Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 16 de setembro de 2014

na foz do rio Ave

* Victor Nogueira (texto e fotos)

Na foz do Rio Ave situam-se em Azurara a Reserva Ornitológica do Mindelo e os estaleiros navais, enquanto na margem direita, de Vila do Conde, encontramos a Capela de N. Sra da Guia ou Forte de S. João Baptista, a praia  da Guia e um memorial aos  Bravos do Mindelo. Do cimo das muralhas o nosso olhar vagueia do Convento de Santa Clara em Vila do Conde ao Mosteiro Franciscano de  S. Donato, em Azurara.

Desde a Idade Média que a protecção da foz e da barra do rio Ave face aos ataques dos piratas era uma preocupação para os governantes de Vila do Conde, que nos meados do século XIII, face à importância da povoação como porto de pesca e estaleiro naval, decidiram constrir uma torre junto à Ermida de Nossa Senhora da Guia, Contudo e com os tempos a defesa da barra exigia edifícios mais adequados.

Aproveitando os rochedos, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, também conhecido como Forte de São João Baptista data do século XVI e apresenta planta pentagonal com baluartes também pentagonais nos vértices, em estilo Vauban adaptado às novas técnicas pirobalísticas. O forte quase se poderia chamar mais apropriadamente de Santa Engrácia, pois apenas foi concluído em ... 1793. Desactivado em 1834, passou a ter como funções o registo de entrada e saída de embarcações da barra do Ave.Praticamente abandonado no século XX, foi recuperado na década de 90 do século XX e transformado em unidade hoteleira.

Nas cercanias encontra-se o Padrão da Memória da tentativa de desembarque das tropas liberais em 1832 intento que o governador da Praça não permitiu e veio a verificar-se calmamente e com êxito numa praia mais a sul, durante horas, sem qualquer interferência das forças fiéis ao Senhor D. Miguel. Foi obra pois eram 60 naus transportando um exército de 7 500 militares que ficaram conhecidos como o Bravos do Mindelo.

Capela da Senhora da Guia, protectora dos mareantes, é uma ermida que remontará ao ano de 953, sendo então designada como ermida de S. Julião. Para além da utilização de índole religiosa, o templo funcionou, inicialmente, como ponto de apoio para defesa da barra. (1) 

Aqui se situa a praia com o mesmo nome, rochosa e de areia grossa, com vegetação dunar e poiso de gaivotas. Nas traseiras da Capela uma escadaria conduz a uma plataforma que serviria de posto de vigia e de farol para a entrada na barra. Esta praia, abrigada das nortadas, é essencialmente frequentada pelos vilacondenses e situa-se na Zona Balnear da Frente Urbana Sul.

Foi neste ano de 2014 a primeira vez que visitei os referidos forte e capela, estando o tempo nublado no 1º dia e mais límpido no subseqente.

 (1) sobre a capela ver  Vila do Conde Quasi Diário (6º e último acto) in 
http://viladoconde4.blogs.sapo.pt/112168.html


FOTOS EM  na foz do rio Ave
http://kantophotomatico.blogspot.pt/2014/09/na-foz-do-rio-ave.html

Sem comentários: