Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

~Cá estou sózinhito no alto da torre no cimo duma encosta

 * Victor Nogueira

2014 01 12 - ~Cá estou sózinhito no alto da torre no cimo duma encosta vislumbrando de vez em qd os carros passarem lentos lá em baixo na avenida, após o parque verde - agora passa um autocarro - enquanto as gaivotas se recolheram e não fazem voos planados no céu acastelado de núvens cinzentas. 

Verde é a relva no parque, mas de ramos esquálidos e despidos a maioria das árvores, cintilantes as áleas. Os cafés do outro lado têm as esplanadas vazias, que não "prendem" os raros passantes, agora sem guarda-chuva. 

Tirando o dedilhar no teclado, tudo é silêncio, até silenciosos estão os meus pensamentos.

Setúbal não conta e as amizades do inFaceLock são meras virtualidades. Pensava que hoje estaria sol, mas não, está frio e de chuva, e eu engripado e gelado. Bem convido as amizades mas elas ou estão longe ou presas de interditos ou com os pensamentos muito para além desta janela, muito para lá do horizonte que neste momento é um luzeiro de luzes cintilantes, a maioria amarelas, algumas de anúncios brancos ou vermelhos, como os do Jumbo, dentro em breve nova catedral do consumo - allegro - que rebentará com o resto do comércio, não só no centro histórico como no resto da cidade.

Esparsos, espaçadps, são os carros na avenida ou mais além, noutra rua. Ainda mais para lá o movimento raro das luzes dos automóveis na auto-estrada. O céu, esse agora está dum cinza arroxeado e o asfalto é um entrecruzar de faixas cintilantes como lantejoulas. Está de chuva, num tempo cinza e gelado. É pois tempo de inverno !

~~~~~~~~~

Fatima Mourão

lindo ❤

9 ano(s)

Graça Maria Teixeira Pinto

Domingo de chuva ...Dantes, gostava de passear à chuva.Agora não posso, constipo-me logo.Mas os amigos do Fb serão só meras virtualidades? Se calhar, nem todos.Beijo.

9 ano(s)

Silvia Mendonça

Victor Nogueira, no Brasil vivemos o que chamamos de "veranico de janeiro": muito calor, seguido de fortes chuvas. Eu disse "fortes" - levam casas, vidas, dignidade... Eu, depois que adoeci, me comunico com o mundo através desta janela, a virtual - vivo em um mundo cibernético, nem por isso só nele - o mundo real é cruel. Aqui, posso deletar a crueldade. Amigos, só virtuais. Raros. Também estou em casa, sozinha com meus bichos (que são ótimas companhias), com dores por causa do câncer, discutindo os problemas do Brasil, que são muitos e maquiados pelos números positivos nas estatísticas. Se hoje estou em casa, devo a um amigo que pagou meus aluguéis, pois não recebo nenhum benefício do governo - tento a aposentadoria por invalidez. Invalidez, palavra forte. Pois estou em plenos poderes das minhas faculdades mentais; do meu corpo, não. Não posso trabalhar (sou jornalista), vivo de ajuda. O câncer nos tira tudo, até a dignidade. Beijos de mim.

9 ano(s)

Isabel Dias Alçada

Feliz noite amigo, antes só do que mal acompanhado 😃

9 ano(s)Editado

Victor Barroso Nogueira

Um abraço e beijos, Silvia Mendonça Eu nasci e vivi na costa defronte, em Luanda/Angola e vocês ersam os meus vizinhos do outro lado do atlântico sul. Sei o que eram as tempestades de verão 🙂

9 ano(s)

Judite Faquinha

Boa noite Victor, está uma noite para estar no quentinho do sofá bem enrolado numa mantinha haver um filme, na paz dos anjos, chove e frio...que mais podemos fazer, é assim que eu estou. Não tenho ninguém para me incomodar me rodeia apenas silêncio, trata essa gripe, e vai para o sofá bem quentinho. bjinhos.

9 ano(s)

Maria Márcia Marques

Cura a gripe, com bebidas quentes, lê algo que te prenda a atenção e vais esquecendo a solidão, começa a ordenar os teus livros....olha a paisagem, disserta sobre ela, ou simplesmente deixa voar o pensamento.....

9 ano(s)

Maria Rodrigues

(Y)

9 ano(s)

Yolanda Botelho

Pela minha parte não estás só,sou tua amiga e por isso não gosto de te sentir triste e abatido,quero que trates essa gripe meu esquerdista preferido,Bj

9 ano(s)

Viriato F. Soares

Boa foto. Setúbal, é uma cidade pela qual tenho um carinho especial. Obrigado Victor e uma óptima semana!

9 ano(s)

Maria Mamede

bjs...

9 ano(s)

José Manuel Marques

Cura-te e passeia por Al-kantara que também é fixe 😉

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

conheço bem alkantara, José Manuel Marques embora tenha de descobrir uma grnde livraria que por lá existe e cujo nome não me ocorre de momento 🙂

9 ano(s)

José Manuel Marques

Não sei qual mas se deres referências talvez te ajude

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

não me lembro do nome. É uma livraria enorme, numa antiga fábrica ou armazém

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Dsecobri o nome pesquisando na net - LerDevagar, na Rua Rodrigues Faria

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

livraria LerDevagar

http://www.publico.pt/.../devagar-ate-ao-oeste-1581227

http://www.publico.pt/n1581227

PUBLICO.PT

http://www.publico.pt/n1581227

http://www.publico.pt/n1581227

Eliminar pré-visualização9 ano(s)Editado

José Manuel Marques

Ah, deve ser na Lx Factory, a Ler Devagar. http://www.lxfactory.com/PT/welcome/

Bem-Vindo - LX Factory

LXFACTORY.COM

Bem-Vindo - LX Factory

Bem-Vindo - LX Factory

9 ano(s)

José Manuel Marques

Exactamente 😉

Ver tradução9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

acertastwe. Essa Lisboa Factory fica ali na 24 de Julho, perto do Infante Santo ?

9 ano(s)

José Manuel Marques

Por trás da Esquadra do Calvário camarada. Facílimo de encontrar

9 ano(s)

José Manuel Marques

Naquela zona outrora industrial. Vê o link que tem o mapa.

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

a esquadra do calvário fica num pequeno largo onde havia um cinema de bairro e há algumas cervejarias e se cruzam os electricos ?

9 ano(s)Editado

José Manuel Marques

Eu acho que têm parque, ou então deixas o carro ali ao pé do Pingo Doce. Ou no parque deles, não é longe.

9 ano(s)

José Manuel Marques

Exactamente 😉 Largo do Calvário.

9 ano(s)

José Manuel Marques

E há o outro antes que agora não me ocorre o nome mas é por ali

9 ano(s)

José Manuel Marques

Aqui vai o link directo para a localização 😉 http://www.lxfactory.com/PT/localizacao/

Localização - LX Factory

LXFACTORY.COM

Localização - LX Factory

Localização - LX Factory

9 ano(s)

José Manuel Marques

E o largo é o das fontaínhas

9 ano(s)

José Manuel Marques

Lg das Fontaínhas

9 ano(s)

José Manuel Marques

A entrada é pela Rua Rodrigues Faria, a LX Factory fica ao fundo. Certo? Melhor que isto só indo lá indicar-te pessoalmente 😉 Quem sabe, se apitares e andar por aqui tenho todo o gosto em beber um café com o meu camarada 😃

9 ano(s)

Ester L. Cid

Ao ler o teu belo texto, onde falas da tua "solidão" e da gripe que te atingiu, lembrei-me do poema sobre os homens com gripe de António Lobo Antunes. Vá lá toca a sorrir que a gripe é como a chuva, passa logo.. Deixo-te o poema e um beijinho grande 😃

9 ano(s)Editado

Ester L. Cid

Pachos na testa, terço na mão,

Uma botija, chá de limão,

Zaragatoas, vinho com mel,

Três aspirinas, creme na pele

Grito de medo, chamo a mulher.

Ai Lurdes que vou morrer.

Mede-me a febre, olha-me a goela,

Cala os miúdos, fecha a janela,

Não quero canja, nem a salada,

Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada.

Se tu sonhasses como me sinto,

Já vejo a morte nunca te minto,

Já vejo o inferno, chamas, diabos,

Anjos estranhos, cornos e rabos,

Vejo demónios nas suas danças

Tigres sem listras, bodes sem tranças

Choros de coruja, risos de grilo

Ai Lurdes, Lurdes fica comigo

Não é o pingo de uma torneira,

Põe-me a Santinha à cabeceira,

Compõe-me a colcha,

Fala ao prior,

Pousa o Jesus no cobertor.

Chama o Doutor, passa a chamada,

Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada.

Faz-me tisana e pão de ló,

Não te levantes que fico só,

Aqui sozinho a apodrecer,

Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer.

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

LOL Ester L. Cid Não preciso de Lourdes, sou a Lourdes de mim mesmo. Outra, é a companhia ou interlocutor/a 😛

Gostei do poema - pensava que o Lobo Antunes era apenas cronista e romancista

9 ano(s)Editado

Ester L. Cid

É tudo isso mas tambem um grande poeta. Ora ouve este poema dele na voz da Katia Guerreiro ,

9 ano(s)

Ester L. Cid


Kátia Guerreiro - 10 - Valsa

9 ano(s)

Arminda Griff

Aguarda teu sol...

9 ano(s)

Maria Rodrigues

lindíssimo poem (Y)

9 ano(s)

Maria João De Sousa

Obrigada, Victor Nogueira! Gostaria de me conseguir "mover" por aqui, como dantes... mas não me está mesmo a ser possível... o raio do mural nem sequer se "desloca" facilmente... por vezes, nem dificilmente, eheheh... ainda me dá para rir de tanta dificuldade junta... vá lá, já não é mau... as melhoras dessa gripe!

9 ano(s)

Maria Rodrigues

(Y)

8 ano(s)

Sem comentários: