Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Variações em torno do 7



 



A semana é:


Para um preso, menos 7 dias
Para um doente, mais 7 dias
Para os felizes, 7 motivos
Para os tristes, 7 remédios
Para os ricos, 7 jantares
Para os pobres, 7 fomes
Para a esperança, 7 novas manhãs
Para a insônia, 7 longas noites
Para os sozinhos, 7 chances
Para os ausentes, 7 culpas
Para um cachorro, 49 dias
Para uma mosca, 7 gerações
Para os empresários, 25% do mês
Para os economistas, 0,019 do ano
Para o pessimista, 7 riscos
Para o otimista, 7 oportunidades
Para a terra, 7 voltas
Para o jogador, 7 jogos
Para cumprir o prazo, pouco
Para criar o mundo, o suficiente
Para uma gripe, a cura
Para uma rosa, o amor
Para a história, nada.
Para a vida... Tudo!
 
 — com Victor Nogueira.

 ·  · 18 de Outubro de 2010


    • Rute Aguiar E os Felis têm 7 vidas! Não é justo ;) ...bom, mas também finar assim repetidamente, taditos...ou tudo ou nada!É a dicotomia da vida!
      18 de Outubro de 2010 às 17:27 ·  ·  1 pessoa

    • Victor Nogueira E para Lawrence da Arábia ... "Os 7 pilares da sabedoria :-)* 
      Quanto à vida "Tudo de bom ou um pouco mais se puder ser", como dizia Pessoa
      há 38 minutos ·  ·  1 pessoa


    • Sílvia Simões Serrano Identifiquei o amigo Victor Nogueira aqui nesta minha foto de mural por causa de ter falado no numero 7, gosto do numero 7 e do 9. LOL! A vida comigo teima em não ser boa, mas vai-se vivendo. Estar viva já é muito bom, obrigada amigo Victor também lhe desejo tudo de bom ou como diz Pessoa um pouco mais se puder ser. Beijinho
      há 18 minutos ·  ·  1 pessoa

**********
.

Victor Nogueira partilhou a foto de SELOS.
Por: SELOS
 ·  · há 3 horas
    • Victor Nogueira 
       Travessuras doces com travesseiro para amortecer ? Ou doces travessuras sem ficar enfronhado ? LOL
      .
      ... e ainda por cima "sete" é um número cabalístico :-)
      .
      o sétimo selo um dos meus filmes favoritos, de Ingmar Bergman , com a morte a jogar xadrez com o cavaleiro, tendo como pano de fundo a "miséria" e "medos" da Idade Média. 
      .
      E ainda há outro - de um realizador que não recordo - "os sete pecados mortais". 
      .
      Por este andar as travessuras ficam amargas LOL
      há 3 horas ·  ·  1 pessoa

Sem comentários: