Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Textos em maio 31

 * Victor Nogueira

2023 05 31   Foto victor nogueira - Vila do Conde - réplica duma nau quinhentista  (IMG_9979 2020 12 22)

Vila do Conde desempenhou um papel importante no âmbito dos chamados "descobrimentos portugueses", quer como centro comercial portuário, quer pela importância dos seus estaleiros navais, a par de Azurara, na outra margem do Rio Ave.

As  naus eram desconfortáveis cascas de nozes, que arrostavam as tempestades oceânicas. Neste local se  localizavam os estaleiros navais e a Alfandega Régia, no espaço concelhio, Ao fundo a  mole imensa do Convento de Santa Clara, símbolo do poder feudal, em confronto constante entre si.

VER Viagem à Rosa dos Ventos - zona ribeirinha de Vila do Conde



2023 03 31   Nos meus tempos de criancinha, em Luanda, havia uma colecção de livros infantis que devorava, salvo erro  denominada "Colecção Azul". Mas talvez o nome fosse outro, pois esta publicava, entre outros, os romances da Condessa de Ségur, e os livrinhos de que  me lembro eram mais pequenos, as histórias mais curtas e não cartonados! Devo ter um ou dois dos livritos por aí, na minha enorme biblioteca, mas não se justifica o tempo de procurá-lo(s).

Lembro-me do título de dois deles, um dos quais era  "A menina que engoliu um gramofone". Ou seria "A menina que engoliu um microfone", para tê-lo sempre ali, a mão de semear?!

A destalhe de foice - o outro título de que me lembro é "O macaco e a viola!. Ou seria outro o nome, "A história do macaco do rabo cortado", que seria talvez o conto homónimo do escritor António Torrado?


2017 05 31 Apesar do silêncio, da distância, da (aparente) ausência, não me esqueço de ti e vives na minha memória. Um aceno

2015 05 31 foto victor nogueira- paço de arcos - O SATU, com uma extensão de 1,2 km, é um metrosinho de superfície para ligar o centro de Paço de Arcos a uma grande superficie comercial. implantada em plena urbe e junto a um acesso à AE 5.(Lisboa/Cascais).

Autêntico elefante branco, deu sempre prejuízo,  É uma obra estilo Estádios de Futebol para um desses campeonatos internacionais que Portugal albergou, sem estudos de viabilidade económica, Construções resultantes da articulação entre os poderosos interesses da banca e das grandes empresas de construção e obras públicas, como muitas das auto-estradas e grandes superfícies comercias que se foram construindo desde os tempos de Cavaco/ PSD passando por Sócrates/PS, em prejuízo dos centros históricos e do pequeno comércio de proximidade. Se a construção das grandes superfícies comerciais terá estudos prévios que demonstrem a viabilidade económico- financeira do empreendimento, a maioria dos restantes assentam em parcerias público-privadas rentistas, de lucros garantidos pelo erário público

Encerrado o SATU, obra dum autarca "modelo" que dizem ter deixado "obra feita", "dela restarão a memória  e a agressão paisagística da infra-estrutura inútil, a degradar-se, embora já sem o incómodo do monstro da poluição sonora ao passar mas com a  continuação da obstrução das vistas das janelas.

O SATU, que hoje realiza a sua última viagem, é notóriamente um elefante branco


 Victor Barroso Nogueira   -  Pois, Filipe Chinita e Maria João De Sousa Nunca utilizei o SATU pois não era funcional para as minhas deslocações ao centro da Vila. Mas tencionava fazê-lo nestes dias finais, para fotografar e ver Paço de Arcos doutra perspectiva. Mas acabei por regressar a Setúbal sem fazê-lo, E a minha inércia impede-me de me pôr a caminho, atravessando o Tejo para aproveitar as últimas viagens
8 ano(s)
Paula Afonso
Eu usei o Satu várias vezes e gostei. Em termos de transporte não é mau, pelo contrário. O problema foi nunca o terem ligado para além do Oeiras Park. Se tivesem feito a ligação ao Lagoas e ao Tagus Park podia ter funcionado junto com o comboio da Linha como alternativa às auto-estradas engarrafadas e poluentes. Mas o Satu não foi à frente e os comboios da Linha estão a diminuir em vez de aumentar e provavelmente têm senão os dias, os anos contados. É pena parece que vamos da direção oposta à que devíamos ir. Estamos a promover o uso dos automóveis em vez do uso de comboios. Mas é assim. Eventualmente qd ao chegarmos ao ponto de ter de proibir os carros de circular aí vamos sentir falta das alternativas.
Responder8 ano(s)


2014 05 31   Seguro rejeita congresso e convoca primárias para primeiro ministro ou os COELHOS NA CARTOLA e sócrates apoia costa,
Mas, cumprindo as quotas, teremos no PS um Secretário Geral e uma candidata a 1ª Ministra (e ao desemprego) ou uma Secretária-Geral e um candidato a 1º Ministro (e ao Desemprego)? E num partido tão plural, as mulheres estão ordeiramente caladas na 2ª fila, como jarrões que enfeitam a sala ?
Os socialistas estão doidos ? Ou de que massas receiam perder o apoio ? Que massas defendem estes andarilhos ? É que há massas e ma$a$.
Direcção bicéfala ? Candidatos a 1º Ministro ? Então as eleições legislativas são para o Parlamento ou para as trazeiras de S. Bento ? Nada muda nos partidos da burguesia !
Diz o Público: «Proposta do secretário-geral do PS, apresentada na Comissão Nacional, no Vimeiro, abre a porta a uma solução bicéfala, com um secretário-geral e um candidato a primeiro-ministro diferente.»
Mas costa seguro, seguro « garantiu que na sexta-feira só não pediu a dissolução da Assembleia e a convocação de legislativas porque existe uma crise interna no PS.». Mas... o Secretário-Geral do PS poderia pedir a dissolução da Assembleia dda República sem ter ouvido os competentes órgãos nacionais do PS ? A Direcção Nacional do PS é uma falperra e uma tropa fandanga de trampolineiros ? São estes trampalineiros que querem com sócretinas narrativas a mudança com passes de coelho por lebre ?
Ainda segundo o Público «Costa afirmou ainda que não impõe a sua eleição, mas que não pode ignorar as pessoas e os militantes que se lhe dirigem e considerou que a esperança de Portugal não pode depender apenas do Tribunal Constitucional»
Entretanto, o PS prevê que nos seus estatutos haja eleições abertas a «simpatizantes» e outras a «militantes», tendo registo de ... «simpatizantes». Qualquer sócio dum clube de futebol ou sociedade recreativa de bairro sabe que ou são sócios ou não. Ele há originalidades, como a da bicefalia. Que distingue o PS dos chamados «albergues espanhóis»?
Mas, cumprindo as quotas, teremos no PS uma Secretária Geral e uma candidata a 1ª Ministra (e ao desemprego) ou uma Secretária-Geral e um candidato a 1º Ministro (e ao Desemprego)?
E se cisco seguro costa zorrinho costa seguro apoiados à vez por mário soares sócrates vitorino guterres fossem vender xuxas para a Feira da Ladra ?
Eles não discutem programas. Eles não discutem como impedir o naufrágio irreversível dessa social-democracia de Hollande que em França abriu as portas ao fascismo e na Alemanha, coerentemente, está no governo com Ângela Merlel. E que em Portugal, desde sempre, governam aliados ao psd-cds. Eles discutem, no Vimeiro, quem há de ser o trampalineiro de turno: depois de sócrates seguro costa numa guerra entre califas que sendo califões não passam de califazinhos para entreter o mexilhão que pretendem empalado e vendido ao Capital e às suas negociatas !

2012 05 31 Foto Victor Nogueira - Santiago do Cacém (castelo)

Victor Barroso Nogueira   -  Andei por todo o portugal de norte a sul e de leste a oeste, Manela Pinto , com milhares de fotos e um livro de viagens um pouco saramaguiano incompleto

Só ainda não fui aos açores e às berlengas 🙂

Antonio Maria Louro Alves   -   E quando rtumas a Évora? A fim de te poder dar um abraço ao vivo e a cores. Já agora, porque não virá também o Varela José Inácio?
11 ano(s)
Margarida Piloto Garcia  - Continuo a achar que tens uma bela história de vida de vida.Como é bom partilhar estas memórias!

Carlos Rodrigues  Esse jogo de luz e sombras, ameias / muralha, está um espetáculo, bela foto e Livro de Viagens decerto. Abraço.

Maria Jorgete Teixeira  -  Luz e sombra, azul e negro, calor e frescura...contrastes que convidam à partida e ao sonho! Obrigada, Victor!bj

11 ano(s)

Graça Maria Teixeira Pinto  -  Bela foto, sim, mas vejo a muralha mais como uma barreira.Gosto de espaços amplos sem muralhas.:))

11 ano(s)

Manuela Vieira da Silva  -  Linda foto, com boa perspectiva e contraste. Boa noite.🙂

10 ano(s)

Sem comentários: