Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 12 de março de 2023

Textos em março 12

* Victor Nogueira

2023 03 01 Fotos victor nogueira - Árvore (Vila do Conde) – Iluminações natalícias e Supermercado Mini Preço, em Chinatown, no Parque Industrial da Varziela (2023 01 14  IMG_1903 e 2923 01 15   IMG_1960)

Em 1º plano uma loja Minipreço, da rede espanhola Dia. O Mini Preço foi criado pelo Grupo Pão de Açúcar em 1979.  Este, em 1998, acabou por vender os Mini Preço ao grupo espanhol Dia. Presentemente a rede Mini Preço tem um total de 499 lojas em Portugal, das quais 297 em regime de franchising, para além de três centros de distribuição, empregando  cerca de 3.000 trabalhadores. Contudo, no início de 2023, a imprensa económica noticiou que o Grupo tenciona alienar ou encerrar a rede ou a marca Mini Preço, por não ter lucros que justifiquem a sua continuação.

Na foto e ao fundo o “Meu Super”, do Grupo Modelo / Continente, ao lado do qual existia um minimercado de produtos chineses, que na sequência da pandemia de Covid 19 encerrou, enretanto dando lugar à referida loja Mini Preço. 

Malhas que o Capital tece na “bisca” de rentabilidade, deixando pelo caminho um rasto de falências,  desemprego e maior exploração da força de trabalho. 

A primei loja Pão de Açúcar abriu em Lisboa a 1 de Maio de 1970, no local onde hoje funciona uma outra, da cadeia Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins. Em 1996, os supermercados e hipermercados Jumbo e Pão de Açúcar foram vendidos ao grupo francês Auchan. Cerca de duas décadas depois, em 2019, as marcas Jumbo e Pão de Açúcar terminaram. A nova designação para todas as lojas do grupo francês é agora Auchan.

Na época natalícia de 2022 / 2023 a EN 13 e as ruas em Chinatown foram decoradas com balões vermelhos ostentando caracteres chineses dourados. Felizmente o Tio Biden Sam disso não se apercebeu, senão teria havido tiro ao alvo e abatidos com fisgas, não fossem os balões, subversivamente “bermelhos”, espiões, não de 台灣 (Taiwan) mas de 北京 (Běijīng)!

2023 03 12 Para desventura nossa e despudoradamente o Expresso de Balsemão, militante nº 1 do PSD, patrão e proprietário de vários jornas e duma estação televisiva, a SIC,  prossegue a promoção do Chega de Ventura, agora numa peça totalizando 7 capítulos semanais! 

O 1º capítulo sintomaticamente é apresentado como «Génesis: a origem num subúrbio de Sintra que Ventura diz “parecer África” » Presume-se que ao 7º dia, perdão, no 7º capítulo, Ventura descansará, em todo o seu esplendor e glória, com a Criação do »Chega" da nossa desventura!

Informa o Expresso que « O podcast, desenvolvido ao longo do último ano, tem como base a entrevista de vida que Ventura deu ao Expresso em março de 2021 que deu origem a uma capa da Revista E, e cerca de 20 entrevistas a amigos, conhecidos e críticos do líder do Chega.[…] Um retrato falado de André Ventura, sobre o caminho contraditório do líder do Chega para o extremismo político. A narrativa, da autoria do jornalista do Expresso Vítor Matos, conta a história de André antes do venturismo, um fura-vidas à procura de uma oportunidade, e que ascende na Igreja, na academia e no comentário, até ceder às tentações da notoriedade e do populismo. Entre Deus e o Diabo, Como André se fez Ventura, é um podcast narrativo de sete episódios com publicação semanal. A partir de 12 de março e a cada domingo será publicado um novo capítulo.»


2020 03 12 Foto victor nogueira - castelo de Santa Maria da Feira, em 1998.09.11

Santa Maria da Feira - Castelo lá no cimo da encosta arborizada, frondosa, onde as pessoas deambulam calmamente. No sopé, no Rossio onde outrora se realizava a feira medieval,  uma igreja e convento do Elói lá em cima, com acesso por ampla escadaria, com fontanário e cruzeiro cá em baixo. Neste Rossio arborizado se realiza uma importante romaria, a Festa das Fogaças. Aqui se situa um espigueiro junto ao Orfeão da Feira  e um quiosque de ferro verde.

O "centro histórico" é pequeno,  com uma rua pedonal  e um largo com fonte a meio e edifício brasonado, onde também se situa o da Câmara: claro que falamos da Rua Direita e da Praça Velha. (Notas de Viagens 1998.06.14)

2017 03 12 Foto victor nogueira - ao sair do hospital de Oeiras onde fora visitar um familiar deparei com um pássaro de negra e brilhante penugem saltaricando num telhado. Numa das fotos ele está no ar, mas a cabeça não foi apanhada. Da sequência, fica esta e, na caixa de comentários, aquela que atrás referi.. Tenham um domingo soalheiro com doce e terna companhia.



Luz Nunes
Obrigada igualmente ! 😃
Responder6 ano(s)
Isabel Maria
Boa foto!
Responder6 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
É um melro, Victor? S´pode 🙂
Responder6 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Percebo pouco de pássaros. Aqui tens a sequência, clicando na foto abaixo http://kantophotomatico.blogspot.pt/.../03/saltaricando.html
saltaricando
KANTOPHOTOMATICO.BLOGSPOT.COM
saltaricando
saltaricando
ResponderEliminar pré-visualização6 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Pelo bico e a forma do corpo diria que é um melro. Digo mais... é um melro 🙂
Responder6 ano(s)
Filipe Chinita
o meu abraço victor
Responder6 ano(s)
Mia Pires Griff
Boa noite,Vitinho 😛 Gosto da foto e vou guardar!bjinho.
Responder6 ano(s)
Clara Roque Esteves
Um domingo ventoso, o sol escorregadio, apontando friagem. Cheguei a Lisboa. Estava mais frio do que na Figueira. A imagem é muito interessante. Um excelente click, bem aproveitado. Obrigada pela partilha. Uma semana boa e um abraço.
Responder6 ano(s)
Luisa Neves
Bela foto. Obrigada e... boa semana. Abraço. 😉
Nenhuma descrição de foto disponível.
Responder6 ano(s)Editado
Milu Vizinho
Que bonita foto Victor, é um melro...Obrigada pela partilha...Beijinhos
Responder5 ano(s)
Alice Capela
Lindo e ternurento o querido melro... 😊
Responder5 ano(s)
2014 03 12 dia(s) de (muitas) mulheres, como 'fadas' do lar ou empregadas domésticas a dias !

Isabel Dias Alçada
Grande verdade amigo, mas esqueceu-se de um grande pormenor de colocar a foto de um homem de h pequeno, pois nunca tive Homem que me ajudasse, tive sempre foi que me desse trabalho......beijos amigo 😃
9 ano(s)Editado
Margarida Piloto Garcia
Victor Nogueira só gosto de contos de fadas, fadas do lar nem por isso. 🙂
9 ano(s)
Gabriela Conceição
ai! isso a noite é indigesto. dás insónias, pesadelos...🙁
9 ano(s)
Nascimento Maria
Grande verdade .As mulheres presisam de ter vários braços .
9 ano(s)
Nascimento Maria
No que me toca a mim já não preciso de tantos
9 ano(s)
Arminda Griff
Já não é bem assim,Victor! Aqui não me identifico de todo! 😉
9 ano(s)
José Eliseu Pinto
Those were the days...
Ver tradução9 ano(s)
Alice Pinto
as mulheres precisam ter varios braços mesmo assim a quem diga que a dona de casa não faz nada
9 ano(s)
Graça Maria Teixeira Pinto
Não sei se há fadas do lar, mas sempre vi as Mulheres a trabalharem em casa!
9 ano(s)
Belaminda Silva
Grande verdade! O meu ex nunca me ajudou. pelo contrario...sempre me deu trabalho de mais... Beijinho ❤ camarada Victor 🙂
9 ano(s)
Maria João De Sousa
Está curiosíssima, a caricatura, Victor Nogueira! Mas olha que não é tão exagerada como parece... eu cheguei a cozinhar com as minhas filhas ao colo... obrigada! 🙂
9 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
pois, infelizmente ainda é assim em alguns casos...
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
reparem que eu escrevi "fadas" do lar e empregadas domésticas, aquelas que são pagas à hora,. E não me parece que em muitos lares/casas não seja assim ! Mas o "amor" de mãe ou de avó não contabiliza: é tudo por amor ... à família !
9 ano(s)
Milu Vizinho
Uma mulher pelos filhos e pelos netos faz tudo, porque é a força do amor. Camarada Victor Nogueira bem hajas pela partilha BJ (Y)
9 ano(s)
Donzilia Conceiçao
Tantas vezes me senti assim Victor, obrigada beijinhos
9 ano(s)
Judite Faquinha
Victor, a caricatura, está engraçada, mas eu não era assim, o meu marido era um bom cozinheiro, e a cozinha era por conta dele porque ele gostava... o resto era comigo, ainda que ele me tirasse o aspirador das mão visto eu ter problema de coração... mas eu gostava de cuidar da da minha casa e cuidar dos meus filhos. Hoje cuido de mim e da minha casa bjinhos noite feliz.❤
9 ano(s)
Fatima Mourão
(Y)
9 ano(s)
Ana Maria Madail
Obrigada Victor.. Uma caricatura da mulher. pela familia... Bjss.
9 ano(s)Editado
Deolinda F. Mesquita
Mas ainda há senhoras que dizem "qual é a sua profissão? - não faço nada estou em casa... faço Só as coisas da casa..." BOLAS!!!! Obrigada Victor.
9 ano(s)Editado
Maria Rodrigues
(Y) 😃
Ver tradução9 ano(s)

Sem comentários: