Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Textos em maio 08

* Victor Nogueira

2023 05 08  Gand'as negócios à sombra sombria da covidice covidesca, ou as armas de enriquecimento massivo de minorias, em torno da destruição em massa de putativas "vácinas"" e de armamento pela paz ... a dos cemitérios, deserto da Roma Imperial. 

E o PSD, mais o Chega e o Ilusionismo Liberal não rasgam as vestes, clamando em altos berros "vergonha", exigindo mais uma CPI, para denunciar as negociatas da  Comissão Europeia e dos 2 % orçamentais para renovar os stocks nos paióis, de novo sem trancas nas portas? 

Para umas coisas há dinheiro à fartazana, para os mesmos do costume, incluindo os facilitadores de negociatas, para a ralé, "auguentem, auguentem", que no apertar do cinto e da garganta da esmagadora maioria é que estão os ganhos da minoria, ferreamente e feramente esmagadora! ..


2023 05 08  Olha, olha, o arauto, ventríloquo de Belém do Párá, volta a pôr a boca no megaphone e debita para que o comentem e ele comente quem o comenta, em pescadinhas de rabo na boca, ad nauseam!

Entre outras ventosidades, LMM, sibila de Belém do Párá,  assoprou mais uma catilinária: «“Este foi o maior erro político de António Costa como primeiro-ministro. Vai ter pela frente um inferno ainda maior, ficou mais isolado”»


2023 05 08  Alguém escreve e partilha, ilustrando com a imagem supra:

ENQUANTO O INFORMADOR MARCELO REBELO DE SOUSA RELATAVA AO DITADOR MARCELO CAETANO, A PIDE/DGS IA ACUMULANDO OS PROCESSOS CONTRA OS SOCCIALISTAS 'CHEIOS' DE «VELEIDADES»

- salienta ... , contra as «veleidades» pífias de Marcelo PR

~~~~~~oo0oo+~~~~~~

e eu reflexiono para com os meus botões: 

Em 1965 ou 1969 já existia o Partido Socialista Português? Então este não foi fundado no exterior, em 1973, sem qualquer ligação ao que se auto-dissolveu após o Golpe Militar de 1926? ? Ou seria apenas a Acção Socialista Portuguesa, fundada em 1964? E a listas da Oposição em 1965 integravam apenas "socialistas" ou. tal como o Congresso de Aveiro de 1973, "observado por MRS", foram acções conjuntas de comunistas, socialistas, velhos republicanos, católicos progressistas e monárquicos "progressistas"?

Bem sei que em 1969 os socialistas, nalguns círculos eleitorais, saíram das CDE, concorrendo como CEUD, feito que não repetiram em 1973.

Considerando a iliteracia dominante, os distraídos podem pensar que a oposição nos 48 anos assentou no Partido Socialista Português.


2021 05 08 Foto Victor Nogueira – Papagaio à porta da Pastelaria de Santa Clara, no Mindelo, com saborosa doçaria e simpáticos donos, onde muitas vezes lancho, quando o não faço na vizinha Freguesia de Árvore ou em Vila do Conde.
Este é um papagaio silencioso, ao contrário do celebrizado n’A Ilha do Tesouro, um dos romances da minha juventude, escrito por Robert L. Srevenson; “Capitão Flint” é o seu nome, sempre ao ombro do pirata John Silver.
No gosto de papagaios, por mais bela que seja a sua plumagem. Flint pronuncia esganiçada e monotonamente palavões e uma única frase "Peças de Oito"; Silver dizia que o seu papagaio fazia mais ruído do que toda a tripulação do seu navio, em conjunto.
Para além destas pouco atraentes características, a elas podemos acrescentar as dolorosas mordidelas, se nos apanham distraídos. e a sujidade que espalham em torno de si com os restos das sementes que são o seu alimento.
Em toda a minha vida creio que “lidei” apenas com dois papagaios; um no Restaurante “O Cantinho do Frade”, em Setúbal, já encerrado, onde comíamos frequentemente, e outro no quintal da tia Maria, no Porto, em 1963, no ano em que vivi em casa dos meus avós, Luís e António.
Na minha meninice também havia uma cantiguinha com um papagaio loiro do bico dourado, uma das que entoávamos na escola primária de então.
Para além do romance lido inicialmente n'A Biblioteca dos Rapazes, creio que editado pela Portugália Editora, há uma adaptação a banda desenhada de autoria de Fernando Bento, cujo traço, nesta e noutras aventuras, desde sempre apreciei.

Papagaio loiro
De bico doirado
Leva-me esta carta
Ao meu namorado
Ele não é frade
Nem homem casado
É rapaz solteiro
Lindo como um cravo
Papagaio loiro
De bico doirado
Leva-me esta carta
Para o outro lado



2020 05 08 foto victor nogueira- setúbal - Ontem (2020-05-07/08) houve uma super lua cheia. Mas o céu estava azul negro de nuvens, encobrindo quase totalmente o romântico astro, não prateado, mas como se de fogo vermelho ou laranja fosse


2014 05 08 foto Victor Nogueira -1974/75 - cartazes e murais de abril 09 - Lisboa (1976)

Este foi um slogan muito gritado nos anos de 74/75 - OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE - Com a ajuda de soares/ps, carneiro/psd, amaral/cds e eanes/nove e de quem neles tem maioritariamente votado desde 1975, quem está de novo a pagar a crise intrínseca do capitalismo não são os ricos, bem pelo contrário



Fatima Mourão não devia ser quem não têm mas é 🙁 9 ano(s) Maria João De Sousa Alguns "ficaram-nos no olhar"... 9 ano(s) Victor Barroso Nogueira José Andrade Creio que alguns desses estavam no MRPP, como Durão Barroso, Saldanha Sanches, Arnaldo Matos, Maria José Morgado .... 9 ano(s) Victor Barroso Nogueira  
http://www.ionline.pt/artigos/134125-o-charme-discreto-do-maoismo-portugus/pag/-1 
O charme discreto do maoismo português
IONLINE.PT
https://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Politica/Durao-e-Ze-Manel.aspx     
Quando Durão era o Zé Manel
SABADO.PT
Nicolau Dias Ferreira A Palavra de Ordem é já, como se vê, muito antiga. Mas não resultou na época, quando a direita reacionária se encolhia assustada pelos cantos. As ameaças produziram efeito contrário e de rompante, os ricos não só não pagaram a crise, como se multiplicaram. A eles e à crise que continuamos a pagar. Fruto do pacifismo, bonito, de uma revolução ornamentada com o aroma e a cor dos cravos, mas que permitiu um rápido regresso ao campo de acção dos que só aparentemente foram varridos. Mas uma vez registada a aceitação pacífica da população, TEMOS AGORA O DEVER DE, AINDA PACÍFICAMENTE, MOSTRAR-LHES UM ENORME CARTÃO VERMELHO, E EXPULSÁ-LOS DE PORTUGAL DE ABRIL, PAÍS, NOSSO, QUE ATÉ TEM A CONFIGURAÇÃO RECTANGULAR DE UM CAMPO DE FUTEBOL E POR ISSO DEVE FAZER FERVER, NA RUA, OS PORTUGUESES QUE, POR DÁ CÁ AQUELA PALHA, GRITAM E ENCHEM PRAÇAS E RUAS. ACORDEM, P O R R A ! 9 ano(s) Milu Vizinho (Y) 9 ano(s) Suzel Patrão Naquele tempo era assim hoje a palavra de ordem do governo é mais os pobres que paguem a crise 🙁 9 ano(s) Viriato F. Soares Sim, os ricos que paguem a crise; foram eles que a fizeram ganhando enormes fortunas à custa da nossa miséria! 9 ano(s) Antonio Casqueira Pintei alguns destes 9 ano(s) Donzilia Conceiçao De tanto gritarmos que fossem os ricos a pagar a crise, estes fdp vingaram-se o puserem-nos a pagar o que sempre comeram à farta. 9 ano(s) Rita Marcelino A carteira dos pobres é que está sempre aberta! 9 ano(s) Fernanda Isabel Dias O povo que pague a crise. É o que estão a fazer. 9 ano(s) Mário Monteiro O regador era para por água nos autocarros da Carris. 9 ano(s) Anabela Valagão Valentim Ah ah este mural ... muito pertinho de mim 🙂 9 ano(s) Maria Manuela Sequeira Para quando?! 9 ano(s) Antonio Colaço Pois mas nós é que pagamos a crise por causa do roubo descarado que fazem ao povo! 9 ano(s) Isabel Coelho Continua actual! Ver tradução9 ano(s) Victor Barroso Nogueira Valagão Valentim Belinha Ainda existe este mural ? Creio que ficava na zona ao cimo da Calçada da Boa Hora. Onde é mesmo ? 9 ano(s) Laura Rijo bE mais nada!! 9 ano(s) Nascimento Maria eu acho que sei onde é esse mural só estou a estranhar a bica que está junto .quem foi que pôs essa imagem ? 9 ano(s) Nascimento Maria Eu estou a conhecer essa casa como sendo em Pedrogão a casa de um grande fachísta e eu lembro-me bem disso 9 ano(s) Anabela Valagão Valentim Agora acho que está pintado Victor Nogueira ....mas é mesmo ao pé da igreja ao pé dos escuteiros ... 😃 8 ano(s)




2013 05 08 o resultado do "súcialismo" em liberdade iniciado por Mário Soares e Sá Carneiro - O ESTADO "súcial" devora o ESTADO SOCIAL ~~~ O BPN nacionalizado pela dupla PS de Socrates e Teixeira dos Santos no que se refere aos prejuízos e deixando de fora o que valia já custou ou irá custar aos contribuintes portugueses 7 mil milhões de Euros, quase o dobro do que o terrorismo "súcial" do PSD_CDS com a conivência do PS petende "poupar" com os cortes sociais ! Com a banca das privadas sempre a facturar, mesmo qd parece que tem prejuízos !!! Recapitalizada com os empréstimos da troika que estamos a pagar com lingua de palmo, a banca da usura continua a especucular, o que lhes dá mais dinheiro/lucros do que apostar no crédito às empresas/produção e ao consumo.
Em tempo - O BPN dos banqueiros do esCavaco, foi vendido pela dupla psd-cds de pedro e paulo, depois de limpo dos activos tóxicos, graças à CGD (o banco do Estado) e aos portugueses ? E por quem foi comprado ? Entre outros por Isabel ds Santos e por Américo Amorim, este o homem mais rico de Portugal. E esta, hein !?

José Pires Boa ! Ver tradução10 ano(s) Vitor Correia O capital é f......,amigo Vítor 10 ano(s) José Pires É mesmo FODID@ e... F@DE-N@S ! 10 ano(s) Maria Rosa Silva os gordos ficam gordos , os pobrfes mais pobres zzzzzzzque raio de governo 10 ano(s) Judite Faquinha Victor, a Isabel dos Santos, soube á pouco quem era, filha de peixe sabe nadar!!! O Américo Amorim á muito que eu sabia, ele era amigo do meu pai, e eu conheci, esta vedeta pessolmente... era uma autentica besta mas sem miolhos, nem se dava na altura com os irmãos!!! bjs, obrigada pela partilha!!! 10 ano(s) Maria Lisete Almeida Grata pela partilha! Abraço. 10 ano(s) Jo Andre O âmago do problema não é o Capital, mas sim quem estabelece as regras que permitem a sua utilização tendenciosa ou danosa de quem o possui. 2 e 2 nem sempre são 4, podem ser 22 ou vice-versa. dependendo apenas do ponto de vista ou dos interesses em causa. Uma boa noite para si amiga Maria Jorgete Teixeira. 10 ano(s) Jorge Marques Há que ir mais longe. Por detrás do BPN estava a SLN. Onde estão e quanto valem os seus activos? Vejam a Galilei e os amigos do cavaco... e a família... 10 ano(s) Belaminda Silva Obrigada camarada Victor pela partilha ! Beijinho ❤ e um dia muito feliz te desejo meu amigo 😉 10 ano(s)

~~~~~~oo0oo~~~~~~





2011 05 08 Gerónimo foi um dos grandes chefes índios que lutou pela liberdade dos ameríndios, derrotados e encerrados em "reservas". É um insulto dos EUA que tenham dado o seu nome à esburacada "operação" que levou à morte de Bin Laden, sem julgamento. De que tinham medo os EUA?

Sem comentários: