Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

os registos em 18 de outubro

* Victor Nogueira

HÁ 1 ANO

18 de outubro de 2018 às 21:43 


foto de família - Luanda - pescadores recolhendo a rede, na Praia do Bispo. Em frente, um troço da Ilha do Cabo. Na mão, a vara de ximbicar. As canoas eram feiras dum tronco de árvore, escavado.


HÁ 2 ANOS


18 de outubro de 2017 às 22:55 · 


AUTO-RETRATO


HÁ 3 ANOS

18 de outubro de 2016 às 19:54


Não está poeticamente outonal nem soalheira e dourada a manhã, mas invernalmente cinzentonha e chuviscosa. Para lá da vidraça mas para cá do horizonte voam pássaros em cerradas e velozes formações, a rasar o solo. Tudo é silêncio, salvo o zumbido nos meus ouvidos, quebrado pelo hoje raro sobrevoo desta ou daquela aeronave, e o baque rápido e compassado do meu dedilhar nas teclas - com intervalos de silêncio para refazer adequadamente esta ou aquela expressão ou palavra..

Os regos do cegado milheiral convergem para o edifício branco lá longe, tal como as hastes remanescentes do milho se alinham em rectilíneas fileiras, junto ao solo. Olho novamente pela janela e a mata verde escura parece-me mais próxima e não tão longínqua. Mas nem este é o Castelo de Dunsinane, nem aqui mora Macbeth. Logo, aquela não é a Floresta de Birnam.

Levanto-me, aproximo-me da vidraça e de facto, envoltas pelo nevoeiro, as árvores e as casas que bordejam o campo parece terem aumentado de tamanho e parece estarem muito mais próximas, como se estivessem agora ao alcance dum braço estendido. Vou buscar a Canon e pelo visor tudo me parece como habitual, às distâncias habituais. O terreno do quintal está despido e castanho - dentro em breve germinarão as nabiças - as folhas dos feijoeiros vão-se desverdando em tons de amarelo - é tempo de colher as últimas vagens - e algumas dálias laranja e rosas avermelhadas como vinho tinto timidamente tentam dar alguma cor ao tristonho meio-ambiente que me cerca.

... .... ...

No vídeo - já a seguir - ouve-se a chuva e a passagem dum avião proveniente de Pedras Rubras, mais a sul.

https://www.facebook.com/vicnog.na.rede/videos/vb.1394553665/10208344362192051/?type=2&theater

HÁ 4 ANOS

18 de outubro de 2015 às 09:25 · 


foto victor nogueira- setúbal - chez moi

Teresa Mercês de Mello 
Que lindo recanto!Bjs
1
Donzilia Conceiçao 
Perfeito! <3 beijinhos="" p="">
1
Manuela Miranda 
Que linda Sala Amigo Victor por acaso gosto muito beijinhos Bom Domingo <3 p="">
1
Maria Márcia Marques 
excelente, os livros regressaram às estantes....

Victor Barroso Nogueira 
Está tudo arrumadinho, Maria Márcia Marques nem acreditarias, só mesmo vendo in loco :-P

Maria Márcia Marques 
arranjo floral completa o ambiente...
2
Arminda Griff 
Livrinhos todos arrumados? Agora já posso andar por aí sem tropeçar...

Victor Barroso Nogueira :-P

Victor Barroso Nogueira Falta ordenar os do corredor. Queres ajudar ? Huuummmm
1
Arminda Griff 
Sabes o que fazer!

Victor Barroso Nogueira 
Arminda Griff Pois. Bem peço voluntariado r ofereço cama, mesa e roupa lavada mas ... nickles, batatóides, Arminda Griff :-P
1
Arminda Griff
:P ... pa tu também.
3
Victor Barroso Nogueira 
Arminda Griff Não percebi, Que maldade fiz desta feita ?

 Graca Maria Teixeira Pinto 
Gosto do pormenor dos livros! :)
1
Manuela Vieira da Silva 
Gosto do pormenor da jarra de girassóis! Assim gosto, Victor! <3 :-="" p="">
1

HÁ 5 ANOS


18 de outubro de 2014 às 16:47

com embaraço não dás o braço
o abraço ou o beijo

sem ensejo
e
em rodilhas o desejo
enrodilhado

estilhaçados os brocados

setúbal 2014.10.18


18 de outubro de 2014 às 16:34

nos teus poemas
em floreado bailado
alado
partilhas as sapatilhas

sem atilhos
atalhas
em atalhos
para toda a gente
e
ninguém

no cais
fenecem os marinheiros

setúbal 2014.10.18


18 de outubro de 2014 ·  · 


foto victor nogueira - dia de inverno e tempestade

HÁ 9 ANOS

18 de outubro de 2010 às 02:37 · 



HÁ 10 ANOS


18 de outubro de 2009 às 01:58 · 

«Não há maior comédia que a minha vida: e quando quero chorar ou rir, admirar-me ou dar graças a Deus ou zombar do mundo, não tenho mais que olhar para mim» (Pe António Vieira, sj)

Sem comentários: