Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

pingos do mindelo 03.19 - salteados

* Victor Nogueira


1. - Continuam os dias de sol, hoje de ventania, com a gélida frialdade, como laminas cortantes, infiltrando-se pelas frinchas das janelas e estas batendo nas calhas. No quintal, a roseira está cheia de rosas amarelas, agora desabrochadas, as ramagens bailando doudamente. No ar o cheiro a estrume, com que começam a adubar os campos, preparação para novas sementeiras. Prevêem-se aguaceiros para os próximos dias. Os aviões trovejam pelos ares, ao cruzarem os céus do Mindelo.

Vou ao quintal e o vento é agreste e desagradável, quase polar, para um homem nascido e criado em clima tropical, de capricórnio..






2. - Por aqui céu azul, campos dourados, frio gélido em casa, quentinho na varanda e na rua. Há hortenses e rosas amarelo-pálido no quintal. Com os meus beijos, um leve e outonal aceno.

3 fotos, 2 poemas musicados e um excerto









Gilbert Bécaud - L'important c'est la rose (1967)


Adriano Correia de Oliveira - Capa Negra, Rosa Negra


Antoine de Saint-Éxupery - "O Principezinho", a raposa e a rosa in O Principezinho - capítulo XXI

3. - Telefonei aqui das plagas mindelenses para ouvir a tua voz, para descansar nela, quando é doce e risonha. 

4. - Hoje liguei os aquecedores e tenho menos dores por quase todo o esqueleto. O almoço ficou saboroso. Fiz para duas ou três refeições. O jantar ficou desenxabido, não saboroso.

5. - Que o domingo e a semana sejam soalheiros, coloridos e sem aguaceiros nem trovoadas.

6. - No jardim sobressaem rosas vermelhas e esvoaçam borboletas. Uma rola pousa no muro mas segue viagem. O sol brilha no céu azul limpido. Esta fresco dentro de casa e quente na rua. Ás 6ªs é dia de mercado semanal em Vila do Conde. Para ti, nas asas do vento, beijos mil e bom dia.

7. - Por aqui veio o sol e o céu azul mas o sol é de inverno e o frio veio para continuar. Na varanda talvez esteja quentinho e na rua também, mas dentro de casa, desligados os aquecedores, impera uma gélida frialdade. 

8. - O destino foi não Vila Chã, mas Azurara, até ao Convento de S. Donato. Está uma tarde soalheira. No regresso, paro para fotografar o por-do-sol para lá dum renque de pinheiros. Resolvo ir até à praia do Mindelo, para uma eventual sessão fotográfica, mas ao passar  pela Rua da Praia verifico que a porta da Capela de S. Pedro está aberta, com fiéis a entrarem. Deve ser hora da missa e como nunca lá entrei, mudo de propósitos. Entro, o templo está quase cheio, o interior é despojado e a torre sineira, no exterior, separada do templo, assemelha-se ao minarete duma mesquita. Não é que não haja aqui pelo Norte igrejas doutras eras com a torre sineira separada, mas essa não fazem recordar uma mesquita






Azurara - Igreja do Convento Franciscano de S. Donato 


Capela de N. Sra das Neves






Mindelo - Capela de S. Pedro


Os dias da chuva tamborilado como se pedrinhas fossem


imagens captadas em 2019.10



Sem comentários: