Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 15 de outubro de 2019

os registos em 15 de outubro

Victor Nogueira

HÁ 1 ANO

15 de outubro de 2018 às 16:07 · 


foto victor nogueira - Setúbal, o estuário do Rio Sado e a Península de Tróia vistos do Castelo de Palmela

HÁ 2 ANOS

15 de outubro de 2013 às 14:06



Nas nossas vidas o que é o domingo ? Antes de tudo, o dia de ir à missa, dia de religião mas também de convívio, de vestir o fato de ver-a-Deus. Especialmente em Luanda, dia de ir à praia na estação quente ou de na estação fresca (cacimbo) almoçar num dos restaurantes dos arredores (frango assado ou bacalhau assado ou bife com ovo a cavalo e batatas fritas) - não me lembro se na estrada do Cacuaco, se na de Catete. Dia do passeio dos tristes, sobretudo em Portugal - pela linha do Estoril (com os meus padrinhos), em Lisboa, pela Estrada da Póvoa (de Varzim) ou a Matosinhos ou à Foz do Douro e Castelo do Queijo, se no Porto (com os meus avós). Ou de ir a Goios e conviver com os meus primos e primas. Também havia em Luanda o passeio dos tristes, de ir até à ponta da Ilha do Cabo (com lanche numa cervejaia), ou ao Cacuaco ou à barra do rio Dande,

Em Portugal  era também para muitos portugueses/as o dia do namoro, no jardim, não poucas vezes com a banda a tocar no coreto. Era de sábado para domingo também o dia (ou a noite) dos bailaricos, nas sociedades recreativas, as miúdas sob o olhar atento das mães, das  tias ou dos irmãos mais velhos. E também o dia das bebedeiras dos homens nas tabernas. Ou da ressaca. E era também para muita gente o dia da ida ao cinema, fossem de estreia, fossem de "reprise", estes com dois filmes diferentes. 

Mas poemas que se referem a isto aparecerão mais à frente, noutra nota. Hoje, seleccionei e partilho estes. Boa leitura.


Foto de família - num dos restaurantes dos arredores de Luanda


Foto de família - nas canoas dos pescadores para a ilha em frente à nossa casa, na Avenida da Praia do Bispo, em Luanda

* Manuel Alegre – Poemarma
* Alfred Lichtenstein - Domingo à tarde
* Vinicius de Morais - Soneto de um domingo
* ferlumbras - Domingo à noite merece um poema
* Cazuza -  QUERIDO DIÁRIO (TÓPICOS PARA UMA SEMANA UTÓPICA)
* Jorge de Sena - Lisboa um domingo
* Alda Lara - AS BELAS MENINAS PARDAS



Carlos Rodrigues 
Belos Poemas sobre o Domingo e não só. Dia de descanso físico e mental, assim convencionado, outros dizem ser o Sábado ( o Sétimo Dia Bíblico e o que realmente significa Descanso ). Em certas profissões ao Fim de Semana não há sequer Dia Santo, mas não é pecado trabalhar, pecado é não haver trabalho para quem quer trabalhar. De resto gostei muito dos Poemas dos vários Poetas que falam do Domingo. Quando eu o fiz não disseste água vai... :)
1
Victor Barroso Nogueira
Carlos Rodrigues Estou em convalescença e só aos poucos vou podendo começar a ler sem ser com uma lupa. Mas dá tempo ao tempo.Se comento as partilhas de uns e não de outros, poderá haver melindres. Portanto, qd me atraso por algum motivo, tenho de reservar tempo para ler e comentar tudo de seguida. Um abraço ;-)
3
Maria Lisete Almeida
Grata pela partilha Amigo Victor Nogueira! Gostei muito.Abraço!
1
Carlos Rodrigues 
Não sabia, Vitor. Foste operado à vista ou estás a convalescer de algum tipo de intervenção cirúrgica ? As tuas melhoras and don't worry, take your time.
1
Luisa Neves 
Magníficos poemas. Abraço. ;) :) <3 span="">
1
Maria João De Sousa 
Fabulosa colecção de poemas, Victor Nogueira! Obrigada por esta excelente partilha! Um abraço!
1
Manuela Miranda 
O 1º poema lembrou-me muitas coisas de antes ao Domingo, mas todos eles Têm bomitas palavras e 2  fotos em que o Amigo está todo Feliz no meio da família, Obrigado Amigo Boa noite beijinhos.
1

Maria Rodrigues
lindos poemas gostei muito,obrigada pela partilha e não sabia que tinha sido operadoestá melhor?tudo bem?b js.da amiga
1
Deolinda F. Mesquita 
Excelente Victor. Obrigada :)
1
Maria Márcia Marques 
Recordações feitas em poemas.....e imagens a ilustrá-la
1


HÁ 3 ANOS

15 de outubro de 2016 às 15:05 · 

foto victor nogueira - vila do conde - igreja de s joão baptista

HÁ 5 ANOS

15 de outubro de 2014 às 03:03 · 


foto victor nogueira - corto maltese na exposição  "Comics a Puerto: un universo m


15 de outubro de 2014 às 01:45 ·


foto Victor Nogueira - Setubal - avenida 5 de outubro vista do Centro de Trabalho do PCP

HÁ 6 ANOS

15 de outubro de 2013 às 17:34 · 


Eu não acredito em bruxas mas ... hoje partilhei uma nota - sobre a poesia no domingo - e duas fotos - uma sobre oeiras - jardim do marquês de pombal - e outra sobre a manif na ponte 25 de Abril

Nada disto foi diferente do que faço habitualmente mas e de novo - ainda no início das identificações na da manif e ... pimba. Um aviso de que estava a fazer excessivas identificações pelo que se não correspondesse acertadamente a 3 questões seria bloqueado por um tempo que não fixei. Como passei no teste, não fui ainda bloqueado.

Um dia não saberei responder a uma qualquer das 3 questões e pimba, lá ficarei de pio cortado. Da última vez ficaria inibido de partilhar fotos, desta, aparentemente, para além de fotos, também as minhas inofensivas notas. Enfim ... Pode quem manda, obedece quem não manda LOL

15 de outubro de 2013 ·  · 


Foto Victor Nogueira . Oeiras - jardim do antigo palácio do Marquês de Pombal

Maria João De Sousa 
Obrigada, Victor Nogueira. Este é um dos espaços favoritos da minha infância... o meu abraço!
2
Arminda Griff 
Boa tarde maninho. ;) Adoro o miminho. Bem disposto? <3 p="">
2
Fatima Mourão 
conheço o sitiou bem perto de minha casa,obrigada pela partilha, bjs !!!
1
Maria Lisete Almeida 
Boa tarde! Bem haja. Linda foto.
1
Victor Barroso Nogueira 
Olá, Mana Arminda Griff Tirando o tédio de estar a falar para as pAredes e não dever sair, estou bem :-P
1
Manuela Miranda 
Isto não é uma Maravilha de Portugal é uma Maravilha do Mundo é tão lindo , lindo, lindo, Obrigada Amigo Beijinhos
2
Fernanda Asper Muito bonito. Obrigada.
1
Luisa Neves O nosso Portugal "desconhecido". Bela foto. ;)
Eliminar ou ocultar isto

Deolinda Silv Silva 
lindo

Milu Vizinho 
Esta imagem é uma maravilha, não tenho palavras para descrever...Beijinhos..=D

Judite Faquinha 
Bela foto, e bela obra de arte, quem seria que esculpiu esta maravilha... Victor continuas a mostrar-nos cantinhos de Portugal, que nós não conhecemos obrigada grande fotografo amigo beijocas.

Manuela Vieira da Silva 
Alguém sabe explicar esta bela composição?
1
Victor Barroso Nogueira 
Mané Solnet Qual é a explicação necessária ?

Manuela Vieira da Silva Deixa-me aprender contigo, que conheces o lugar desde pequeno. É uma fonte, uma gruta? Um deus? Qual? E uma composição mitológica e portanto contém nela uma história. Bjo.
1
Victor Barroso Nogueira
Victor Barroso Nogueira O Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, figura progressista na altura pois defendia os interesses da burguesia manufactureira e mercantil contra os terratenentes e a alta nobreza, adepto da centralização do poder na figura do rei, tinha um palácio e vastas propriedades na "vila" de Oeiras, propriedades agrícolas essas onde se fazia uma agricultura "progressista". Esta fonte, com motivos mitológicos, encontra-se nos jardins do Palácio,conjuntamente com outras e tem um jardiim ao estilo inglês. Esta propriedade é atravessada pela Ribeira de Oeiras. Há em Caxias um outro palácio, real, tb com uma monumental fonte do mesmo estilo, mas cujos jardins são ao estilo francês, como o do Palácio Real de Queluz, que passou a ser uma das estâncias de veraneio da família real, em prejuízo do de Caxias.

Há dias publiquei uma foto da ribeira, no jardim público, na parte desanezada do palácio do dito Palácio
1
António Barrenho :)
1
Célia Champlon Sabes Victor muitas das tuas fotos fazem parte da minha memória da infância e juventude! E relembro como um privilégio, o tempo em que o Palácio e os jardins eram públicos de verdade... do salão de chá onde as mães ficavam a conversar e nós nos esparramávamos nos relvados a fazer de conta que estudávamos... e este "cantinho" de namoro... Obrigado Victor e vou guardar as tuas fotos, ok?! Beijos
1
Maria Rodrigues 
(Y)
1
Fernanda Reis 
Lindo!

HÁ 8 ANOS


Kant_O visto pelo olhar d outrem.
15 de outubro de 2011 às 20:23



Retratos - Fotos por Victor Nogueira.
15 de outubro de 2011 às 19:09 · 

Sem comentários: