Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Textos em fevereiro 28

 * Victor Nogueira

2023 02 28 Chunganices, chaganices e cheganices de André Ventura, convencido que a 25 de Abril se comemora o 28 de Maio, arvorado em putativo defensor da Revolução dos Cravos dos Capitães de Abril que não é a Revolução Nacional dos Tenentes de Salazar!  Ventura, que aplaudiu delirantemente e de pé a intervenção virtual do impoluto e  excelso democrata Zelensky, de mãos dadas com  Marcelo, Santos Silva e as bancadas do PS, PSD, IL, Chega, Bloco, PAN e Livre!


2021 02 28 foto victor nogueira - Elvas - porta com verduras

Esta porta terá sofrido alterações, embora se distinga pela sua simplicidade. Tratar-se há duma habitação popular, o que se poderá deduzir dos vasos com plantas colocados na  soleira  e à soalheira

2020 02 28 Foto victor nogueira . setúbal - aqueduto dos arcos
 
Águas em Setúbal ? De que águas falamos ? Do vasto estuário de Rio  Sado considerado uma das mais belas baías do Mundo ? Das ribeiras que neles desaguam ou desaguavam, como as da Ajuda, de S. Francisco, do Paraíso (ou do Livramento, hoje encabada), de Palhais ? Do aqueduto que partindo de Alferrara abastecia a Vila de Setúbal ? Dos fontanários ou chafarizes de Setúbal e de Azeitão ? De noras e alcatruzes ?

VER

Clicar em Águas em Setúbal e Azeitão - 01 - Setúbal para uma visita aos fontanários e chafarizes de Setúbal, alguns deles outrora servidos pelo Aqueduto dos Arcos

2020 02 28 Foto victor nogueira - Mindelo - Lugar da Igreja com o campanário da Igreja de S. João Evangelista 2016.10.07

Esta Rua da Igreja, que desce do Lugar do Outeiro até ao Largo onde entronca com a rectilínea Rua da Praia, que liga a EN 11 à Praia da Gafa, é uma via sinuosa, estreita, de largura variável no seu percurso, com as antigas casas de lavoura, como rua de (antiga) aldeia que é. 

Como passa por baixo do viaduto ferroviário, prefiro utilizá-la em alternativa à Rua da Praia, que frequentemente tem as cancelas fechadas à passagem regular do Metro de Superfície, com filas de carros,por vezes longas.

20217 02 28 AS NARRATIVAS DE SÓCRATES, O PEC IV E OS "SOCIALISTAS"  - A narrativa da vitimização continua como se todos fossemos artolas.. Então PCP/BE/PEV não votavam previsível e sistemáticamente contra os PEC’s enquanto PSD/CDS votavam a favor ? 

Procurou o PS/Sócrates/Seguro/Assis algum entendimento e acordos com o PCP/BE/PEV – a extrema esquerda, trombeteavam eles, para o apoiarem ? Ou preferiram sempre entendimentos com o PSD/CDS, os tais partidos com “elevado” sentido de estado, até que inesperadamente PSD/Coelho deu a cambalhota e votou contra o PEC IV ? 

Mas verdadeiramente, quem tirou o tapete ao PS/Sócrates foram os banqueiros, incluindo Espírito Santo, aliados a Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças de Sócrates, para que a troika assentasse arraiais em regime de protectorado ? Ou não ?

COMENTÁRIO EM https://aventar.eu/2017/02/28/a-entrevista-de-jose-socrates-a-tvi/#comment-218038

GRAVURA EM http://obviousmag.org/rubinho_borges/2016/a-importancia-dos-contos-de-fadas.html


2014 02 28 Foto victor nogueira - lisboa - torre de belém ~~~ parece uma jóia delicada, mas, na altura numa ilhota, para os navios que entravam na barra do tejo tinha um aspecto aterrorizante e um enorme poder de fogo ao rés das águas, cruzado com o da torre velha de Almada.

Concluída em 1520, com o correr dos anos perdeu a sua importância devido è evolução das técnicas pirobalísticas. Entre as funções posteriores está a da utilização dos seus paióis como masmorras para presos políticos durante a ocupação espanhola e posteriormente por João IV, na sequência da Restauração da Independência.

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos estão classificados como Património Mundial da Humanidade (UNESCO)
VER

Lisboa e Torre de Belém

Fatima Mourão
muito bonnito (Y)
9 ano(s)
Maria Odete Pais Gonçalves
Uma construção lindíssima...
9 ano(s)
Maria João De Sousa
Muito justamente classificados!
9 ano(s)
Heitor Ilíada
Entre o céu e a terra, eis que o céu se orgulha de ti,... oh! torre linda!
9 ano(s)
Magalhães Dos Santos
Realmente bonito(a)!
9 ano(s)
Isabel Dias Alçada
Belo ! Beijinhos querido amigo, bom fim de semana !
9 ano(s)
Elsa Cardoso Vicente
Bela e imponente...grata pela partilha...
9 ano(s)
Alice Coelho
Possante e imperiosa.....!!!!!!
9 ano(s)
Mohamed Zedan
جميلة
9 ano(s)

~~~~~~o~~~~~~

2014 02 28

com teu receio
de
permeio
as flores
fenecem
nas
dores
e
o
cais
deserto
de naus
setúbal 2014.02.28

calamos as palavras
e morremos
sem as dizermos
resguardamos os gestos
dos afectos
e partimos sem
os
partilharmos
em semi-breve
enleamos de nós
a meia-voz
a vida
vivida
e
morremos
sem cantarmos
setúbal 2014.02.28

são ocas
as
tuas
palavras
balofas
balelas
sem velas
desfolhadas
são de areia
a tua determinação
uma
efabulação
brlham talvez
com a leveza
etérea
do pechisbeque
uma borboleta
que volteia
e
não
aquece
a
chama
os teus mimos
não são arrimos
mas pantominas
setúvbal 2014.02.28



3014 02 28

1.
Os livros e as pessoas
Dizem que os livros são os nossos melhores e maiores amigos.
Mas os livros não se sentam á nossa beira,
nem têm olhos, nem sorriem
nem nos abraçam,
nem connosco passeiam pela rua, pelo campo.
Nada podemos dar aos livros
senão as letras dos nossos pensamentos
ou um pouco de nós
para que chegue aos outros.
.
Os livros têm os olhos que nós temos.
E os seus lábios são os nossos lábios.
Porque se os livros tivessem olhos
e lábios e mãos e dedos
seriam talvez pessoas
mas nunca livros.
(1969)
2.
o excerto é este
«Mas nada disto interessa. Uma presença, um gesto, um sorriso, valem mais que mil palavras. Não entendes isto ?»
retirado duma das minhas notas no inFaceLock.
3.
Comunicamos com os outros essencialmente com as palavras, pontes ou barreiras, clarificantes ou não. Mas também comunicamos através de outros meios, como os gestos, a postura corporal, a mímica, o vestuário, com chaves diferentes ou não conforme o contexto em que surgem ou o meio socio-cultural em que nos inserimos ou de que provimos.
4.
A mim o que me interessa são os vivos e a solidariedade ou o gesto que se não recusa, a liberdade que conseguimos fazer nascer nesta teia de constrangimentos e de embaraços.


2013 02 28 Foto Victor Nogueira - Mértola, nas margens do Rio Guadiana, que outrora foi uma "autoestrada" fluvial (vista geral)
Manuela Vieira da Silva
Bom dia, voando por cima dos telhados.🙂
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Olá Manuela Silva Estou de saída para uma consulta médica de rotina Mértola, com Alcoutim e Tavira, foi das terras que me seduziram/encantaram. Mas não iria viver para qualquer delas, salvo talvez Tavira, se o Algarve não fosse uma região de elevado risco sísmico, como Setúbal/Lisboa/Benavente Bjos
10 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
E eu estou de saída para almoço.🙂
10 ano(s)
Thatalyscal Scaldelai
Muito interessante,parece ser um lugar tranquilo!!!
10 ano(s)
Deolinda F. Mesquita
Muito bonito...... gosto 🙂
10 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Lindíssima foto do casario debruçado sobre o rio.
10 ano(s)
Alice Coelho
bom ângulo, boa perspectiva!!! beijo
10 ano(s)
Ana Maria Madail
Bela foto!!! bom fim de semana. Um Abracinho. 🙂
10 ano(s)
MRos Campos
Gosto muito.
10 ano(s)
Manela Pinto
esta tao linda esta foto, parabens ao fotografo
10 ano(s)
Donzilia Conceiçao
Linda esta foto do Guadiana e Mértola uma cidade linda Alentejana, esta vista geral é fenomenal. um beijo Victor.
9 ano(s)
Maria Rodrigues
(Y) lindoooooooo,adoro todas são lindas
9 ano(s)
Clara Roque Esteves
E desta ainda mais. Parece uma fotografia aérea. Contam-se as linhas e as cores.
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Clara Roque Esteves Creio que a foto foi tirada do cimo da torre de menagem do castelo, que por sua vez fica no ponto mais alto da povoação 🙂
9 ano(s)

2011 02 28 Para quem olhar para este Kant_O e quiser receber e retribuir !
🙂


Sem comentários: