Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 22 de novembro de 2009

Da Poluição e da União Europeia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuSM3dBwce11Y5MYiyzL_sKrhEd_58XbSqQfKv8RHi3x25rVpA8vcOjiHdmnN4skCbn8tx4V4Aj7KjlE_Xse0b-RzyGRL-vtSoUujGZ0f6xVa9YXc-efwjqLpK2KHVy9JBBEWvbbmGFq7n/s1600/Tempo+2.jpg

* Texto e foto de Victor Nogueira
.
O ar em Setúbal é poluído, mas eu moro no último andar no cimo duma encosta.  O ar é poluído mas não parece pois o céu está quase sempre azul. Quando morava em Évora e vinha a Lisboa, quando me aproximava de Setúbal tiinha de fazer mais esforço para respirar. Agora já não sinto o esforço porque já me habituei à poluição. Também quando comecei a trabalhar no Barreiro mal o comboio se aproximava do Lavradio os olhos e a garganta começam a arder e muitas vezes a Vila e a Câmara estavam cobertos por um nevoeiro quase cerrado, não de humidade, mas de gases expelidos pelas fábricas da Companhia União Fabril.  Estas, tal como a cimenteira da Arrábida (Setúbal), na altura estavam cobertas de poeira.
.
Mas aqui o ar está sempre poluído,  embora não se note. Setúbal tinha muitas fábricas, mas ainda tem uma fábrica de cimento, a central hidro-eléctrica, uma fábrica de pasta de papel e um estaleiro naval.
.
Agora as fábricas foram obrigadas a colocar filtros mas o estuário continua poluído por causa dos metais pesados e das químicas dos arrozais de Alcácer do Sal. Antigamente os barcos iam até Alcácer do Sal, agora já não. A fábrica de cimento fica no Parque Natural da Arrábida, que ainda tem vegetação única no mundo, mas apesar dos protestos da população um dos Governos do PS renovou a concessão da fábrica de cimento e decidiu que é uma das duas que queima resíduos tóxicos.
.
Eles dizem que não há perigo para a saúde da população,  mas como a Câmara na altura era do PS e o Governo do PS (na altura o 1º ministro de agora era Ministro do Ambiente) ...
.
Aliás agora há (mais) um grande escândalo envolvendo o actual 1º Ministro do PS e ex-Ministros do PS, do PSD e do CDS por corrupção, mas o PS modificou as leis como o Berlusconni para proteger os ricos e os governantes e deixar a pequena criminalidade à solta para que as pesssoas se sintam inseguras e assim limitarem os direitos das pessoas, isto é, os protestos e manifestações dos trabalhadores e das populações
 .
.
Nisto os governantes de Portugal não se distinguirão dos da maioria da União Europeia e do resto do mundo capitalista, incluindo os da chamada Europa de Leste. A Democracia deles é um logro e um embuste!
.
O PS prometeu fazer um referendo sobre o Tratado de Lisboa mas depois deu o dito deu o dito por não dito e foi aprovado apenas no Parlamento com os votos do PS e do PSD. Aliás, quando há referendos, a União Europeia «democrática» ou permite que sejam apenas aprovados nos parlamentos nacionais ou «obriga» a repetir os referendos até que o voto maioritário seja ... SIM
.
Fotografia - Poluição ao Pôr do Sol
.
.

Sem comentários: