Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

os registos em 10 de outubro

* Victor Nogueira

HÁ 1 ANO



10 de outubro de 2018 ·  
Foto de família, em Luanda, cerca de 1952 - Penso que este foi o 1º automóvel dos Nogueira da Silva em Angola, uma carrinha Morris, creio que de cor creme. A miudagem gostava de ir na carroçaria, em pé, agarrada à grelha junto à cabine.~

HÁ 2 ANOS



10 de outubro de 2017 às 12:37 · 
foto Rui Pedro - em S. Marcos (Cacém). na oficina do Leitão, que em Luanda era amigo e o mecânico dos meus pais, padrinhos duma filha dele. Entre os automóveis antigos para "restaurar / recuperar" estava este Citroen "arrastadeira" e vários "bocas de sapo". Nos anos 40 do passado milénio o meu avô paterno teve uma "arrastadeira" como esta.

10 de outubro de 2017 às 09:31 · 


Foto Victor Nogueira - Lisboa (zona de S. Paulo)


HÁ 5 ANOS



10 de outubro de 2014 às 14:52

um dia de sol
sem tarde de chuva
no prato um rissol
com sumo de uva
no ar as núvens
são brancas de neve
que entre si não rimam
e o coração não ferve

setúbal 2014.10.10
Foto Victor Nogueira

HÁ 6 ANOS



10 de outubro de 2013 às 23:52 · 
Após a Itália ser unificada, em 1861, [Garibaldi, Mazzini e Cavour] muitas das óperas de Verdi foram re-interpretadas como Risorgimento. Começando em Nápoles, em 1859 e se espalhando por toda a Itália, o slogan "Viva VERDI" foi usado como um acróstico de Viva Vittorio Emanuele Re D'Italia (Vitor Emanuel, Rei da Itália), se referindo a Vítor Emanuel II da Itália, então rei da Sardenha


Manuela Vieira da Silva 
Verdade. E o Hitler tinha o Wagner. E o Salazar? Sabes? Poderia ser cânticos de Igreja ou o Hino da Mocidade Portuguesa.:-) Os ditadores servem-se da música ou de determinados compositores para enaltecer a sua política.

Victor Barroso Nogueira
Menina Manuela Silva A reunificação alemã no século XIX sob a direcção da burguesia foi um movimento revolucionário e progressista que atacou o poder dos grandes terratenentes e da igreja católica, igreja católica que só recuperou com o Tratado de Latrão com o regime fascista de Mussolini e os empréstimos deste, Garibaldi, Mazzini, Cavour e Verdi eram republicanos mas a figura "unificadora" foi Victor Manuel II, um defensor da unificação italiana e adepto do parlamentarismo.

Manuela Vieira da Silva 
Tens razão, Victor Nogueira. Não confundir a História.


11 de fevereiro de 2013 às 23,26


Continuando o meu balde/baile de máscaras neste carnaval de 2013, um auto-retrato telemovelesco. O poema, esses está aqui, logo a seguir

5 de fevereiro de 2012 · 
Lassos
como roupa
no chão.......em rodilha
.............Rugas
(imperceptíveis)
.............nos olhos
um leve sorriso:
olá amiga!

um erguer pela gola
um desalento
um sorriso brando

na serenidadde do entardecer
uma enorme interrogação
a luz do candeeiro
o pó dos caminhos

nos lábios
um leve sorriso
(imperceptíveis)
.........ao canto dos olhos
rugas
.........na alma
um enorme cansaço



Victor Nogueira - Poesia
1972.Março.04. Évora —

~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Fiilomena Pita Soares 
Não fazia ideia que quando escrevias lá pelas mesas do Arcada estavas escrevendo isto!... Gostei!
1

Victor Barroso Nogueira 
Não só mas também LOL
1
Filomena Pita Soares 
Acredito que não só!...:)
1
Maria Lúcia Borrões 
Que bom, teres feito a transcrição porque não conseguia decifrá-lo na totalidade. Naqueles tempos tb não sabia dos teus dotes literários. Parabéns!!!
1
Victor Barroso Nogueira 
LOL. Eu era o colega "distante" da Associação dos Estudantes, do Grupo do Arcada, o cabecilha das contestações nas aulas e fora delas, e que estava quase sempre a intervir, para além do retrato que de mim fizeste em memória, há dias, Lúcia :-)

João Gonçalves 
[...]

Victor Barroso Nogueira 
Grato João, dos amigos que nunca esqueci e fazem parte da minha vida :-)
 
Victor Barroso Nogueira 
como a Lúcia e a Filomena, reencontradas ao fim de tantas décadas :-)
1
Yolanda Botelho 
MARAVILHOSO,BJ
1
Ana Albuquerque 
E eu, nesta noite que já (es)corre nos meus olhos, não sei se fortaleço o laço ou suavizo o logro. Olá amigo, gostei,   sempre muito do que escreves. Um abraço.
1
Margarida Piloto Garcia 
Gostei Victor.Em poucas palavras se faz poesia verdadeira.
1
Nandinha Monteiro 
Com sentimento, sentido e verdadeiro?só se pode transmitir lindas palavras...gostei muito!Obrigada Victor,pela partilha ,bem haja...beijinhos.
1
Manela Pinto 
olha nao sei porquê mas é isso mesmo, rugas sorrisos cansaços, muito pó no caminho, apenas nao quero parar!!!
1
Maria Lúcia Borrões 
Eu, que fui sp tão resistente a entrar nas redes sociais, estou rendida ao FB pelas oportunidades que me tem proporcionado de reencontrar pessoas queridas a quem tinha perdido o rasto há tantos anos! Tu és uma delas, Victor e o João é outra. OBRIGADA!!!
2
 
 
 
Helena Pratas
Helena Pratas Tu sabes que adoro tudo o que escreves!! Um beijoooooooooooo
1
 
 
Filipe Chinita
Filipe Chinita meu abraço...
1
 
 
 
Joaquim Carmo
Joaquim Carmo Muito bom, Victor! Grato pela partilha, vou também partilhar! Abraço
1
 
 
 
Maria Helena Ribeiro
Maria Helena Ribeiro LINDO!!!! Em poucas palavras diz tudo... Obrigada pela partilha Joaquim.
1
 
 
 
Maria Helena Ribeiro
Maria Helena Ribeiro Beijos amigo.
1
 
 
 
Deolinda F. Mesquita
Deolinda F. Mesquita Gostei muito, penso ser um maravilhoso teres estes documentos que são tão lindos... já com 40 anos. Obrigada Victor :))
1
 
 
 
Deolinda F. Mesquita
Deolinda F. Mesquita Então o poema é este.... quero outro......
1
Manuela Vieira da Silva
Manuela Vieira da Silva   muito.:-)
1

10 de outubro de 2013 às 00:37 · 



Industriais querem Constituição revista
"Será que os sobreviventes desta crise não têm legitimidade para exigir aos agentes políticos para reverem a Constituição?", pergunta o presidente da Associação Industrial Portuguesa.
Ler mais:  http://expresso.sapo.pt/industriais-querem-constituicao-rev…
~~~ Pois, pois. A constituição deles deve ter como artigos
1. a soberani«a reside no grande capital económico-financeiro
2. é garantida a propriedade privada plena ao grande capital e a "justa" remuneração dos seus rendimentos e lucros
3. Os direitos do grande capital e da especulação financeira prevalecem sobre todos e quaisquer direitos ou declarações universais de direitos humanos
4. não é permitida qualquer actividade, associação profisssional ou partido político qe questione ou ponha em causa os artigos anteriores.
5. é abolida a pena de morte, salvo se esta resultar da fome ou da doença
6. o hino nacional intitula-se ARBEIT MACHT FREI e terá apenas os seguintes versos: "tudo pela nação, nada contra a nação / pois o trabalho liberta / lá vamos, cantando e rindo / levados, levados, sim / para a fundição da alegria no trabalho"

HÁ 9 ANOS  

10 de outubro de 2011 às 22:34 · 
Sou, sobretudo, aquilo que faço e não apenas aquilo que digo. O amor, a amizade e o amoramizade são simultâneamente, fortes como o roble centenário e audazes e rasgando horizontes como a águia altaneira e frágeis como a leve cana agitada pela mais leve brisa ou o pardal com seus voos rasteiros e saltitantes. Mas todos e cada um deles carecem de "cuidados" para sobreviverem.(VN)



Sem comentários: