Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 9 de maio de 2023

Textos em maio 09

* Victor Nogueira




2023 05 09 Derrotada a União Soviética, derrotados os Países do Bloco Socialista Europeu, o chamado Mundo Livre e os reabilitadores do nazi-fascismo aliados da Alemanha Nazi concretizam o velho sonho e dão-se as mãos. Zelensky o reabilitador, o proclama, correndo os próceres do "ocidente" ao beija mão, em Kiev-


2022 05 19  Assinala-se hoje o 77.º aniversário do Dia da Vitória sobre o nazi-fascismo e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em que pereceram mais de 60 milhões de pessoas, na sua maioria civis, e acima de 20 milhões de soviéticos. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), onde se integrava a Ucrânia, o povo soviético e o Exército Vermelho deram o decisivo contributo para a derrota do nazi-fascismo protagonizado por Hitler e Mussolini. 

Salazar dias antes decretara dois dias de luto nacional pela morte de Hitler, o que não impediu que a vitória dos Aliados fosse entusiasticamente comemorada nas ruas, designadamente em Lisboa.  

 "De acordo com testemunhos prestados por quem viveu este acontecimento, o povo de Lisboa saiu à rua gritando vivas aos vencedores deste conflito, hasteando bandeiras dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Benfica (ou um pau sem bandeira). Sim, do Benfica, já que a bandeira vermelha da União Soviética – um dos vencedores da guerra na Europa - não era permitida pela PIDE,", um dos sustentáculos do regime fascista português, um regime visceralmente anticomunista  

. VER “As bandeiras da vitória” in https://duas-ou-tres.blogspot.com/2015/05/a-bandeiras-da-vitoria.html 

Note-se que os Aliados, designadamente os EUA, apesar dos insistentes pedidos da URSS, só decidiram o desembarque na Normandia (Junho de 1944) depois das vitórias do Exército Vermelho em Estalinegrado (Agosto de 1942 a Fevereiro de 1943) e Kursk (Julho de 1942 a Fevereiro de 1943), iniciando este um avanço como rolo compressor até Berlim e possivelmente até ás praias atlânticas em Portugal. 

Em 1944, face ao falhanço da Operação Barbarossa,  líderes e  chefes militares nazis (como o Almirante Canaris, o General Rommel ou o Coronel Stauffenberg, entre outros) pretenderam afastar Hitler e fazer uma paz separada com a França, EUA e Reino Unido, que lhes permitisse concentrar todas as forças na frente Leste, o que não foi aceite. Falhado o atentado contra Hitler, em 20 de Julho de 1944, os conspiradores foram condenados á morte ou forçados ao suicídio. 

 Em 1945, após o suicídio de Hitler com Berlim ocupada pelo Exército Vermelho, o Governo nazi alemão, pretendendo prosseguir a guerra conta a URSS,  deu instruções para que a rendição fosse feita em Reims, apenas perante os representantes da França, EUA e Reino Unido, com exclusão dos soviéticos, o que sucedeu. Face a isto, a URSS exigiu que a rendição incondicional fosse assinada em Berlim, o que aconteceu no final do dia 8, quando em Moscovo, devido á diferença horária, já era o dia 9. 

 Na sequência do fim da Guerra na Europa e de acordo com os restantes Aliados a URSS declarou guerra ao Japão, a que se seguiria a sua invasão pelo Exército Vermelho.  

Antecipando-se, sobre um Japão irremediavelnte derrotado, os EUA, como manobra intimidatória, lançaram duas bombas atómicas sobre cidades sem interesse militar, como Hiroxima e Nagasáqui, nunca tendo sido julgados e condenados por estes dois crimes contra a humanidade, que arrasou as cidades e mataram de imediato ou nos meses seguintes entre 150 mil a 240 mil civis, fora as sequelas nos anos seguintes e por várias gerações.

Joana Espanca Bacelar Victor, por acaso viste ou ouviste esta descrição nos meios de CS? Eu também não!

1 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Joana Espanca Bacelar Em Portugal, que foi um dos membros "democráticos" fundadores da NATO nunca se comemorou posteriormente, pelo menos oficialmente, o Dia da Vitória. Mas alguma imprensa tem-no referido, até onde dei por isso

1 ano(s)

2021 05 09    Foto victor nogueira - Setúbal - Mural executado por  GonçaloMAR, artista de arte urbana com trabalhos já realizados na cidade no Bairro Cor de Rosa ou das Palmeiras, na Belavista. (Canon 192_05 - 2021.05)

VER   Murais em Setúbal 32 - Bairro das Palmeiras (Belavista)

2020 05 09   foto victor nogueira Forte de Peniche (1988) antigos pavilhões prisionais para confinamento político de alta segurança dos opositores ao regime fascista. e dois poemas de Daniel Filipe

O Viajante Clandestino, por Daniel Filipe
Este é o local, o dia, o mês, a hora.
O jornal ilustrado aberto em vão.
No flanco esquerdo, o medo é uma espora
fincada, firme, imperiosa. Não
espero mais. Porquê esta demora?
Porquê temores, suores? Que vultos são
aqueles, além? Quem vive ali? Quem mora
nesta casa sombria? Onde estão
os olhos que espiavam ainda agora?
O medo, a espora, o ansiado coração,
a noite, a longa noite sedutora,
o conchego do amor, a tua mão...
Era o local, o dia, o mês, a hora.
Cerraram sobre ti os muros da prisão.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

o 1º de Maio de 1962, in Pátria, lugar de exílio, por Daniel Filipe
Regresso pelo tempo ao dia de hoje
primeiro de Maio de 1962
hora segunda da meditação
Ganho de novo consciência do lugar
chegam comboios há mais gente na rua
como se o rio humano recebesse
o agreste tributo de outra oculta nascente
Vêm com o rosto de todos os dias
o olhar de todos os dias
as mãos e os pés de todos os dias
cansados de preencher impressos
moldar metais
afeiçoar madeiras
rodar motores e válvulas
sujos de óleo e poeira
deslumbrados de sol
operários empregados de escritório vendedores de porta a porta
dir-se-ia que cantam
De súbito a cidade parece banhada de alegria
estamos juntos meu Amor
possessos da mesma ira justiceira
Damos as mãos como dois jovens namorados
e sorrimos felizes
à doce primavera acontecida
no magoado coração da pátria
Vêm de toda a parte sem idade
Redescobrem palavras esquecidas
e no silêncio cúmplice desfraldam
um novo e claro amanhecer do mundo

2018 05 09   Foto rui pedro em 2018.05.08 Tratamento de imagem VN - A Évora, a turbo-aspiradora, segue-me por toda a casa, muitas vezes com a cama e o cobertor, num misto de Snoopy e Linus, personagens dos Peanuts. Vou para o escritório, para a a sala, à casa de banho  ou à cozinha e se me demoro quase sempre dou por ela ao meu lado, deitada na sua cama ou cobertor,  enroscada sobre si mesma, quando não encosta a cabeça ao meu colo a pedir-me festas e cafuné quase ronronando e lambendo-me as mãos com o seu olhar de corça ou bambi, como a que em Luanda tínhamos no quintal.. É um animal deveras inteligente, já com o pelo a embranquecer apesar da  genica.

2016 05 09   foto victor nogueira - serra da arrábida -  convento (novo) de N Sra da Arrábida, construído no século XVI e que foi pertença dos Franciscanos.

Parece uma aldeia de brinquedo ou de bonecas, tão pequenas são as casas. Nem parece um convento, se pensarmos que eles deveriam ter claustro(s). Naquele tempo neste sítio agreste muito difícil deveria ser o acesso, por aquelas penedias escalavradas, com o azul das águas lá em baixo. Poderia ser na Grécia, mas fica em Portugal, com vegetação mediterrânica única e preservada, o "maquis"

O filme "O Convento", de Manoel de Oliveira, baseado numa novela de Agustina Bessa Luís, foi rodado neste Convento da Arrábida, em 1995,


2014 05 09   foto Victor Nogueira -1974/75 - cartazes e murais de abril 10- Paço de Arcos(1976)

A Reforma Agrária resultou de anos de luta dos assalariados rurais do alentejo e do ribatejo, de luta contra os grandes latifúndios e o trabalho de sol a sol, de luta pelas 8 horas de trabalho, de luta contra a repressão exercida pela PIDE e pela GNR a favor dos senhores da terra e de extensos latifúndios onde muitas vezes os povos nem da casa eram donos. Uma das conquistas de Abril desmantelada logo a partir de 25 de Novembro de 1975 pelas sucessivas troikas ps(d)cds desde soares carneiro amaral.

21 comentários

Maria João De Sousa Aplaudo, Victor Nogueira! Obrigada!

9 ano(s)

Manuel Mecha   exactamente, ninguem trabalhou

9 ano(s)

Fatima Mourão  (Y)

9 ano(s)

Luisa Neves  (Y)

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Manuel Mecha é o homem das frases feitas. Que faz correr Sammy ?

9 ano(s)

Manuel Mecha  Vitor, sou o que sou e vi o que vi. Ninguem trabalhou e foi tudo no penico. E mais. Eu conheci as cooperativas e vi o que lá se não fez.

9 ano(s)

Manuel Mecha  balelas e escritos nas paredes eu tambem faço. E a minha familia toda esta a outra que morreru era toda comuna. E eu sou do Barreio Querem mais?

9 ano(s)

Vitor Correia  Vitor Nogueira, o Mecha é um caso perdido hahahhah.Degenerou

9 ano(s)

Manuel Mecha  Vitor, deixar chover no molhado não adianta nada. Abraço

9 ano(s)

António M. F. Gato  E qual foi a primeira herdade a ser ocupada pelos trabalhadores, amigo Victor Nogueira?!?

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  António Manuel Fachadas Gato Não tenho dados que me permitam responder-lhe. As ocupações iniciaram-se em finais de1974 e aqui encontra alguns dados 

Classe e Estado; os sindicatos na Reforma Agrária, por António Barreto, in 

http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223473153H3yJE7un4Pr02OG4.pdf

9 ano(s) 

Segundo José Soeiro, antigo membro da direcção do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas de Beja e posterior deputado do PCP pelo círculo eleitoral de Beja, a primeira herdade a ser ocupada foi a Herdade do Monte do Outeiro, situada na freguesia de Santa Vitória, concelho de Beja. A ocupação aconteceu a 10 de Dezembro de 1974 e foi resultado do incumprimento da Convenção de Trabalho do Concelho de Beja, documento que teve o aval da Associação Livre de Agricultores (representante dos latifundiários). O livro do antigo sindicalista e deputado, "Reforma Agrária - a Revolução no Alentejo" é um documento obrigatório para aqueles que pretendam conhecer mais detalhes de uma parte da história do Alentejo...

9 ano(s) 

M José Ferreira Rodrigues  Seriamos bem mais felizes!!

9 ano(s)

Isabel Dias Alçada   Amigo com estes desgovernantes esta frase é uma UTOPIA ........Beijos e feliz noite

9 ano(s)

Helena Ribeiro    EMOS QUE DIZER BASTA!!!

9 ano(s)

Paulo Peixoto reforma agrária, faremos, a terra a quem a trabalha, POIS CLARO!

9 ano(s)

Daniel Pereira Gouveia   Diz não a Lei Barreto.

9 ano(s)

Jucefina Pião Corda   (y)

9 ano(s)

Milu Vizinho  Também digo. A reforma Agrária tem que voltar, a terra é quem a trabalha (Y)

9 ano(s)

António Manuel Comendinha  A época foi outra, foi a época da Revolução. Actualmente seria impossível implantar uma nova RA. Os novos não sabem nem querem trabalhar os campos e os velhos já não podem. E alguém no dia de hoje que se meta em pequeno ou médio agricultor é só com base em subsídios. Por isso se vê.......tudo ao abandono ou ( cercas, gados, subsídios, caça, turismo rural, etc)...........

9 ano(s)


2013 05 09  Foto victor nogueira - Batente ou aldraba

Margarida Piloto Garcia
Que bela foto!!! Acho que se podia inventar uma história a partir dela, ou seja, para além de bela é altamente inspiradora.
10 ano(s)
Maria Jorgete Teixeira
clássica e misteriosa...
10 ano(s)
Carlos Rodrigues
Maravilha de puxador, pena terem tirado a patine e o mistério à porta com esses retoques marados, espero que já os tenham tapado. 🙂
10 ano(s)
Maria Rosa Silva
que é linda é ...
10 ano(s)
Victor Barroso Nogueira
Força, Margarida Piloto Garcia A imaginação ao poder ! idem, Maria Jorgete Teixeira Carlos Rodrigues - a porta estava em restauro, LOL São as demãos do primário por causa da deterioração. Bjos às moças e abraços aos moços 🙂
10 ano(s)
Belmira Patrício
1 toque, 1 repenicado, 2 toques, 2 repenicados... também era assim na minha Madragoa 🙂
10 ano(s)
Manuela Miranda
é um portal antigo mas bonito, cá no Norte ainda se encontram assim alguns, gosto do batente. A casa onde eu vivi tinha e eu gostava. Obrigada Amigo beijinhos.
10 ano(s)
Ana Estrela
o som do batido pela casa...
10 ano(s)
Alice Coelho
10 ano(s)
Silvia Guedes
Lindos, esses batentes! Bjis, Vitor!
10 ano(s)
Deolinda F. Mesquita
Muito bonito esse batente.
10 ano(s)
Yolanda Botelho
Que linda porta.....
10 ano(s)
Manuela Vieira da Silva
Esta porta tem muitos mistérios, além das artísticas pinceladas de mar. Gosto.🙂
10 ano(s)
Maria Mamede
UMA PORTA PINTADA DE AZUL …
Um azul, quase cinzento… Ver mais
10 ano(s)
Judite Faquinha
É UMA PORTA IMPONENTE, A RESTAURAÇÃO TIRA-LHE O ESTILO PRÓPRIO, O BATENTE É LINDO,MAS TIRARAM-LHE O CANHÃO ANTIGO, PARA LHE POREM UM MODERNO, MAS O MODERNO, NÃO LHE DARÁ MAIS SEGURANÇA!!! Victor mas é linda. bjs
10 ano(s)
Belaminda Silva
Que porta mais linda ! Dava-me muito prazer quando em criança batia em casa de amigos meus com portas com batentes muito parecidos as este. Obrigada Victor pelo miminho. Desejo-te um ótimo final de semana. Beijinho 🙂
10 ano(s)
Carlos Rodrigues
Bem sei que são retoques Vitor. Se passares lá daqui a seis meses, vê se já se lembraram de dar o acabamento e com quê ( tecnicismos dirás tu ) depois falamos, que isto à Portuguesa as coisas não são assim tão lineares e até podem ficar aí retoques para uns meses e quando forem a recobrir a aderência ser um desastre. Abraço.
10 ano(s)
Maria Rodrigues
(Y)
9 ano(s)


2013  05 09   Foto Victor Nogueira - Paço de Arcos e a casa da Rua de Macau

Judite Faquinha  Paço de Arcos, é muito bonito... mas tem em baixo do canto direito, algo muito antigo vê-se pelas telhas de canudo, fez-me lembrar os lavadores publicos... onde se lavava a roupa... já são raros mas ainda se encontra!!! Obrigada amigo Victor pela partilha. Boa noite sonhos felizes, Bjs

9 ano(s)

Victor Barroso Nogueira  Judite Faquinha A minha tia-avó e depois os meus pais moraram na vivenda, arrendada, de que se vêm 3 janelas e 1 varanda, à esquerda

9 ano(s)

Judite Faquinha   Amigo Victor, pelo aspecto devia de ser uma vivenda com uma bela area e linda senhorial, obrigada pela informação bjs.

9 ano(s)


1ª Parada da Vitória em Moscou - 1945 - A 1ª Parada da Vitória em especial foi celebrada 24 de Junho de 1945, alguns dias depois da rendição da Alemanha

2010 08 09  8 DE MAIO DE 1945 - A II GUERRA MUNDIAL TERMINOU NA EUROPA, COM A RENDIÇÃO INCONDICIONAL DA ALEMANHA APÓS A QUEDA DE BERLIM, PROSSEGUINDO NA ÁSIA CONTRA O JAPÃO, QUE SE RENDERIA INCONDICIONALMENTE APENAS A 15 DE AGOSTO. OS ALIADOS DECIDIRAM QUE A VITÓRIA SERIA INTERNACIONALMENTE COMEMORADA EM 9 DE MAIO - O DIA DA VITÓRIA

Sem comentários: