Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

domingo, 20 de janeiro de 2013

Victor Nogueira e as musas

Texto sobre as musas e foto de Victor Nogueira (Setúbal - nascer do sol visto duma das minhas varandas)
 
~~~~ Embrenhado na contabilidade e previsões orçamentais e mais documentação para a assembleia de condóminos deste prédio onde moro no alto da torre no cimo duma encosta como se setúbal a meus pés estivesse ...

A disposição é pouca, o enfado grande e assim a produtividade baixa. Far-me-ia falta uma ofélia ao meu lado e a produtividade aceleraria para irmos passear arrostando as intempéries e o mau tempo ou borralharmos à lareira que não tenho vendo o bailar do fogo.


Mas o eterno caminheiro - umas vezes Conde Niño outras João Baptista Cansado da Guerra ou João Bimbelo - não tem tanto milénio passado, ofélia ou maria do mar sem guarida ou gaivotinha ou my fair lady ou ana basca dos encontros perdidos ou joana princesa com sabor a cravo e canela ou madre abadessa diabinho diabeza ou raposinha ou teen da amora ou mana clarisse d'aguiar e belmonte nem maria dos mil-sóis rendilhados que lhe valham.

E sendo republicano, a duquesa está para lá do seu vasto e cinzento horizonte, muito para lá dos montes onde de mim a escondo e se esconde ou resguarda !


~~~~~~~~~~~~~~ música, maestrina ~~~~~~~~~~~~~~

span>

Fernando nogueira Pessoa por João Villaret - O poeta é um fingidor
 
 


Tim Maia & Gal Costa - Um dia de domingo
 
 


Maria Bethânia - Um jeito estupido de te amar
 
 
 
~~~~~~~~~~~~~~

e duas antologias de poesia no meu bllog D'ali e D'aqui, repescadas do meu 1º blog, o Kant_O_XimPi

sobre o domingo
http://daliedaqui.blogspot.pt/2013/01/o-domingo-na-poesia.html


Divirtam-se ou distraiam-se :-)

  • Joaquim Carmo Obrigado pela partilha, Victor! Bom domingo
  • Victor Nogueira musas, musas apenas, algumas gaivotas do mar alto fugitivas, Maria Jorgete Teixeira Bjos
  • Maria Jorgete Teixeira Agora estão em terra, por causa da tempestade...bjs
  • Manuela Miranda LINDO O TEXTO BEIJINHOSA ASSIM COMO A FOTO
  • Margarida Piloto Garcia Uma foto fabulosa, um texto onde a ironia disfarça a solidão. Tenho a certeza de que algures há uma musa, ninfa, flor, ou seja lá o que for, para te aguçar ainda mais a inspiração. Não que precises mas às vezes...faz falta. Tens de olhar ao teu redor, do alto da tua torre. Talvez estejas tão alto e distante que ainda não a viste... ......
  • Ana Albuquerque Onde deixaste tantas musas!?...
  • Carlos Rodrigues João Baptista cansado da Guerra, conquistaste uma Torre amorosa ou a Pousada de São Filipe ou ficaste-te por alturas do Hotel do Sado, com vista para Tróia ? Obrigado, Poeta Vitor.
  • Deolinda Figueiredo Mesquita Obrigada Victor, excelente o texto que adorei, gosto deste teu blog. beijos.
  • Donzilia Conceiçao Banhado pelo Sado Setúbal é cidade e Distrito, é a cidade de Bocage, e é lindo Setúbal, cidade aberta, cidade liberta, onde morava ZECA, o poeta e cantor, O HOMEM grande que a Pide ajudou a morrer mais cedo, não pelo medo, que ZECA não o tinha, mas foi mal amado neste País que nunca amou os seus filhos, nunca os melhores.
  • Donzilia Conceiçao Tem por fundo o SADO, E NO HORIZONTE A SERRA DA ARRÁBIDA LINDA, onde os golfinhos dão cambalhotas e brincam nas ondas, e as suas praias de areias grossas, água transparente, e as gaivotas voam livres como se nada houvesse para além delas, obrigada Victor este texto é de uma profundidade que faz pensar, obrigada pela partilha, um beijo meu amigo.
  • Isabel Reis Hoje terça feira desejo que a tua disposição já esteja em alta porque o país precisa de produtividade, não tens lareira mas tens boa música que tb aquece...


  • Sem comentários: