Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 22 de janeiro de 2023

Textos em janeiro 22

 Victor Nogueira


2023 01 22 - Foto victor nogueira - Vila do Conde - Convento de Santa Clara em obras (2022 12 09 IMG_1449)

O convento, sobranceiro à povoação e ao Rio Ave, foi fundado por Afonso Sanches, filho bastardo de D. Dinis, e sua esposa, D. Teresa Martins (de Meneses), em emulação com o que a madrasta, a Rainha Santa Isabel, mandara construir em Coimbra, entretanto alagado e parcialmente submerso pelo Rio Mondego.

Do primitivo convento restam a Igreja e as ruínas do claustro, com o seu chafariz, onde terminava o Aqueduto de Santa Clara, cuja arcaria é parcialmente visível na foto, à direita.

A mole imensa é uma construção do século XVIII e albergava o dormitório das freiras de Santa Clara.


Pôr do Sol em S. Martinho do Porto


Pôr do Sol no Cabo Espichel

2021 / 2013 01 22 - De balelas está a vida cheia, baldadas, sem baladas

Palavras  comedidas, com medida, inventadas por um tal João Baptista Cansado da Guerra com João Bimbelo

"O silêncio é de ouro e tem a dimensão do universo, a palavra é de prata, a solidariedade de platina e a amizade uma esmeralda diamantífera ! O gesto e a palavra certos não têm equivalente !"

Fiquei contente ao ver-te e eu era como a brisa ao sabor do teu olhar. Mas tu partiste repentinamente e uma noite plúmbea e um véu de silêncio desceram novamente sobre mim, cobrindo--me não de poalha dourada mas dum pó cinzento que esfarela a vida e os ossos. Tantas perguntas sem resposta ! Sobre ti,  sobre nós, sobre a vida que fazes renascer em mim ! Que sou eu de facto para ti ? De Montalegre partirás para Coimbra, de Coimbra para Veneza, de Veneza para outro local qualquer !

Tenho saudades tuas, mas para ti sou apenas uma pessoa enquanto que para mim tu és a Pessoa. Eu sou "um" e tu és "A". Estou cheio de sono mas tenho de ir para Lisboa (Paço de Arcos) - não me apetece mesmo nada conduzir Apetecia-me ir para muito longe, sem me preocupar nem com os pais nem com os filhos. Toda a vida tentei ser livre e agora estou enleado numa teia de compromissos e preocupações familiares. 

o    DISTRACÇÃO

 

Procuro-te

levando-me-te

como quem nas mãos leva

um sopro de fragilidade

que tu

em gesto ou palavra dispersas.

Caindo na seriedade

o sorriso

apagado.


Setúbal . 1989.Setembro 

Está uma manhã de sol, linda, brilhante, cálida. Enviei-te uma foto ao nascer do sol mas a memória do telemóvel está cheia. Beijos com sabor a sal, sol e maresia !

escrito  hoje: "Eu quero tudo (entenda-se, no ser e não no ter) ou um pouco mais se puder ser. Pk apesar de tudo, das mágoas, das desilusões, no fundo de mim amo a liberdade, minha e de outrem, e acredito que o sonho comanda a vida, apesar dos pesadelos que frequentemente a ensombram e a enegrecem.

Nem sequer sabia que existias qd publiquei este vídeo e no entanto, ao revê-lo hoje, parece uma previsão deste nosso fim de semana: a beira-mar, a praia, a ternura e carinho entre nós, o pôr do sol, a mocinha dos cabelos da cor do trigo em flor, o bailar de alegria ... Gosto tanto de ti que me apetece chorar, não sei bem porquê e os meus olhos ficam orvalhados de lágrimas brilhantes, cintilantes ... Será isto um esboço imperfeito, prestes a nascer, dum poema para ti, ao fim de tantos anos de silêncio ?!

Chorar pode ser de alegria, de tristeza de raiva, de emoção ...  E chorar pode ser tb um modo de lavar as tristezas, as angústias ...   de abrir caminho ao renascer da vida, da felicidade, da paz ... da alegria da ternura e de manifestá-la sem receio.

Não quero prender alguém. Não quero ser prisioneiro de quem quer que seja, Quero que me não cortem as asas e quero que outrem tenha tb asas para voar, mesmo que o seu voo para longe de mim seja um punhal cravado no meu peito. Mas o amoramizade é uma planta frágil e delicada !

eu qd estou triste gostava de estar contigo, com as pessoas que amo. E são tão poucas !

coleciono memórias. procucro estar com as poucas pessoas que me acalmam

nao sabemos ainda as palavras certas para falarmos um com o outro. Para que haja pontes mas não punhais

eu tb nunca consegui aprender. Nem nadar nem dançar. Toda a família é dançarina e eu um homem da beira-mar. As minhas danças são virtuais. Ah! também gostaria de esculpir e de compor música, mas nunca me abalancei. Fico pela fotografia e pela escrita de alíneas e parágrafos inequívocos, matemáticos, de encadeamento lógico, ou pela escrita poética 

Donzilia Conceiçao Tu meu amigo és uma pessoa extraordinária, entendes percebes os nossos sentimentos e dás asa aos teus pensamentos como arte e simbolismo, tenho orgulho em ser tua amiga, e o que me partilhas é guardado com muito carinho e amizade, um beijo meu querido amigo. 10 ano(s) Margarida Ourives As tuas palavras são musica para os meus ouvidos. Adorei. Um beijo com muito carinho 10 ano(s) Lia Branco Obrigada. Beijinhos 🙂 10 ano(s) Judite Faquinha Victor, tu em matéria de poesia...é um dos melhores que tenho lido!!! Num poema, numa carta, parece que está adivagar, mas não, está linda cheia de poesia, mas hoje, a carta tem um pouco de nostalgia... ou melancólica, mas ao mesmo tempo, meludiósa como musica suave que nos embriaga num convite, para sonhar-mos, que estamos noutro huniverso, e as fotos estão lindas!!! maravilhoso trabalho, adorei, com todo o carinho uma beijoca. 10 ano(s) Filipe Chinita meu abraço, v. 10 ano(s) Isabel Maria Ainda bem que coleccionaste memórias,para agora poderes partilha-las connosco,porque a amizade é uma esmeralda... 10 ano(s) Margarida Piloto Garcia As fotos são maravilhosas e quanto à escrita sabes bem a minha opinião. Gostava de ver esta prosa que fala de amor mas com data de 2013, sem que te ficasses pela memórias. Também há tantas coisas que gostaria de ter aprendido tal como tu. A nadar não, que sou peixe na água desde muito cedo. Dança também não porque já nasci com ela traçada no corpo e aprendo qualquer ritmo num ápice. Mas tantas coisas que faltam aprender e o relógio a contar. Penso que aprender a ser feliz era o mais importante. Beijos. 10 ano(s) Joaquim Carmo Grato por mais uma valiosa partilha, amigo Victor Nogueira! Abraço 10 ano(s) Gloria Oliveira ❤ 10 ano(s) Vânia Cairo Lindoooooooooooooooooo.Obrigada, querido Victor Nogueira 10 ano(s) Clara Roque Esteves Vitor, meu amigo, adoro esse teu género literário, essa poesia que desfrutavas nos idos anos oitenta antes de te teres deixado submergir na prosa politica ( problema de não saberes nadar nem dançar). Belas imagens a acompanhar a prosa e poesia. Vi o mapa de Portugal, vi o sol e o mar e li até nas entrelinhas uma certa timidez que te caracteriza. Um beijinho agradecido pela partilha. 10 ano(s) Mia Pires Griff Atreva-se a abalançar.......Adoro este presente!Bjinho. 10 ano(s) Maria Rodrigues (Y) obrigado amigo,gostei muito,bjs da amiga 10 ano(s) Maria Márcia Marques Lindo, "coleciono memórias. procucro estar com as poucas pessoas que me acalmam Lindo, "coleciono memórias, procuro estar com as poucas pessoas que me acalmam"... espero que ainda sejam muitas, pois cada vez há menos pessoas que nos acalmam. 10 ano(s) Manuela Vieira da Silva Além das belas, sugestivas e calmas imagens, um texto profundo, direi mesmo intimista, que me tocou de verdade. Obrigada, Victor Nogueira. Bjos.:-9 10 ano(s) Manuela Vieira da Silva 🙂 10 ano(s) Elena Viqueira Bellas palabras me han emocionado. obrigado 10 ano(s)


2019 01 22 Foto Victor Nogueira - Monsaraz - Creio que daquele varandim o Pároco celebrava a missa para os presos na cadeia defronte

VER  Monsaraz



2011 01 22 


2010 01 22 

Sem comentários: