Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Textos em maio 15

 * Victor Nogueira   


2023 05 15   Mesmo no Mindelo, a uns 20 km a Norte do Aeroporto das Pedras Rubras, é audível o trânsito de aeronaves que descolam ou aterram mais a sul.  No Mindelo as aeronaves circulam muito mais acima, no espaço aéreo.

Ora em Lisboa, em certas zonas, o ruído é perturbador, com os aviões sobrevoando logo ali, ao alcance das mãos. É um pouco como morar ao  lado duma auto-estrada ou duma via férrea, com trânsito infernal, mais ou menos intenso!

2023 05 15  Prontus. Agora é que o aeroporto da Portela vai ao fundo, com a barragem de artilharia dos moradores .... estrangeiros! O melhor seria estes incentivarem a criação duma Associação de Moradores Estrangeiros com Bagalhoça para decidir  sobre a localização do Aeroporto Internacional de Lisboa, a concretizar, de  preferência,  no deserto do Sahara ou no da Namíbia!

2023 05 15  Enfim! Sociais-democratas,  o  PPD/PSD e os seus  fundadores provenientes da chamada ala liberal e tecnocrata de Marcelo Caetano, no Governo e  na Assembleia Nacional, a da "evolução na continuidade", que tinham a SEDES e a Doutrina Social da Igreja como embrião da social-democracia? O partido fundado apenas após o 25 de Abril por Sá Carneiro, Magalhães Mota e Pinto  Balsemão, entre outos, chamava-se Partido Popular Democrático. Foi apenas em Outubro de 1976 que foi rebaptizado como Partido Social-Democrata, para fazer concorrência ao Partido Socialista. 

Isto chega para reclamar-se da social-democracia, seja esta do centro, da direita ou de esquerda?  Pinto Balsemão, líder do Clube Grupo Bilderberg, defensor da social democracia? 

É o ideário social-democrata  que baliza e norteia Bilderberg e o império comunicacional de Pinto Balsemão, da imprensa escrita à televisão?

2018 05 15 Foto victor nogueira - Forte de S. João Baptista, em Vila do Conde. Aqui em em 8 de Julho de 1832 tentaram desembarcar a caminho do Porto as forças liberais de Pedro IV contra o absolutista Miguel I, durante a Guerra Civil que opôs os dois contendores. Impedidas de fazê-lo pelo comandante desta praça-forte, fizeram-no mais a sul, entre as praias de Mindelo e de Arnosa do Pampelido.

VER  na foz do rio Ave

2020 05 12 foto victor nogueira - rolo 219  Porto Salvo  coreto 1998.01.26, junto à Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo. Ao fundo e à esquerda a Capela de Porto Salvo, abaixo referida, nas Notas de Viagens

PORTO SALVO - Povoação vítima da urbanização desregrada, Porto Salvo conserva a Igreja de N. Sra da Apresentação, de meados do século XVII, local que foi de peregrinação e onde se realiza uma festa anual, sem o brilho de outrora, perdida a importância das artes da pesca e dos pescadores e navegantes 

Abaixo da Igreja um terreiro, usado para mercado, com fontanário e coreto. 

A Ermida foi construída em cumprimento duma promessa feita por marinheiros, que perdidos no mar, haviam dito que a ergueriam no primeiro cabeço que avistassem junto à costa. 

Um dos dois paineis de azulejos existente no alpendre,ambos representando milagres da padroeira, xe "lendas e milagres: Senhora de Porto Salvo"§encontra se bastante degradado. Esta igreja possui dois cruzeiros, um no meio do adro e outro adossado à fachada principal.

Persistem no núcleo antigo edifícios com as características de outrora: casas térreas ou com dois pisos, com pátios e respectivos anexos, como celeiros, adegas e currais. Como não podia deixar de ser nesta zona e não só, tem a inevitável  rua Marquês de Pombal, para além de topónimos como o Casal das Chocas e as ruas do :Casal do Deserto, das Portelas, las, da Ribeira de Porto Salvo, da  Fonte, da Lameira, da  Oliveira ou na Tapada do Linho. (Notas de Viagem, 1997)

~~~~~~oo0oo~~~~~~

2012 05 15      

O silêncio
O silêncio tem a dimensão
a dimensão do uni-verso
bianco, nero,
ou da paleta
com treta
.
o silêncio é
tudo e nada com rima
ou
sem ela
.
O silêncio
não tem voz
escrevendo
o silêncio é
a nata do nada

~~~~~~oo0o~~~~~~

2012 05 15    Eles percebem de Economia. Tanto percebem que a banca e as telecomunicações e a energia e as grandes redes comerciais acumulam lucros crescentes em tempo de vacas magras

Sem comentários: