de rivalidades tribais acicatadas e da «Guerra Fria. O editor relembra que foram os EUA e não a URSS que lançaram as duas bombas atómicas sobre o Japão, para experiências sobre as consequências sobre seres humanos e para amedrontar a URSS, feito que o General Mac Arthur tentou repetir durante a guerra da Coreia, na Presidência do anticomunista Truman, mas que não repetirá no Vietname, onde, não obstante, a actuação dos EUA foi a de criminosos de guerra e contra a humanidade Aliás toda a política externa dos EUA tem como base a Doutrina Monroe e a Teoria do Dominó, da autoria de John Foster Dulles prosseguida ou implementada com maior ou menor empenho pelos sucessores do Presidente Eisenhower.

Está hoje mais que provado que os EUA advertiram o Governo de Salazar da eclosão da revolta e que este nada fez, para ter um pretexto para iniciar a guerra. A mesma atitude criminosa que tomou face às cheias de 1967, proibindo o alerta às populações pelo Instituto de Meteorologia
continua em

Massacres em Angola - 1961- pontos de vista


Sem comentários: