Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 21 de janeiro de 2023

Textos em janeiro 21

 * Victor Nogueira


2023 01 21Foto victor nogueira -Vila do Conde - Fonte de S. João (2022 12 19 IMG_0864)

Sobre esta fonte informa o site do Município de Vila do Conde: 

"Corria o ano de 1638 quando, inesperadamente, brotou, na horta do Convento de Santa Clara, um manancial de água. Logo a Abadessa, D. Catarina de Lima, decidiu aproveitar a água e mandou construir uma fonte a que deu o nome de São João e cuja obra foi executada pelos mestres pedreiros Manuel Marques e Mateus Coelho.

Com o passar dos anos, a fonte foi-se desmoronando e as suas pedras acantonadas na cerca do edifício conventual. 

Em 1953, a Câmara Municipal reconstruiu a fonte no local onde hoje se encontra, que não andará longe da horta das clarissas. A partir de então, foi retomado um dos mais singulares «rituais» da Noite de São João de Vila do Conde: moços e moças vão atirar a «pedrinha» ao nicho da fonte para, assim, ficarem a saber se é o ano do seu casamento."


2020 01 21 Foto de família - Em Luanda, na Praia do Bispo. Durante algum tempo a garagem foi o Gabinete de Engenharia do meu pai, até mudá-lo para um arranha-céus na Marginal de Luanda. Depois passou a albergar a biblioteca paterna (a minha, na altura muito mais reduzida, estava parcialmente no meu quarto).
Simultaneamente era a sala da música (nela estavam a discoteca de vinil, o pickup (gira-discos) e os gravadores paternos e as bobines que gravávamos, para além do rádio que se vê na foto.
Era também o meu salão de estudo, com parte da minha biblioteca na estante por detrás do estirador, a minha mesa de trabalho. No estirador em 1º plano o comboio eléctrico Marklin e a "cidade", com as casa, os serviços públicos, as viaturas automóveis e peões, da "Leggo" e da Matchbox". A maioria das casas eram construções de armar em cartolina que pacientemente o meu tio José João montava.
A minhas biblioteca e ludoteca ficaram em Luanda, creio que como "vingançazinha" do meu pai. Contudo alguns dos livros que eu mais estimava, o comboio, e as miniaturas de automóveis (Matchbox) e da "Leggo" salvaram-se porque as tinha trazido anteriormente comigo. Tal como os álbuns de cromos, que desapareceram pois a Celeste levou-os para a Escola do Magistério Primário de Évora onde ambos leccionávamos, para mostrar aos alunos, tendo desaparecido entretanto.
Para além dos brinquedos que lá ficaram e que hoje valeriam algum dinheiro, também lá ficou a minha enorme colecção de revistas de banda desenhada (histórias aos quadrinhos, como lá se dizia) editada em Portugal, Brasil (os "Gibis") e França.

VER





2014 01 21 foto victor nogueira - campo de papoilas

Num campo de flores em ti me desfolho pétala a pétala
sombra cálida na ombreira
aberta ao sol e ao vento suão
líbera libação !


2014 01 21 até mais  logo


2014 01 21 - Bem, pessoal, vou continuar com as arrumações na sala, na cozinha e na varanda do quarto das visitas. A foto até parece a minha sala antes de as ter começado. Enfim, um trabalho solitário, monótono e pouco entusiasmante e muito "chão", sem culminâncias poéticas.
😛
Quando estiver tudo arrumado - espero que ainda neste século - talvez ponha aqui uma foto
🙂
EM TEMPO - ESTA NÃO É UMA FOTO DA MINHA SALA, COMO PODE TESTEMUNHAR QUEM NELA JÁ ESTEVE lol

44 comentários
Ana Principe
🙂... convém!
9 ano(s)
Maria João De Sousa
Credo! está bem pior do que a minha...
9 ano(s)
Donzilia Conceiçao
Bom proveito, preciso fazer o mesmo mas... falta-me a paciência. Beijinhos
9 ano(s)
Donzilia Conceiçao
Mas não está tão mal como a tua.
9 ano(s)
Maria Rodrigues
😃
9 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Nada como o estilo minimalista mas confesso que os anos vão acumulando tanta coisa que se torna difícil dar-lhes rumo.
E no entanto às vezes é o melhor. Livrarmo-nos de tudo aquilo que não precisámos nos últimos dois anos .
9 ano(s)
Maria Rodrigues
Vaia precisar de ajuda 😃
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
isto é a sala antes da desarrumação e depois dela findar LOL
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
outra vista - tal como a anterior, foto VN 😛
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
🙂
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
escusam pois de ficar em pânico LOLK
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
vou continuar as arrumações. Já faltou mais e com ajuda seria mais rápido. Mas a messe é grande, muitas as chamadas mas raras as presenças oportunas LOL
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Presenças oportunas??? Hahahaha!!!! Então tu queres é ajuda para arrumar a casa. Tens de ajudar a baixar a taxa de desemprego e contratares alguém. Ou então fazemos um acordo: eu vou aí dar-te uma ajuda e tu vens aqui ajudar a arrumar a minha. :-):-):-)
9 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Se for aí essas flores artificiais vão todas para o lixo. Credo!
9 ano(s)
Silvia Mendonça
Se você tiver um cilindro de oxigênio perdido por ai, me envia, que o meu esta no final. Sem respirar, eu morro. É sério. Boa arrumação. Beijos de mim.
9 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
ehehe, boa, Margarida Piloto Garcia, olhó espertinho!
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
bem, menina Margarida Piloto Garcia Preciso de ver ambas as desarrumações para ser uma tarefa equitativa http://letras.mus.br/maria-da-fe/486306/


Maria da Fé - Até Que a Voz Me Doa
 
Graça Maria Teixeira Pinto
Só não percebo o que faz o copo no candeeiro.Parece que houve aí uma grande farra...
9 ano(s)
Susana Garcia Ferreira
hehehe
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
menina Margarida Piloto Garcia Sabes a história daquelle homem que amava as flores a quem disseram "Mas você ama as fllores e não tem flores nas jarras?", ao que ele retorquiu "também gosto das pessoas e não tenho cabeças delas cortadas espalhadas pela casa!" LOL e 😛
9 ano(s)Editado
Victor Barroso Nogueira
Maria Jorgete Teixeira Gand'amiga que eu e a Guida em ti temos LOL Guida, pede aí a jorgete para te ajudar, que ela está mais perto e a casa dela está arrumadinha e ficas a ganhar sem te esforçares tanto LOL
9 ano(s)Editado
Victor Barroso Nogueira
Menina Graca Maria Antunes Mas que triste sina a minha, que me não lêem ! É tudo a vol d'oiseau LOL
9 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
Como sabes, Victor Nogueira? Te asseguro que a tua está melhor, do que o meu escritório, pelo menos...nem queiras saber... Tadinha da Margarida Piloto Garcia...
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
pronto, Margarida Piloto Garcia a Jorgete já deu o mote Vamos ver quem se abalança LOL São mais as vozes que as nozes http://www.letras.com.br/...

LETRAS.COM.BR
Letras.com.br - Letras de Músicas

Maria Jorgete Teixeira
não consigo abrir...
9 ano(s)
Judite Faquinha
Amigo Victor, põe-te nas arrumações e depois diz que vais ao tapete... que é o que me acontece, também! Agora limpo uma divisão por semana e chega! Quando acabo a ultima, volto há primeira...estarão sempre limpas e não vou ao tapete, bjinhos, e boa arrumação ❤
9 ano(s)
Graça Maria Teixeira Pinto
Eu leio-te, Victor! Mas o meu olhar estacou no copo.Nunca vi tal coisa Qt a ajudas, estou mt longe e ainda há 1ano mudei de casa, como a Maria Jorgete sabe.Tão cedo, não me meto noutra...😛
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
ai ai ai Menina Graca Maria Antunes A foto não é da minha sala Esta aparece nas subsequentes 😛 LOL
9 ano(s)Editado
Graça Maria Teixeira Pinto
Touché...😛
Ver tradução9 ano(s)
Graça Maria Teixeira Pinto
Está bem: Li à pressa...
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira


Fagner x Roberta Miranda
 9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Nenhuma descrição de foto disponível.
9 ano(s)
Margarida Piloto Garcia
Se tu visses a tralha acumulada que tenho não fazias a troca de certeza. Mas não mando foto porque te assustavas MESMO! !!
9 ano(s)
Arminda Griff
Esquece o FB e adivinha? Tens mais tempo para arrumar tuas escritas LOL....................
9 ano(s)
Fatima Mourão
😛
9 ano(s)
Joana Espanca Bacelar
Até domingo Victor Nogueira, bom trabalho e não percas tempo a ler as propagandas dos supermercados que tiveres por aí espalhadas. beijos
9 ano(s)
Isabel Dias Alçada
Beijinho amigo, até Domingo ...
9 ano(s)
Deolinda F. Mesquita
Sala bem arrumadinha, Victor. Mesmo bem 🙂
9 ano(s)
Isabel Maria
Quero ver a foto da sala arrumada com a mesa de jantar sem livros, OK?
9 ano(s)
Susana Silva
Força nisso!
9 ano(s)
Fernanda Mota
MAS O QUE LHE ACONTECEU?????
9 ano(s)
Luisa Neves
😉 😉 😉 - abraço. 😉
9 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
as "nossas irmãs plantas, como eu dizia aos meus filhos, Leonor Xavier 🙂
9 ano(s)
Maria Rodrigues
(Y) 😃Ver tradução8 ano(s) 


2015 01 21 Foto victor nogueira - Vila Real (de Trás-os-Montes) -   Casa dos Arcos, dos Marqueses de Vila Real
 
As Notas de Viagem relativas a Trás-os-Montes nunca foram desenvolvidas. Restam as memórias esmaecidas e as fotos, a maioria ainda não digitalizadas. Na 1ª vez que fomos a Vila Real, pela IP4, estava nevoeiro cerrado e mal se via 1 palmo à frente do nariz. Lá fomos devagar devagarinho, junto à berma, enquanto muitos automóveis nos ultrapassavam a uma velocidade louca.
Regressados ao Mindelo, comentei com um dos meus vizinhos que no Norte são completamente loucos a conduzir. Respondeu-me que sim, que ele quando ia a Vila Real com nevoeiro era cauteloso, nunca ultrapassava os …. 100 km /h
A saída de Amarante pela IP 4 tem uma vista muito bonita, mas não sem podem tirar fotos. O caminho é muito montanhoso e verdejante, com videiras e pinheiros e casas espalhadas pelas encostas; de vez em quando avista-se o campanário duma igreja. Nalguns troços árvores queimadas testemunham pretéritos incêndios.
Atravessamos o rio Ovelha a 27 km de Vila Real e os vales lá ao fundo são profundos, mal se distinguindo por entre a neblina. O Rio nasce em Abobadela, a cerca de 670 m de altitude.
As encostas já não são de cultivo, estando cobertas de erva rasteira, nem sempre uniformemente. Os nossos ouvidos zunem por causa da altitude e das diferenças de pressão; estamos na serra do Marão. Há um dito popular: “Para cá do Marão mandam os que cá estão”.
A neblina é cada vez maior; são 17h 40m e estamos a 17 km de Vila Real. Dois km depois começa uma íngreme descida e a visibilidade aumenta
.
Vila Real
Cena: mulher chamando pelo “amarelinho”, que se descobre ser um gato, para dar-lhe de comer.
Rua pedonal com casas de dois pisos e varandas de sacada em ferro forjado. Muito comércio.
Rua Sarmento Pelotas, herói da I Guerra Mundial, que vai dar ao rio. Varandas de madeira e cruz em madeira do Senhor dos Desamparados. Portal com almofadas e ombreira superior trabalhadas.
Placa central ajardinada, com fonte e igreja num dos topos. A meio a Catedral e a casa de Diogo Cão. (Notas de Viagem 1999.09.02)
Vila Real, a cerca de 425 m de altitude.
Nesta cidade, lá no fundo do vale, passa o rio Cabril, subafluente do Corgo, desaguando este no Rio Douro. Começa a chover copiosamente. A caminho de Chaves o arvoredo é mais variado e com verde de muitos matizes. Nesta zona há muitos castanheiros.
Vila Real
Foto a uma ponte. Carro que chocou com a placa central, cujo motorista ia bêbado ou na “marmelada”. (Notas de Viagem 1999.10.24)

2014 0 21 cartoon mauríco de oliveira



2014 01 21 não, não é Karl Marx mas sim ... um amor-perfeito - muito pouco nada LOL 

Sem comentários: