Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

pingos do mindelo 10.19

* Victor Nogueira

"L'importante c'est la rose", crois moi" dizem  Louis Amade e o Principezinho, de Saint-Exupery. E alguém me diz: "As rosas sorriem para ti! E sorrindo elas para mim serão, em memória, um campo da cor do trigo em flor, como na historia d'o Pequeno Príncipe, o Conde Niño?

Portanto a abertura é com as rosas do quintalejo, neste dia cinzento que ameaça ser pluvioso, com um solitário bando de rolas, em cerrada formação, cruzando o campo. Mas não só rosas, também outras flores merecem não ser esquecidas!








A América Latina está em convulsão. Enviam-me um vídeo da multidão entoando "El Pueblo Unido, jamás será vencido!". É o Chile aquele país onde se tentou implantar o socialismo por meios pacíficos, através de processos eleitorais "democráticos". E a América Latina aquele subcontinente que o Tio Sam considera o seu qintalejo privativo, organizando intervenções militares, golpes de Estado, massacres  e assassinatos contra Governos e pessoas que ousem tentar pôr causa os interesses capitalistas norte-americanos. É o Chile aqueke país onde se instaurou uma feroz ditadura militar em benefício do gramde capital estado-unidense, e sobre o qual Kissinger afirmava: 

"Não vejo porque precisamos ficar parados e assistir um país tornar-se comunista por causa da irresponsabilidade do seu povo. As questões são muito importantes para deixarmos os eleitores chilenos decidirem por si mesmos."
- Sobre o apoio dos EUA ao golpe que derrubou Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile, em 11 de setembro de 1973.


Inti Illimani - "El pueblo unido jamás será vencido" -  Chile 2019

El pueblo unido jamás será vencido é uma canção com música de Sergio Ortega e texto do grupo Quilapayún, compota em junho de 1973, para o Governo de Unidade Popular liderado por Salvador Allende.



O "fantasma" de Kissinger assombrou Portugal e a "Revolução dos Cravos", que deveria ser "estancada" se necessário com um banho de sangue para servir de vacina na Europa. Em alternativa Kissinger acabou por apoiar o "Grupo dos Nove" e o PS de Soares, que chegou a defender a intervenção estrangeira para esmagar o que ele dizia ser a "Comuna de Lisboa" [e Setúbal]

No vídeo acima  os manifestantes no Chile entoam "O Povo unido, jamais será vencido". Mas, apesar de a cantiga (poder) ser uma arma, a verdade é que em Portugal a contra-revoluçao liderada por Mário Soares venceu. Esta foi  uma das canções muito entoadas após o 25 de Abril, seguindo-se as versões de Luís Cila e de Ary dos Santos.


1974 - Luís Cília - "O povo unido jamais será vencido"

El Pueblo Unido Jamás Será Vencido - Sérgio Ortega e Grupo  Quilapayún

El pueblo unido, jamás será vencido,
El pueblo unido jamás será vencido...

De pie, cantar
Que vamos a triunfar.
Avanzan ya
Banderas de unidad.
Y tú vendrás
Marchando junto a mí
Y así verás
Tu canto y tu bandera florecer,
La luz
De un rojo amanecer
Anuncia ya
La vida que vendrá.

De pie, luchar
El pueblo va a triunfar.
Será mejor
La vida que vendrá
A conquistar
Nuestra felicidad
Y en un clamor
Mil voces de combate se alzarán
Dirán
Canción de libertad
Con decisión
La patria vencerá.

Y ahora el pueblo
Que se alza en la lucha
Con voz de gigante
Gritando: ¡adelante!

El pueblo unido, jamás será vencido,
El pueblo unido jamás será vencido...

La patria está
Forjando la unidad
De norte a sur
Se movilizará
Desde el salar
Ardiente y mineral
Al bosque austral
Unidos en la lucha y el trabajo
Irán
La patria cubrirán,
Su paso ya
Anuncia el porvenir.

De pie, cantar
El pueblo va a triunfar
Millones ya,
Imponen la verdad,
De acero son
Ardiente batallón
Sus manos van
Llevando la justicia y la razón
Mujer
Con fuego y con valor
Ya estás aquí
Junto al trabajador.



"Portugal Ressuscitado " - 1977 - 25 Canções de Abril

Portugal Ressuscitado
José Carlos Ary dos Santos

Depois da fome, da guerra
da prisão e da tortura
vi abrir-se a minha terra
como um cravo de ternura.

Vi nas ruas da cidade
o coração do meu povo
gaivota da liberdade
voando num Tejo novo.

Agora o povo unido
nunca mais será vencido
nunca mais será vencido

Vi nas bocas vi nos olhos
nos braços nas mãos acesas
cravos vermelhos aos molhos
rosas livres portuguesas.

Vi as portas da prisão
abertas de par em par
vi passar a procissão
do meu país a cantar.

Agora o povo unido
nunca mais será vencido
nunca mais será vencido

Nunca mais nos curvaremos
às armas da repressão
somos a força que temos
a pulsar no coração.da camioneta dos "monos".

Enquanto nos mantivermos
todos juntos lado a lado
somos a glória de sermos
Portugal ressuscitado.

Agora o povo unido
nunca mais será vencido
nunca mais será vencido.

As arrumações prosseguem, com a ajuda do vizinho Paulo. O mobiliário está  colocado nos sítios, podendo agora começar a arrumar-se a roupa, os livros, os dvd's, os discos de vinil, e os cd's de música. Uffa! No quintal está o que espera a passagem da camioneta dos "monos", depois de contactar a Junta de Freguesia.
imagens captadas em 2019.10.29

Sem comentários: