Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 13 de abril de 2018

O Fernando Pessoa é também um meio de estar contigo

Querida amiga

O Fernando Pessoa é também um meio de estar contigo, quando o espírito é um turbilhão de cansaços e desejos de partir em busca de algo que não seja esta realidade. Salut, amiga do

Victor Manuel 

Évora, 18 NOV 72
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Alberto Caeiro - poema XLVIII

Da mais alta janela da minha casa
Com um lenço branco digo adeus
Aos meus versos que partem para a humanidade

E não estou alegre nem triste.
Esse é o destino dos versos.
Escrevi-os e devo mostrá-los a todos
Porque não posso fazer o contrário
Como a flor não pode esconder a cor,
Nem o rio esconder que corre,
Nem a árvore esconder que dá fruto.

Ei-los que vão já longe como que na diligência
E eu sem querer sinto pena
Como uma dor no corpo.

Quem sabe quem os lerá?
Quem sabe a que mãos irão?

Flor, colheu-me o meu destino para os olhos.
Árvore, arrancaram-me os frutos para as bocas.
Rio, o destino da minha água era não ficar em mim.
Submeto-me e sinto-me quase alegre,
Quase alegre como quem se cansa de estar triste.

Ide, ide, de mim!
Passa a árvore e fica dispersa pela Natureza.
Murcha a flor e o seu pó dura sempre.
Corre o rio e entra no mar e a sua água é sempre a que foi sua.

Passo e fico, como o Universo.

s.d.

“O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993). - 71.

IN  http://arquivopessoa.net/textos

8 comentários
Comentários
Maria Miranda Lindo o poema VictorAmigo e a foto a janela lembrou-me a minha da Foz era a única que tinha, a estante dos livros lembrou-me a minha um pouco parada e com pó de não ler. Obrigada por fazer avivar estas memórias e me dares mais conhecimento Boa Noite beijos 
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)
Manuela Vieira da Silva Adorei o bilhete dirigido à amiga sobre Fernando Pessoa. Que melhor maneira de dois espíritos inquietos se unirem noutra realidade?! Obrigada, amigo Victor Barroso Nogueira. Bjo.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)
Joaquim Carmo Grato abraço pela partilha, amigo!
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)
Clara Roque Esteves Querido amigo, grata pela partilha. Mais uma vez.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)

GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)
Milu Vizinho Gostei imenso o bilhete dirigido à amiga, sobre Fernando Pessoa. E um excelente poemaGerir

GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)
Arminda Griff Eu li!  Bjos.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 ano(s)
Deolinda Figueiredo Mesquita Excelente. Victor 

Sem comentários: