Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 23 de maio de 2023

Textos em maio 23

 * Victor Nogueira


2021 05 23 Foto victor nogueira - mural no Restaurante Ribeirinha do Sado, em Setúbal (2017.06.06 Canon 143_06).  Embora o restaurante se localize na Av. Luísa Todi 586. é nas traseiras, na Travessa da Anunciada, que se encontra este mural.

VER

Murais em Setúbal 15 - Travessa da Anunciada



2021 05 23 Foto victor nogueira - grafito em Setúbal, de 313 (foto em 2008.11.23)


2021 05 23 Foto victor nogueira - Gilberto na Festa do Avante, 1999

Um dia destes telefonou-me o Gilberto, falando-me de si. Prometi telefonar-lhe, mas entretanto fiquei surdo, tinham de escrever-me as falas para comigo, mas  recuperei algum tempo depois. Dizia para com os meus botões: "Tenho de telefonar ao Gilberto, tenho de ir ao Barreiro vê-lo». Soube há pouco que o Gilberto faleceu hoje.

O Gilberto foi um homem solidário, generoso, prestável, com uma fala mansa e sorridente que, muitíssimo mais que meu camarada e companheiro de muitas décadas de lutas políticas e sindicais, foi meu amigo e de quem procurei ser amigo, a quem muito devo: a sua atenção, o seu gesto solidário,  a sua prestimosidade.  À Celeste e à Nádia, o meu abraço fraterno.

O LUGAR DA CASA, por Eugénio de Andrade 

Uma casa que fosse um areal
deserto; que nem casa fosse;
só um lugar
onde o lume foi aceso, e à sua roda
se sentou a alegria; e aqueceu
as mãos; e partiu porque tinha
um destino; coisa simples
e pouca, mas destino
crescer como árvore, resistir
ao vento, ao rigor da invernia,
e certa manhã sentir os passos
de abril
ou, quem sabe?, a floração
dos ramos, que pareciam
secos, e de novo estremecem
com o repentino canto da cotovia.


CANTO MOÇO, por José Afonso

Teresa Cesteiro
Conheci o Gilberto na Câmara quando ele ia falar com o Dr e penso que com o Arqto. Simões. Paz a sua alma.
2 ano(s)
Elias Quadros
Honra ao Gilberto!
Solidariedade à Família e aos Amigos!
2 ano(s)
Isabel Maria
Abraço Victor!
1 ano(s)

2020 05 23  foto victor nogueira -  Serra do Bouro (Caldas da Rainha)  coreto  no Largo do Arraial, Granja - rolo 359 (1998.06.15)

Serra do Bouro (Caldas da Rainha)

 - Numa povoação que um velho mal-humorado me diz ser a da Serra do Bouro. Noutra ocasião, vagueando de noite pela serra, deparamos com o que resta da estação do caminho de ferro, perdida num ermo, um barracão de madeira longe da povoação. Da estação resta apenas este fantasmagórico armazém, e no chão a marcação do edifício demolido e roseiras do jardim que outrora alindavam o local. Nesta existe uma pequena igreja branca, adjacente ao cemitério e a um coreto de betão armado, com coberto.  (1998.02.09 e 24)


2016 05 23 O TEMPO VOA - Prefiro as tardes e as noites, pois ambas são longas e estas silenciosas após o bulício, ao contrário das manhas demasiado curtas e avessas à lassidão.  Setúbal 2016.06.22

Imagem - O relógio voador, de Susanne Philippson


2014 05 23 Confiança - o partido obrigado  troika


2014 05 23 VOTAR é um direito. VOTAR é um dever de cidadania  !

O VOTO é uma ARMA. O Voto não se compra nem se vende. O VOTO da maioria tem consequência. VOTA fim ao regabofe ps(d)cds.


2014 05 23  A PROPÓSITO D'a narrativa comunista, segundo pedro silva pereira, do PS

Não há pachorra para tanta falta de memória e desonestidade intelectual. Que bom e paradisíaco seriam Portugal e o Mundo sem "comunistas", entregue apenas aos seráficos "socialistas". Pois não foi o PS que em 1974/75 encheu alamedas e avenidas em manifestações em defesa da "democracia" e do "Socialismo em Liberdade" e agora foge de eleições como o diabo da cruz, para além de nunca ter referendado a adesão à UE e os sucessivos tratados ou Pactos Orçamentais ?

Nas suas "narrativas" ou charlas em família já sócrates esclareceu que foi traído no PEC IV por Passes de Coelho, cujo PSD aprovara os anteriores, tal como as revisões constitucionais, ao contrário do PCP, que votou contra os mesmos  PEC's. E eu a pensar que havia sido a banca a retirar o apoio ao ps/sócrates, estando por explicar aquele diferendo entre Sócrates e Teixeira dos Santos. A verdade é que o PS desde Abril foi a ponta de lança para que se mudassem apenas as moscas, como Marcelo e Spínola pretendiam. Estando as moscas de novo a varejar e em força, considerarão elas o PS descartável e dispensável ?  O episódio segue dentro de momentos ! Com outros actores, alguns reciclados e outros na sombra.

Sempre forçado pelos "mauzões" dos comunistas, tadinhos dos PS's, em lágrimas e contrariados, o coração sangrando, sempre aliados e de facto com o apoio declarado ou encoberto do psd/cds, mesmo nas autarquias, coligando-se entre si para nas autarquias "varrerem" com o PCP. 

Não há pachorra para tanta falta de memória e desonestidade intelectual. Tal como nos tempos do fascismo, assim em "democracia" e pela mão do PS se vê a força do PC, que em França ou na Alemanha obrigam a social-democracia a guinar à direita, depois de em Portugal terem obrigado o Mário a arrumar o socialismo na gaveta, tão bem aferrolhado que desde então o PS não conseguiu encontrar a chave do blindado armário dos esqueletos ?

http://corporacoes.blogspot.pt/.../a-narrativa-comunista...

Sem comentários: