Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Textos em maio 29

 * Victor Nogueira


2014 05 29 


medra a procissão no adro
para que medrando
rime

e no agitar das ondas
sem rima remando
em catadupas
se esconda o pivete.

baralham
e no
baralho
viciado
embaralham-se
ensarilham-se
na salgalhada

estóico
alapado
pensam acorrentar
o mexilhão
à lapa
e
ao
rato ?

e a floresta
dos
animais
negra de enganos

é entrar
é entrar
meninos e meninas
é a valsa da burguesia
o baile dos tais
fatais
nos
sinais
da canga

lobos com hienas
lacraus e víboras
moscas e moscardos
em contínuo zum-zum
tubarões e sardinhas
polvos e aventesmas
no saco das farinhas
macacos e macaquinhos
avestruzes e pavões
em sacudidos safanões
aranhas e aranhiços
patranhas e enguiços
com melros e catatuas
pegas e papagaios
rosados ratinhos
e de cinza as ratazanas
o salalé roendo o miolo
e o cupim com estupim
crocodilos e piranhas
em alegre chilreada
palrando
as araras e os abutres
em babilónica sintonia
aos saltitos
ensarilhada salgalhada
cabras e ovelhas
nas parelhas
galos e galinhas às pintinhas
e galifões saltitões
caimões
carapaus com paus
e
os cordeiros com orelhas
velhas
de gato por lebre
e a febre
de
perúas e pardalitos
avestruzes catrapuzes
na teia
aranhas e aranhiços
com patranhas
e sumiços

com figurinhas e figurões
vai ensurdecedora a zoadeira na feira ?

e nós

azémolas
cavalgaduras
na pendura
de camelos e dromedários !?


setúbal 2014.05.29


2014 05 29   Se as moções de censura fossem tão inócuas nunca  cisco assis teria falado delas não como censuras ao governo psd-cds mas como tentativas de dividir ... o ps de seguro costa cisco assis, dando origem a "estrondosas" abstenções qd da crise entre pedro e  paulo de gasparinho.   

E se fossem assim tão inócuas o ps seguro costa não estaria ensarilhado e em guerra intestinal entre mosquinhas e moscardos. Seguro sem conhecer o texto da moção, apesar do "frete", declarou que  o ps a votaria favoravelmente. Fosse La costa o líder, que faria ele  ? Teria avançado com outra moção de censura ? 

Seguro foi ingénuo ou sabendo do que a casa gasta, perdido por cem, perdido por mil, armadilhou o caminho do inteligente costa ? Que leva costa a sair do conforto de lisboa e dum futuro cadeirão em belém, que seria o seu projecto, e "queimar-se" no caldeirão como salvador da pátria  ? E que faz sócrates, aparentemente na sombra ? Que está para lá das aparências ?

Entretanto, o psd-cds deixam que o ps se esfrangalhe ? Separar-se-ão as águas no mar morto apesar de ou por causa do maremoto ?

2014 05 29  Enquanto no psd/cds folgam as costas com os passes de coelho por lebre, no ps seguro lacosta contam-se as armas para o pífio duelo intestinal entre mosquinhas e moscardos. Quanto ao mexilhão ...  ginjas com elas ?

2014 05 29   esteja de costas folgadas, seguro e atento, ao desenrolar dos próximos episódios da pantomina "OS DIAS E AS NOITES DE FACA E ALGUIDAR", já a seguir, nos reality show televisivos e na imPRENSA de ma$$aS

2014 05 29 o psd/cds cerra fileiras e o ps no fragor da batalha encena novas prima-donas sem mudar o programa. Muda apenas as lantejoulas. E no meio da encenação que durará pelo menos até se diluir o efeito da moção de censura do PCP, não se falará nem discutirá nada mais que o enredo do califa que quer ser califa no lugar do califazinho

Uma vista de olhos aos apoiantes perfilados com o califa que deu à costa é suficiente para ver que se trata de mudança de mosquinhas por moscardos. Ah! como sempre, o mau da fita é o pcp, pelo menos desde as sócretinas narrativas de cisco assis zorrinho ana gomes, "estadistas" de alto coturno estático.

EM TEMPO - drone (zangão, em inglês), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e por computador.

2014 05 29 Não descobri o autor, mas parece-me muito apropriado para ilustrar a chamada Uniâo Europeia e a base social de sustentação da troika PS(d)CDS

cartoon in 

http://www.chuvaacida.info/2013_07_01_archive.html

2014 05 29    cartoon vencedor do grande prémio do XV Porto Cartoon 2013 ~ "Shipwreck" [naufrágio] da Liberdade, Igualdade e Fraternidade prometidas pela Revolução Francesa que nos finais do século XVIII pôs termo à monarquia absoluta, ao feudalismo e ao parasitismo da nobreza, permitindo o ascenso da burguesia e do capitalismo.

Victor Barroso Nogueira

LH Lmsh - A Solidariedade surge apenas na Comuna de Paris contra a burguesia e a exploração capitalista, no século XVIII, ou nas revoluções mexicana e soviética, ambas do século XX

9 ano(s)

Maria Rodrigues

(Y) (Y) (Y)

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

LH LmsH - isso não é assim linear, numa sociedade e num sistema socio-económico em que se fomentam a divisão, o individualismo, o salve-se quem puder, a concorrência, a inveja, a mediocridade, o subir na vida a qualquer preço, o acriticismo, a fofoquic… Ver mais

9 ano(s)Editado

Manela Pinto

tal e qual, venceu bem, assim vejo....pior ainda

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

Ok LmsH - não precisas de me convencer. 🙂 E o objecto da ciência económica não é só esse. Nos meus tempos de estudante de economia dizia-se que esta era a ciência de administrar recursos escassos tendo em conta os desejos e necessidades dos consumidores, equilibrando a oferta e a procura.

9 ano(s)Editado

Jucefina Pião Corda

(y)

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira

LH Lmsh - Não te desqualifiques. Não sei que estudos e conhecimentos tens, mas por força da minha vida e das opções que tomei, conheço muito doutor (f/m) burro, quadrado, ignorante, e muito analfabeto (f/m) inteligente, culto e com uma grande sabedoria. LOL

A propósito, gosto do conteúdo deste discurso. Refiro-me apenas ao conteúdo, para não entrar em derivações que façam esquecer aquilo que referi.

https://www.youtube.com/watch?v=or-LDiB5Ww4

Lula - Discurso Histórico

YOUTUBE.COM

Lula - Discurso Histórico

Lula - Discurso Histórico

Eliminar pré-visualização9 ano(s)Editado

Fatima Mourão

(Y)

9 ano(s)

Jose Deldas

Quando um dia voces comecarem a meditar irao reparar uma coisa. IGUALDADE E CONTRA AS LEIS DA NATUREZA, ou entao o nosso conceito de igualdade e utopico

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2012 05 29    

Tudo passa, tudo escorre, tudo maça, tudo morre
Duvida das palavras que dizem serem eternos os sentimentos
o amor e a amizade
em gestos de grandiosidade
.
efémera
.
Esses são os mais falsos, máscara,
porque as suas âncoras entroncam no lamaçal
do sonho ou da mentira
fortaleza frágil com fundações na água que passa
A verdade é feita do silêncio e da sabedoria
de que nada é eterno
e que a eternidade se conquista no dia-a-dia
passo a passo
abraço
pedra a pedra
gesto com gesto
com o gesto e na voz que se querem presente
e que a poesia
ah, a poesia
essa, essa ...
.
... mas que pressa !
.

2012.05.28

Sem comentários: