Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 24

 * Victor Nogueira


2023 02 24 Persistência da memória - Lili (1926 - 2017)

Diz-me Penélope que as violetas da minha tia Lili continuam viçosas, as violetas que me pediu como lembrança depois do seu falecimento.

Desde a minha juventude até 2017 a Lili conheceu não poucas das minhas amizades e a casa dela esteve sempre aberta a todas elas, desde o Zamith, dos bancos da "primária" em Luanda, e a Emília, das aulas em Económicas, em Lisboa, passando pela malta do Arcada, em évoraburgomedeval, até ao Gilberto e o Filipe, sem esquecer a minha Mana Flor, já falecida, e Penélope.

Os que partiram continuam vivos enquanto estiverem na memória dos que os conheceram e com eles con-viveram!

Foto - Penélope )Faia Maria)

Setúbal, 2020.05.06


2023 02 24 Zelensky? O que compara o golpe de Maiden ao 25 de Abril e a actual Constituição ucraniana àquela que saiu da chamada Revolução dos Cravos e que será agraciado por Marcelo de Sousa com a Ordem da Liberdade, pela defesa dos Direitos Humanos?

OK, Zelensky, tudo bem, quantas vezes quiser, para ser delirantemente aplaudido e em pé, como em 25 de Abril de 2022, pelos deputados do PS, PSD, Chega, IL, Bloco, PAN e Livre! Trata-se dum excelso personagem, estilo invencível Capitão América, o Super-Homem e caixeiro-viajante que qual Cavaleiro do Apocalipse reclama incessantemente por armas, cada vez mais armas, quanto mais mortíferas melhor!

Lula da Silva, que venceu o irmão de armas de Zelensky, de seu nome Bolsanero, discursar na Assembleia da República em 25 de Abril de 2023? Ai Jesus, credo, Maria Santíssima, valha-nos N. Sra da Agrela,, porque torna e porque deixa, gritam mais ou menos estridentemente o Bloco, Chega, PSD e a IL!

Diz a notícia que «Durante o debate promovido pelo presidente da Assembleia da República sobre um ano de guerra na Ucrânia, André Ventura acusou o ministro de "desrespeito enorme" pelo Parlamento e pediu-lhe esclarecimentos sobre a sua autonomia para fazer tal anúncio, enquanto o líder parlamentar do Bloco de Esquerda disse mesmo que o governante "meteu a pata na poça".

"Não será a trapalhada do senhor ministro que deve impedir o momento, que nos enche de orgulho a todos, que é receber Lula da Silva no Parlamento português, o homem que tirou do poder o genocida Jair Bolsonaro", acrescentou o deputado bloquista, sob os protestos dos parlamentares do Chega, de tal forma ruidosos que Santos Silva teve que lhes pedir que deixassem Pedro Filipe Soares falar. (...)".

Fora André Ventura o primeiro a questionar o ministro, acusando-o de um "desrespeito enorme para com o Parlamento" ao "achar que pode fazer o que quer deste Parlamento" quando anunciou, em Brasília que o Presidente Lula da Silva irá discursar no plenário no 25 de Abril, uma situação inédita em 49 anos.

"Não é a si que compete, como membro do Governo, decidir.»

Magnânimo, sobre o mesmo assunto o líder do PSD «esclareceu que "o PSD aceita que o chefe de estado brasileiro discurse no parlamento, mas não na sessão solene dedicada ao 25 de Abril.»

2023 02 24 A Guerra na Ucrânia - de vitória em vitória da USA/NATO/aiUÉ até .... ao holocausto da Humanidade, no apócalipse provocado pelos 4 cavaleiros: a guerra, a fome, a peste e a morte!


2022 02 24 Foto Victor Nogueira - Mindelo (Praia da Gafa) - 2003 08 - -O/A fotógrafo/a fotografa(n)do/a




É a guerra o monstro que ceifa a vida
Ruína as casas, viola a criança;
Velhos, novos, não fogem à matança,
No campo a seara é já perdida.

O fogo e a peste, em grande corrida,
Afastam do burgo a bela festança;
O mal, a vida e natureza alcança.
Só dos loucos pode ela ser querida.

Homens, mulheres, crianças, lutam
Por outro mundo novo construir;
Cantam rouxinóis, bem alto voam águias.

Na verde planura os cordeiros vivam;
Na festa, na eira, todos a bailar,
P'la paz lutando, sem demagogias.


Setúbal 1989 09 06
~~~~~~~~~~


Give Peace A Chance - John Lennon · Yoko Ono

2021 02 24 foto victor nogueira - Setúbal (Bairro do Troino) - Para além da aldraba, de formato relativamente comum, o que me chamou a atenção foi a portinhola, que substitui um eventual postigo, que a porta não tem.


2019 02 24 - foto jj castro ferreira - Lili, Páscoa de 1978 ~  Para a Lili
Carta recebida/respondida
respondida/recebida
Assim, como bom menino
- que todos devemos ser -
Todo aperaltado:
o vinco das calças bem marcado,
bem "nodada" a velha e querida gravata,
o cabelo, sem brilhantina, bem penteadinho
- para a direita..
Um cheiro a Lavanda
... e a Pitralon.
Nas mãos
- lavadinhas –
um ramo de flores.
Tão amoroso!
o ramo ou o menino?
Braços que se abrem e se estreitam ...
Ffffchiúu! F£ffchiúúu
Feliz Aniversário, titi
Que este dia se repita por muitos
Muitos, muitos e loooooongos anos!
Évora, 24.FEVEREIRO.1969
Maria Luísa (Porto 1926 - Paço de Arcos 2017)


2020 02 24 foto de família - o regresso a Luanda, em Maio de 1974, após a "licença graciosa".

Completamente alheia ao terramoto que foi o 25 de Abril, a minha mãe regressou a Luanda.
Em 1966 vim para Portugal, prosseguir estudos universitários, num país que então já era para mim o "estrangeiro"
As minhas idas a Luanda a partir de 1967 acabavam em "tragédia" com o meu pai, contra a minha vontade, puxando a conversa para a política e eu lhe contrapunha que aquela era uma guerra perdida e que a independência de Angola era inevitável, quer com um regime multi-racial como o preconizado pelo MPLA, quer com um regime da minoria branca, como o de Ian Smith na Rodésia do Sul,
Se havia "censura" em Portugal, a partir de 1961 ela passou a ser férrea em Angola, até aí mais liberal, com a autêntica manipulação de que "Angola é nossa", mesmo influenciando quem até aí não era afecto a Salazar e defendia a independência de Angola face a Portugal.
A ironia é que o regresso tenha sido feito no transatlântico "Infante D. Henrique", da Companhia Colonial de Navegação (CCN), e que a tragédia tenha sido o chamado "retorno" a Portugal de centenas de milhares, brancos e negros, pouco depois, muitos dos quais nunca tinham estado em Portugal ou que de alma e coração, como o meu pai, se consideravam não portugueses, mas angolanos, que a long time ago haviam preconizado a independência de Angola multirracial, como defendia o MPLA.
A tragédia é que muitos brancos acabassem a defender a UNITA, um movimento racista e trIbalista, apoiado pela PIDE e pela a União Sul-Africana, a do "apartheid".
Porque em abono da verdade se diga, nem o Manuel nem a Maria Emília, alguma vez foram racistas ou defenderam o apartheid.


Luanda - 1954



Ricardo Jorge Mateus Pina não te chamavam 'dumbo?. claro que não comestes cortes ficamos todos de orelhas proeminentes. 8 ano(s) Ricardo Jorge Mateus Pina com os do estado ficamos com orelhas de burro. 8 ano(s) Victor Barroso Nogueira A não ser que se enganassem, Ricardo Jorge Mateus Pina quem me conhece sabe que não tenho orelhas de burro.Aliàs, nunca fui de castigo para o canto com as ditas cujas enfiadas na cabeça 😛 A coleccção que tenho e bem fornecida, iniciada desde o 1º Governo PS/Mário Soares, em 1976, é de prateleiras mais ou menos doiradas LOL 8 ano(s)Editado Ricardo Jorge Mateus Pina claro. Ver tradução8 ano(s) Maria Rodrigues (Y) 8 ano(s) Teresa Mercês de Mello Muito giro o miúdo da fotografia, que uns aninhos mais tarde foi meu colega! Sorriso feliz e olhos bilhantes! Beijinhos. 7 ano(s)

 2014 foto de família - a minha tia Mª Luísa, nascida em 1926, que hoje faz 90 anos - em Luanda, em 1946, com o sobrinho recém-nascido

Comentários a uma foto em que digo que morei na Rua Frederico Welwitsch, em Luanda

Iva Flores Curioso, em Luanda, vivi sempre na Rua Frederico Welwitsch. Felizmente a minha mãe está viva e talvez tenha conhecido a sua tia. Só um apontamento de qualquer coisa em comum. Responder5 ano(s)Editado Victor Barroso Nogueira A minha tia não, pois morava na Fazenda Tentativa (Caxito) com os pais, onde o me avô era químico-analista, e regressaram a Portugal em 1948. A seguir estou eu com os meus pais e irmão qd ainda morávamos na Frederico e antes de mudarmos para a Praia do Bispo. Nós éramos os Nogueira da Silva https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2037212135314&set=a.2035766099164.2106733.1394553665&type=3&theater Responder5 ano(s) Victor Barroso Nogueira https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2037210175265&set=a.2035766099164.2106733.1394553665&type=3&theater Responder5 ano(s) Victor Barroso Nogueira https://aoescorrerdapena.blogspot.pt/.../o-grande... Responder5 ano(s)Editado Iva Flores Victor, estive a ler e eu andei no Colégio D. Duarte e num outro artigo seu, fala do Sr. Cunha, alfarrabista, onde o meu pai, religiosamente ia todos os fins de semana e me levava, a mim e ao meu...muitas memorias comuns. Ah! e andei no Salvador, etc, etc. Um abraço. O seu irmão nasceu no meu ano. Responder5 ano(s)Editado Iva Flores Vou perguntar à minha mãe se os conhecia. Eu vivi lá de 1956/58, talvez antes, até vir para Lisboa estudar, em 1969. Responder5 ano(s) Iva Flores Obrigada por me ter respondido. Responder5 ano(s) Iva Flores Ah! E nós íamos mtas vezes à Tentativa. O meu pai tinha lá um amigo que aí trabalhava. Responder5 ano(s)~

João Carreira
Que ternura !... PARABÉNS , à Sra . tua tia ...90 anos é obra !...
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)
Clara Roque Esteves
Vítor, nós a nascermos e a tua tia já era uma mulher linda.
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)
Isabel Maria
Parabéns à Lili,uma mulher linda!
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
A Lili agradece e retribiui, Isabel Reis
Responder7 ano(s)
Elsa Santos
Parabens.Linda fotografia
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)
Filomena Pita Soares
Parecida com a tua mãe. 🙂
Responder7 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
🙂
Responder7 ano(s)


~~~~~~o~~~~~~~

2014 02 29 Relvas e assis seguro sentado são as duas faces da mesma moeda, nomes apenas para dar e baralhar ou descartar.  Um, turbo-licenciado pelas universidades de cavaco,  outro, que tropeça nas palavras pelas quais se deixa deslumnbrar, cavaleiro da triste figura. O baile (co)mandado, desde soares & carneiro, esse, é do ps(d). E dos patrões do cifrão !


 Delacroix - A Liberdade guiando o Povo, na revolução de 1830, em França


Helena Vieira da Silva  A Poesia está na Rua (25 de Abril de 1974)

2013 02 24 Bem, essa do jornal do Balsemão (um dos fundadores do ppd-psd proveniente da ala liberal de Marcelo Caetano, apeado pelo 25 de Abril), e da comunicação social dos patrões  falarem em grandolagem referindo-se ao facto de nas manifestações se entoar a "Grândola, Vila Morena" que foi a senha para o derrube do fascismo em 25 de Abril de 1974 É UMA PROVOCAÇÃO e só pode nascer de cérebros que o temem pois rima com "gandulagem" ou "gatunagem" ou "ladroagem",  cérebros que fogem do "povo que mais ordena dentro da cidade", que rima com Solidariedade, Igualdade, Fraternidade e Liberdade, não a deles, mas a de quem é por eles espoliado, explorado, esmifrado, roubado, sacaneado, enganado, humilhado, espezinhado,  e assassinado pelas troikas internas e externas e seus moços e moças de recados ! Por isso Balsemão e confrades tremem e temem quem ? Quem, como Povo de Trabalho, contra os Patrões, Marchar, Marchar ! 


Quadro de Helena Vieira da Silva - A Poesia está na Rua 
Vídeo escolar - Zeca Afonso e Grândola, Vila Morena 

2014 02 24

em casa minha
os
livros são como coelhos
e de joelhos
estou
do chão ao tecto
não em adorações
de andores
mas em arrumações
com dores
tarefa infinda
dia-a-dia
na berlinda
pum catrapum
setúbal 2014.02.24

Maria João De Sousa 😉 9 ano(s) Maria Célia Correia Coelho 🙂 9 ano(s) Ana Wiesenberger Deve ser como na minha, amigo. 9 ano(s) Maria Natália Bravo E eu que deixei de os emprestar, que os colo cada vez mais a mim e que nunca me canso deles. 9 ano(s)

com mil olhos
e
dez mil bocas em cadeia
na verdade
sem vida
de interditos
benditos ou malditos
é
a cidade
entre dentes
a serpente
em surdina
setúbal 2012.02.24

o cansaço
do baraço
às braçadas
é meu
teu
o
abraço ?
setúbal 2014.02.24

Madalena Mendes

Estás muciogoeando

9 ano(s)

Madalena Mendes

Parabéns!

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

que significa "muciogoendo" ? Estou num brevíssimo intervalo de arrumar livros, tarefa ciclópica, de sísifo, prometeuístico 🙁

9 ano(s)Editado

Madalena Mendes

os teus poemas são do estilo do Múcio de Lima Góes, poeta pernambucano.

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

ou os dele como os meus LOL

Quem primeiro terá escrito ?

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

http://daliedaqui.blogspot.pt/.../poemas-de-mucio-lima-de...

D'ali e D'aqui: Poemas de Múcio Lima de Góes, poeta brasileiro e d'outros

DALIEDAQUI.BLOGSPOT.COM

D'ali e D'aqui: Poemas de Múcio Lima de Góes, poeta brasileiro e d'outros

D'ali e D'aqui: Poemas de Múcio Lima de Góes, poeta brasileiro e d'outros

 

tiritas
de medo
ou
de frio
não sei
e
não rio
setúbal 2014.02.24
triste
traste
all-quebrado
e
cansado
vegetando
na ínsula
setúbal 2014.02.24

2013 02 24 Foto Victor Nogueira . Mértola

Belmira Patrício
moura encantada... 🙂
Ver tradução10 ano(s)
Mia Pires Griff
ADORO Mértola~~~Entrada LINDA!!!!!!!!~~~Aí soube,que a mulher é que pinta as paredes exteriores.De contrário os maridos são chamados de "efeminados".
10 ano(s)
Manela Pinto
mertola e linda
10 ano(s)
Judite Faquinha
Mertula, é linda... não sei poque mas tudo o que é Alentejo eu adoro. Victor é lindo e as flores de amendoeiras e uma torre com as ameias bela foto !!!
10 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Gosto das flores em grande plano por cima do castelo.🙂
10 ano(s)
Thatalyscal Scaldelai
Linda foto,parece tirada no tempo medieval!!! 🙂
10 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Mas que bela foto! Tem profundidade e um carácter tridimensional. Para além disso desperta-me vários sentimentos.
10 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
gosto, gosto, da flor de amendoeira, suponho, das ameias, do céu azul, das flores amarelas.. perfeita!.
10 ano(s)
Deolinda F. Mesquita
A amendoeira em flor.... linda foto. Obrigada.
10 ano(s)
Leca Terruta
Linda foto amigo. Obrigada.
10 ano(s)
Maria Rodrigues
😃
9 ano(s)

Sem comentários: