Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 31 de janeiro de 2010

97 retratos



Assunto: 97 retratos !
Data: 31/Jan 2:58
E bestial ter uma galeria de amigos e amigas com 97 retratos! Mas uma grande parte está ali muda e queda, em doce ou mau sossego. Silenciosos. No inverno caem as folhas das árvores que não têm folhagem perene ou persistente. Talvez haja quem goste de ver árvores despidas de folhas, ramos despidos erguidos aos céus, bons para acender a lareira e ver as chamas voarem em danças amarelo avermelhadas. Mas apesar da beleza quer das árvores despidas de folhagem, quer das chamas dançando na lareira que não tenho, prefiro a copa sempre verde e frondosa das árvores de folha perene, onde podemos repousar sossegadamente o olhar. 
.
Chegou pois a altura de mais uma vindima, de cortar os ramos secos, de enviar para o sótão das velharias quem ao longo de semanas não deu sinal de vida, não percebendo eu porque solicitaram fazer parte da minha galeria de amizades. Para muitos, esta é a minha última mensagem, à qual se seguirá a varredura. Se alguém fôr «apagado» injustamente, que o diga! Beijos às moças e abraços aos moços Victor Nogueira ___ ___mc deddy - saudadi di guiné___dedinho2002
.
.

Universum: representação do Universo em xilografia, usada pelo astrónomo na obra "L'atmosphère: météorologie populaire",Paris 1888.
Coloração de Heikenwaelder Hugo, 1998. 
.
.

4 comentários:

Victor Nogueira disse...

Assunto: RE: 97 retratos !
Data: 31/Jan 16:08

Olá Victor, boa tarde Tens toda a razão, eu já dei a entender o mesmo a algumas pessoas da minha lista mas nem resposta, se me permites vou utilizar o teu texto que está muito bem escrito e dirigir às mesmas. Abraço grande. José Pereira

Victor Nogueira disse...

Assunto: RE: 97 retratos !
Data: 31/Jan 14:09


Bom dia Victor!

Ai de si que me vindime! Rsrsrsrs:) Teria de me pedir desculpas perante todo o Hi5 :)

E, já que estamos em maré de reclamações, você também nunca visita a minha página, não é verdade?

Mas não é por isso que admiro menos o meu amigo ou que a amizade sai diminuida!

Um grande abraço e um Bom Domingo! Beijinhos :)

Carmen (hi5)

Victor Nogueira disse...

Assunto: RE: 97 retratos !
De: ♥Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ♥
Data: 31/Jan 22:32
Fermina

Victor Nogueira disse...

Assunto: Olá
Data: 31/Jan 23:35

Olá Victor,
Em primeiro lugar, quero agradecer-te muito as fotos que me enviás-te do teu neto Francisco.
Obrigada mesmo, gostei muito de o ver, assim como os teus filhos. A tua filha tem um ar muito simpático. Tb Adorei ver as senhoras com mais alguma idade. Ainda estão benzinho, estavam todas felizes com o seu bisneto, neste caso a tua mãe.
Só faltás-te mesmo tu, porque tb não ficás-te em alguma foto??
Dizes em uma mensagem que acabei de ler à alguns minutos, que ninguem te responde, não é totalmente verdade, sei que não esvrevo muito, mas tb quando te enviou umas palavras, práticamente não respondes.
Sei que não tenho muito jeito para escrever, gosto mais de falar directamente com as pessoas, isto assim para mim, não é nada. Mas é o que se pode arranjar...risos.

beijinhos da amiga,
laura
(hi5)