Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 7 de maio de 2023

Textos em maio 07

* Victor Nogueira 

2023 05 07  Foto victor nogueira - Palmela o horizonte e reflexo (2023 04 15 IMG_2134). Alcandorada no cimo da serra do Louro, dominando e vigiando outrora um vasto território delimitado pelos estuários do Rio Tejo e do Rio Sado, a Vila de Palmela foi sede de Santiago, nas suas muralhas albergando a casa conventual dos frades cavaleiros e o castelo, conservando vestígios do tempo da ocuapção árabe.

Setúbal é uma cidade branca, mediterrânica, cujo Centro Histórico medieval, foi quase todo arrasado pelo terramoto de 1755 e subsequente maremoto, Persistem alguns vestígios da ocupação romana, designadamente cetárias, e memória da ocupação árabe, como a Porta do Sol ou da Moura Encantada, junto à antiga mouraria, nas cercanias da Igreja de Santa Maria da Graça, e no dédalo de estreitérrimas ruas, nalgumas das quais o sol nunca entra. Da judiaria, nada resta, salvo a memória do local onde se erguia. Mas é aqui no centro histórico que as fachadas das casas vão sendo pintadas não de branco mas de cores vivas; azul, rosa, violeta, vermelho acastanhado, violeta ....

2023 05 07 A 1ª vez que estive em Portugal foi com a minha mãe, em 1949, e disso dou conta num dos meus Livros de Viagens:

«Da estadia em Portugal lembro-me apenas dalgumas cenas em casa dos meus avós paternos, no 44 da Travessa da Carvalhosa, e duma ida a Fátima ([1]), enlameada, em dia de chuva com imensos peregrinos, arrastando-se de joelhos, e duma torneira na berma do caminho, a pingar água.

[Estive de novo em Portugal, em 1963, Fátima fez parte do roteiro nas férias de Verão, com o meu avô Luís e restante família. Depois disso voltei apenas uma vez à Cova da Iria, já não um lugarejo mas uma cidade, desenvolvida em torno do Santuário,, com a Fátima, nas nossas deambulações em Portugal, percorrendo Seca e Meca.]

[1]- de Fátima recordava-me do chão enlameado e da Capela das Aparições. A Basílica é bonita. Vi também os moinhos de vento, mas só de longe. (nsf - 1963.09.04)»

VER Santuários 11 - Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria (Ourém)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

FOTO - Fase da construção do Santuário de Fátima em 1949 (arq. priv.) in https://historiaschistoria.blogspot.com/.../nossa-senhora..



2021 05 07 Foto victor nogueira - vista panorâmica de Setúbal, a partir do Casal das Figueiras, lá no cimo do morro, com a cidade branca e o  estuário do rio azul a seus pés. Em 1º plano o campo de jogos.

2019 05 07  foto victor nogueira - setúbal, natal nos idos dos anos '90 -  espectáculo de ilusionismo do Rui Pedro, enfarpelado  com a minha  roupa. Note-se que na altura ainda os livros não tinham invadido a casa e proliferado como coelhos ou cogumelos. Na mesa camila um dos presépios que cada ano inventava com materiais diversos- VER SEQUÊNCIA DA SESSÃO DE  Ilusionismo.


2016 05 07  Nascer do sol em setúbal, a 7 de Maio, visto do cimo da torre no alto duma encosta


Mia Pires Griff      Valeu a pena,meu querido... nascer do sol ao vivo com tua assinatura e teu sentir cansado ao subires a encosta.Partilha sempre.Beijoquinhas ❤

 7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira   Minha linda - para o cimo da torre - no 10º piso - subo de elevador, que a pé já me custa, LOL Fazendo minhas as palavras de Garcia de Rezende

Suspiros, cuidados,

paixões de querer

se tornam dobrados,

meu bem, sem vos ver.

Não sinto prazer,

sem vós um só dia

viver não queria.

Não quero nem posso,

nem posso querer

viver sem ser vosso,

e vosso morrer.

Pois isto há de ser,

por morte haveria

não vos ver um dia. 😛

7 ano( 

Mia Pires Griff

Garcia Rezende... bem lembrado.Como gosto! Bom falar contigo. ❤

7 ano(s)

Maria Lisete Almeida   Lindo nascer do Sol mesmo, Amigo Victor Nogueira. Grata.

7 ano(s)

Fatima Mourão  Lindo nascer do sol ❤

7 ano(s)

Milu Vizinho  Lindo nascer do sol. obrigada mais uma vez Victor. Desejo-te um bom fim de semana ❤

7 ano(s)

Filipa Calado   Obrigada Victor!! Lindo. Acho que o meu não nasceu assim...suspeito..mas estava a dormir e quando acordei o céu estava tão zangado 😞

7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Pois. Voltou o inverno e eu que pensva ir ao fim do dia para a Figueirinha LOL

7 ano(s)

Judite Faquinha  Meu querido amigo onde ficam os meus comentários faltam alguns, mas não todos... faço-os e depois não os acho, beijokinhas noite feliz e bom fim de semana amigo ❤

7 ano(s)

Elsa Santos   lindo nascer do sol. bigada amigo

7 ano(s)

Maria Márcia Marques    Por aqui não se viu um sol assim....lindo madrugar

7 ano(s)

Deolinda F. Mesquita  Excelente, Victor, obrigada 🙂

7 ano(s)

Cecília Barata   ❤

7 ano(s)

Maria Rodrigues  Pôr como foto de capa no meu mural obrigado

4 sem


2014  05 07  redacções da Guidinha, por luís stau monteiro  02

As "Redacções da Guidinha" foram uns textos de crítica de costumes, sob a forma de redacções escolares sem qualquer pontuação, escritos por uma suposta menina moradora no bairro da Graça, em Lisboa, chamada Guidinha. O verdadeiro autor dos textos não era mais do que o escritor Luis de Sttau Monteiro. Estes textos foram publicados em 1969 e 1970 num suplemento humorístico, chamado "A Mosca", do "Diário de Lisboa", que foi um vespertino que deixou uma marca indelével na história do jornalismo português. O próprio suplemento "A Mosca" era dirigido por um outro excelente escritor, José Cardoso Pires.

Nesse tempo, Marcelo Caetano tinha substituído Salazar à frente do governo e tinha prometido uma abertura política do regime, a que se deu o nome de "Primavera marcelista". Foi no sentido de aproveitar esta efémera abertura que o suplemento "A Mosca" se publicou, procurando dizer a rir algumas das coisas que até então não se podiam dizer, nem a rir nem a chorar.

"As Redacções da Guidinha" foram reunidas em livro e publicadas por Areal Editores, com o código ISBN 9726276195, sendo a edição mais recente datada de 2003. O autor da obra, como disse, é Luis de Sttau Monteiro. Se não for possível encontrar "As Redacções da Guidinha" nas livrarias convencionais, poder-se-á adquiri-las através da Internet.

O PAI NATAL

"Tretas tretas tretas a mim é que não me levam mais era o que faltava ou um ou outro é um aldrabão disseram-me que o pai natal descia pela chaminé e eu acendi o fogão para lhe queimar o rabo para ele dar um grito para eu o ver e nicles quem ficou com o rabo a arder fui eu que levei bumba no toutiço por ter gasto gás é só para ver como as coisas são disseram-me que ele trazia presentes do céu e o que ele me trouxe foi uma camisola que eu vi numa montra duma loja em saldo com o preço e tudo isto quer dizer que o Céu fica na Rua dos Fanqueiros ou que me aldrabaram por eu ser criança é o que eu digo mentem à gente mal a gente nasce e depois queixam-se de que a gente em grande queira ir para a política outra coisa que o pai natal me deu foi um compêndio de Ciências Naturais aprovado para o primeiro ano ora abóbora que se eu fosse má até ficava a pensar que o pai natal é o meu pai o que vale é que eu sou boa até ver sim até ver que se me pregam outra partida como esta vão ver como é que eu sou por dentro porque lá por dentro sou má como as cobras se julgam que eu saio à minha Mãe enganam-se lá no fundo eu saio ao meu pai mas não quero que se saiba para salvar o toutiço que se ele adivinha isso é bumba no toutiço até mais não outra malandrice que me fizeram foi darem-me um cavalinho de madeira que o meu avô comprou para levar à maternidade quando eu nasci a pensar que eu era menino mas o diabo do velho quando viu a enfermeira mudar-me a fralda meteu o cavalinho no bolso e foi a correr comprar uma roca de prata porque nesse tempo o plástico ainda era caro e levou o cavalinho para casa para quando viesse um menino e como nunca veio porque em Paris deixaram-se de fazer coisas dessas e agora fazem outras o tal cavalinho foi escondido numa mala muito velha onde eu o encontrei há mais de cinco anos estou farta de brincar com ele sem ninguém saber e vai este ano bumba apareceu-me no sapato como se fosse um presente do pai natal assim não vale abóbora que ou a gente é séria ou não é isto até faz com que se perca o respeito pela família terrestre e pela família celeste que o meu pai queira enganar o pai natal vendendo-lhe cavalinhos velhos e Compêndios de Liceu ainda eu entendo agora que ele os compre se calhar pelo dobro do preço é que não entendo nem à bala são estas coisas que fazem a gente perder a fé e depois espantam-se outra porcaria que me fez o pai natal foi dizer ao meu pai que este ano os presentes eram fracotes por causa da crise que há no Céu mas então se aquilo é igual à Terra para que é que lhe chamam Céu anda a gente a privar-se de coisas para ir para o Céu e chega lá e bumba aquilo é como a Graça ou como o Areeiro eu é que não vou nisso e se as coisas não mudam para o ano faço de conta que não sei da crise e mando uma reclamação para o deputado que me representa na assembleia e o pai natal vai ver como é que as moscas picam para aprender a ser profissional a valer que isto dum pai natal amador não interessa a ninguém e muito menos a esta vossa GUIDINHA que não está cá por ver andar os outros."


 Joaquim Carmo  ... eu era assíduo leitor da "Guidinha"! Obrigado por recordar! Abraço

9 ano(s)

Adélia Campos Li-as enquanto saíram e tenho-as em volume. São uma delícia.

9 ano(s)

Elsa Cardoso Vicente   Boas recordações Victor Nogueira

9 ano(s)

Jorge Cancela  Como se pode comprar na net? Qual o site?

9 ano(s)

Maria João De Sousa   Não as tenho... o meu pai coleccionava-as mas perdi-lhes o rasto desde que ele morreu...

9 ano(s)

Alice Coelho   (Y) ❤

Ver tradução9 ano(s)

Milu Vizinho  (Y) ❤

Ver tradução9 ano(s)

Maria Lisete Almeida  Grata!

8 ano(s)

Ivo Flores   Procuro tradução de "Angustia para o jantar" para língua francesa e/ou inglesa. Agradeço qualquer informação. Obrigado!

8 ano(s)

Manuela Vieira da Silva Boa lembrança. Linda partilha! 🙂

7 ano(s)



2014 05 07  redacções da Guidinha, por luís stau monteiro 03

o suplemento humorístico A Mosca, do Diário de Lisboa, para além das redacções da guidinha publicava na página central um cartoon de joão abel manta

"O Luis é um grande amigo meu que pôs as minhas redacções lá no jornal onde trabalhava mas a minha tia Hermengarda diz que não interessa nada ler as minhas redacções que são chatas e ninguém aprende nada com elas mas ela também é muito chata que passa a vida a queixar-se das dores nas cruzes que não sei bem o que é que é mas isso é que acho uma grande chatice com ela sempre aos ais nem sei se ela leu mas também tenho a certeza que não lia as redacções dela se fosse para falar lá nas tais cruzes que doem para caraças não sei porque não as tira das paredes de casa se lhe fazem doer tanto deve ser por ser muito católica e ir todos os domingos à missa ouvir o padre que diz sempre para sermos muito bons e gostar de toda a gente o que é muito difícil que eu não gosto nada da minha professora de português que também passa a vida a chatear-me com as virgulas e os pontos que diz que não sei pôr nas minhas redacções mas o Luis gostava mesmo assim e até as pôs lá no jornal para toda a gente ler ora toma lá que já almoçaste que os seus poemas os jornais não querem que a gente leia porque também devem ser muito chatos e se quer vírgulas e pontos tome lá uns para os espalhar nas minhas redacções,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,..............................Guidinha"

Sem comentários: