Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 7 de setembro de 2014

Mindelo - a praia

* Victor Nogueira


1973

Mindelo, onde há uma praia rochosa que me deslumbra pela violência com que as ondas batem na rocha em cascatas de espuma que salpicam o rosto. (...) (MCG - 1973.08.02)

1993


No verão a população aumenta grandemente, pois trata-se duma praia muito procurada, com cheiro a algas e maresia, calma na zona rochosa e com ondas alterosas e batidas na zona arenosa, embora fria e ventosa para o meu gosto de pessoa nascida e criada nos trópicos. Deste modo no verão, com o comércio, o pessoal da terra procura tirar o sustento para o resto do ano. Fora isso as pessoas vivem da pesca e da agricultura (por trás da casa há um enorme campo que se cultiva), enquanto na praia se recolhem as algas para adubar as terras. (MMA - 1993.08.20)

1997

Na praia faz‑se a apanha do sargaço, na praia, utilizado na adubagem dos campos agrícolas. Aqui situa‑se uma reserva ornitológica. (Notas de Viagem, 1997)

2014

A praia é de nortada e não poucos banhistas usam para-ventos. As barracas estendem-se a sul da enseada rochosa, antigo ancoradouro dos barcos de pesca, enquanto que para norte a orla é de fundões e causa de afogamento de banhistas desprevenidos. No areal de areia grossa, abundam, para além de sargaços, calhaus rolados, lisos, detritos e esparsas conchas. O restaurante fechou mas ao lado existem duas esplanadas sempre concorridas enquanto no passeio costeiro dedambulam transeuntes. O areal de terra batida para estacionamento automóvel foi asfaltado, perdendo o ar "selvagem". Já não se apanham sargaços para estender no area para secagem: a actividade foi proibida pelo município para permitir o usufruto dos areais pelos banhistas. Na praia pratica-se o parapente.  Pelo areal deambulam pequenas aves - talvez gaivotinhas - mas nenhuma consigo fotografar; deslizam rápidas e saltitantes.  Nada resta das casas de colmo  dos pescadores nem do memorial da tentativa de desembarque das tropas liberais, que acabou por verificar-se mais a sul, em Pampelido, no concelho de Matosinhos. Mas o que a história regista é o desembarque dos "bravos do Mindelo", a 8 de Julho de 1832, para pôr fim à monarquia absoluta, trauliteira, ultramontana e beata do senhor D. Miguel I, após uma sangrenta guerra civil.

Ao fim do dia, umas vezes nublado, outras límpido, sem nortada e com temperatura amena, a praia despejada de banhistas e veraneantes, passeio pelol areal, observando os calhaus rolados, o rendilhado das ondas morrendo na praia, as gaivotinhas corredoras ...

Sem comentários: