Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Textos em maio 05

 * Victor Nogueira

2023 05 04 Para o Blog o Jumento, Marcelo é o maior. embora no meu entender Marcelo apenas tenha falazado, não porque advogue e defenda uma política de "esquerda", mas porque prefere que a política de direita do PS fosse executada pelo seu PSD, que não consegue ser alternativa, pois anda ó tio, ó tio, a ver se cola os cacos!

2023 05 05 Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia? (Cícero)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

Nada de novo diz Marcelo, salvo que vai reforçar mais do mesmo! Marcelo não é ignaro, mas fala para ignaros. Compete ao Presidente da República cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e garantir o regular funcionamento das instituições democráticas.

Marcelo de Sousa é um actor que não garante o regular funcionamento das instituições democráticas, é um agente da sua subversão, é um promotor da permanente instabilidade política, é um personagem que não respeita os limites das atribuições, poderes e competências fixados na Constituição da República.

Sendo assim, cabe perguntar: QUEM FISCALIZA E VIGIA MARCELO DE SOUSA? A QUEM CABE DEMITIR MARCELO DE SOUSA, convocando novas eleições para Presidente da República, para permitir que as instituições democráticas possam funcionar “regularmente”?

Nas suas relações com o Poder Executivo (Governo) quais são os poderes do Presidente da República?

Nomear o primeiro-ministro (tendo em conta os resultados eleitorais e a audição dos partidos representados no Parlamento)

Demitir o Governo (quando for necessário para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas), e exonerar o Primeiro-Ministro (na data da nomeação e posse do novo primeiro-ministro)

Nomear e exonerar os membros do Governo, sob proposta do primeiro-ministro;

Presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar;

Pronunciar-se sobre todas as emergências graves para a vida da República;

Mas, desde o seu 1º dia, Marcelo de Sousa pronuncia-se amiúde sobre (quase) tudo (desde que interesse à sua agenda pessoal e partidária) e sobre ninharias.

O Governo não é responsável perante o Presidente da República, mas sim perante a Assembleia da República. E esta que aprecia e aprova ou rejeita o Programa de Governo, que fiscaliza a sua acção, que o interpela e que vota moções de censura ou de confiança.

Marcelo tem uma agenda que nunca escondeu. Marcelo, tal como Cavaco em 2015, foi contra o afastamento do Governo de PSD/Passos Coelho, acolitado pelo CDS. Tal como Cavaco em 2015, Marcelo é contra um Governo minoritário viabilizado pelas “esquerdas” (PCP, Bloco e Verdes).

Para além de tentar satisfazer a sua infrene veia narcisista, aureolada de populismo barato, Marcelo de Sousa ao longo destes anos tem como tarefa desgastar o PS de modo a permitir que este seja substituído por um Governo liderado pelo seu PSD, com o líder por ele escolhido e a ele subordinado.

Foi Marcelo que levou à demissão do Governo minoritário do PS, tentando chantagear as “esquerdas”. Falhado o golpe, Marcelo de Sousa dissolveu o Parlamento, ganhando em troca uma inesperada maioria absoluta do PS, com diminuição do peso eleitoral das “esquerdas” e do PSD, e ascenso da extrema-direita pura e dura, corporizada no Chega e na Iniciativa Liberal. Quanto ao seu PSD, continua em fanicos, incapaz de colar os cacos e ser alternativa ao PS. o que faz (dis)correr Marcelo?

Entrará nesta embrulhada e circo de Marcelo, do Chega, da Iniciativa Liberal e da comunicação súcial em torno de Galamba o facto de este fazer parte duma das fracções/fricções do PS, corporizada por Pedro Nuno dos Santos (a fazer a travessia do deserto), que seria um dos candidatos a sucessor de Costa e adepto duma nova, embora improvável, geringonça? Ou nas equções deveríamos também incluir a saga do novo aeroporto de Lisboa e a gestão dos Fundos Comunitários pelas várias clientelas, umas do PS, outras do PSD?

Se em resultado das eleições o PSD pudesse formar Governo coligado com a extrema direita pura e dura do Chega IL ou por esta viabilizado, que faria Marcelo? Daria posse ao "seu" Governo do PSD? Dissolveria o Parlamento, convocando novas eleições?

Não sendo Marcelo ignaro nem falho de inteligência, que faz verdadeiramente correr Marcelo de Sousa?


2014 05 05 TRATADO DAS FÁBULAS
1.- Também posso vestir a realidade com fatos alegres e música e folguedos e brisas cariciantes e olhares de veludo e sedutores e de pedrinhas saltitando pelo riacho com se aves cantando fossem. Com as palavras e a arte de usá-las se pode tornar mágico o que não é e soalheira a mais triste noite ou brilhante como se de mil sóis rendilhados falassem o que me cerca e com elas me libertando
🙂
Ou não ! ! Porque o mágico tem consciência dos truques para tornar mágicos os enganos !
2.- Aos efabuladores toda a magia dos gestos, dos dedos, do olhar , dos lábios e das palavras é permitida.
... o pior é se, levados nas asas da imaginação, no final não encontram senão pó cinzento e plúmbeo
setúbal 2014.05.05




2014 05 05 a renovação na continuidade - o bolso e a bolsa estão no quadro de honra  ---  Neste glorioso 17 de Maio, as troikas BCE-CE-FMI e CIP-CCP-BANCA agradecem e reconhecem o inestimável e bom desempenho do PS(d)CDS o seguro dos ricos com passes de coelho de escavacadas portas escancaradas e sócretinas narrativas.


2014 05 05 A saída limpa, de portas abertas, com passes de coelho seguro por lebre  Cartoon Paulo Barbosa


Sem comentários: