Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 6 de abril de 2018

a Eva e o Monte da Arouca

* Victor Nogueira


Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - a minha amiga Eva, aluna da Celeste, uma "mulherinha !" , dizia-me, companheira de folias da Susana, nossa filha , Que é feito da Eva, da mãe (a Aciolinda), dos irmãos e dos avós (a senhora Catarina e o senhor Custódio) ?

"Estamos a meio da tarde de domingo, aqui no Monte de AROUCA ( ) onde a Celeste dá aulas, uma herdade enorme que quase parece uma aldeia, agora abandonada (quase) pela crise da agricultura e da política dos agrários. O monte fica junto ao rio Sado, a 10 km ao sul de Alcácer do Sal e a 2 horas de camioneta de Lisboa. No meu colo está a minha amiga Eva, filha duma trabalhadora [Aciolinda], e que tem 3 anos. Uma "mulherinha", como me diz. A mãe dela aquece se ali ao lume, enquanto a Celeste lê e a mãe arranja as azeitonas que colheu ontem à tarde." (NSF - 1974.11.27)

Margarida Piloto Garcia Foto deliciosa, daquelas que nos marcam o tempo vivido e que em geral nos trazem melancolias e saudades.
Gerir

5 ano(s)
Deolinda Figueiredo Mesquita Fotos todas elas contam tantas histórias.. Maravilha.
Gerir

5 ano(s)
Isabel Reis Claro que percebes-te!!! encontra a morada para continuar a amizade...
Gerir

Victor Barroso Nogueira Ah! Esta janela, Isabel Reis, é no monte e já lá não moram. E não creio que os Lince que voltaram a ser os donos da herdade, destruída a Reforma Agrária, me vissem lá com bons olhos Aliás, depois da destruição da UCP, o sr. Custódio - que já deve ter morrido - foi nomeado feitor pelos antigos patrões. Mas as filhas abandonaram a herdade.LOL Seria mais fácil ir ao bairro, cujo nome esquecei mas sei onde fica, na estrada de Alcácer para a Comporta 
Gerir

5 ano(s)
Isabel Reis gostei :)))
Gerir

5 ano(s)
Belaminda Silva Lindas fotos... que contam historias maravilhosas que marcam o tempo vivido e que nos trazem saudades. Obrigada meu amigo pela partilha. Te desejo um lindo dia cheio de coisas boas. Beijinhos!
Gerir

5 ano(s)

***

Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - Eva e Susana no caminho que vinha da fonte e do lavadouro

Comentários
Belaminda Silva Lindas as meninas da foto, e com um sorriso que transborda a felicidade da infância.
Beijinhos camarada:))
Gerir
5 ano(s)
Maria Lisete Almeida Obrigada Amigo por me ter incluído nesta partilha!
Gerir
5 ano(s)
Maria Lisete Almeida São certamente as suas filhotas. São lindas ...
Gerir
5 ano(s)
Victor Barroso Nogueira Não, Maria Lisete Almeida A mais pequena é filha minha e da Celeste, professora da Eva, a mais velha. A Eva já surgira na foto anterior
Gerir
5 ano(s)
Maria Lisete Almeida Perdão Victor é que eu vi esta foto primeiro, antes do conjunto das três ! Grata .
Gerir
5 ano(s)
Manuela Vieira da Silva A alegria e saúde estampada. Ficavam contentes com tão pouco, ao sol correr, às flores sorrir.
Gerir
5 ano(s)

Foto Celeste Gato - Alcácer do Sal, Vale de Guiso, Monte da Arouca / Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís - Ao fundo o Monte da Arouca [casa do agrário - desocupada - armazéns e casas dos trabalhadores rurais, numa das quais morava eu (nas férias ou aos fins de semana) com a professora] Na foto eu e a Eva 


6 comentários
Comentários
Victor Barroso Nogueira Só inadvertidamente me cruzei com o Marcelo, uma vez em Évora, junto ao Palácio D. Manuel. Vi uma série de homens saírem, um deu-me um brutal encontrão para me tirar do caminho e vejo o Marcelo, apressado, a sair seguido de mais PIDES.
Gerir
5 ano(s)
Victor Barroso Nogueira A Comporta, tal como Tróia, são à beira-mar, Isabel Reis
Gerir
5 ano(s)
Isabel Reis Pois! mas na Comporta levam com os mosquitos:)))
Gerir
5 ano(s)
Isabel Reis custa acreditar não é? quando se vivia tão mal e ainda hoje à gente que os queria de ver de volta sou do interior sei o que é isso de não saber o que é um comboio ...e o mar como seria?quantas vezes perguntei a mim mesma,por isso a que eu disse que ainda bem que guardas-te as tuas notas...
Gerir
5 ano(s)
Victor Barroso Nogueira Isabel Reis Eu diria, ainda bem que a Celeste não tenha destruído as cartas que lhe escrevi e mas deu qd nos divorciámos. Mas destruiu todas as que me escrevera, tb interessantes. Foi uma correspondência recíproca de anos - do namoro e dos primeiros anos de casados, qd dávamos aulas em terras diferente e só nos encontrávamos aos fins de semana onde calhava [Beja, Amareleja, Alcácer ...) ou em Évora ou sempre aqui em Évora depois de nascer a Susana.
Gerir
5 ano(s)
Maria Lisete Almeida Grata pela partilha Victor! As maiores Felicidades!
Gerir
5 ano(s)

Sem comentários: