Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Iextos em agosto 31

 * Victor Nogueira


2022 08 31 - Foto JJ castro ferreira - Luanda - ponte para a Ilha do Cabo anos '60 do século XX 

Chamávamos ponte, mas na realidade era um aterro que ligava o continente á Ilha do Cabo, no sopé do Morro de S. Miguel, no cimo do qual, vigilante, se localizava a fortaleza homónima, uma das que desde o século XVII protegiam a cidade, conjuntamente com as fortalezas de S. Francisco do Penedo e de S. Pedro da Barra, para além duma outra no extremo norte da ilha, onde se encontrava o farol, engolida pelas calemas (marés vivas).

Não podendo as águas oceânicas vencer este obstáculo, circulando, isso traduziu-se na cisão da ilha, na zona da Restinga, e o assoreamento das baías defronte da Praia do Bispo e do Porto de Luanda, neste  caso contrariado por frequentes trabalhos de dragagem.

Na foto, á esquerda, a restinga, com dancings (boîtes) e restaurantes, entre eles o  célebre "Mar e Sol". Á direita ficava o Clube Desportivo Nun'Álvares, com a sua piscina. Toda esta zona, onde também existiam vivendas, encontra-se presentemente muito modificada.

O arvoredo ao fundo corresponde á sanzala de pescadores, com a Igreja de N. Senhora do Cabo. Mais para norte ficava o Parque Florestal, com trânsito de automóveis condicionado.

Na foto, para a esquerda do morro, situava-se a Avenida Marginal da Praia do Bispo e, para a direita, a Avenida Marginal Paulo Dias de Novais.

2022 08 31 - Gorbatchov (1931-2022). O comunista que dissolveu o comunismo. titula o "Público" em obituário.

Gorb. Zita Seabra, António Barreto, ex-comunistas a publicitarem a Pizza Hut ou a garrrafeira do Pingo Doce.

Quem chora a morte de Gorb, o coveiro do comunismo, segundo as carpideiras da USA NATO aiUÉ como Ursula, Santos Silva Reagan Durão Barroso, Guterres e partidos de direita?

Do ponto de vista dos descamisados, porque falharam as revoluções Francesa (Robespierre), Mexicana, Haitiana, Russa, Espanhola, 25 de Abril ou o Chile de Allende ?

O fim da Guerra Fria foi o fim da história com a Paz Universal ou antes o triunfo da capitalismo sem freios e a rendição da social democracia europeia ?

Tão "ingénuo" e "crédulo" o Gorb que dissolveu a URSS e o Pacto de Varsóvia, fiado na conversa fiada e sem papel passado de que a NATO, persistindo, não se estenderia para Leste nem ameaçaria a Rússia! Sem papéis terá andado Gorb aos papéis, para gáudio da USA/NATO?

O fim do bloco socialista europeu, a queda do Muro de Berlim não derrubaram outros muros erguidos pela USA/aiUÉ nem o Fim da Gueera Fria trouxe a Paz nem respeito pelos Direitos Humanos e pela Carta das Nações Unidaas, mas sim o seu contrário, com um rasto de cinzas e lençóis de sangue venoso.

Gorb foi o rosto da degenescência do PCUS, o "inocente" que acreditou e confiou na não expansão da NATO e na coexistência pacífica entre países reconvertidos ao capitalismo, o antecessor do alcoolatra Yeltsin..

Mas os milenares ideais comunistas persistem enqunto o Império não varrer a Humanidade da face da terra ou a transformar em dead walking men and women, o sonho do IV Reich renascido das cinzas e do borralho sob a mão protectora da USA/NATO/aiUÉ?

2019 08 31 - foto victor nogueira . Largo do Padrão, no Porto, em 2016.12.04.. Na Rua de Santo Ildefonso trabalhava o meu avô Luís, como químico-analista, que morou  nas cercanias, sucessivamente nas Ruas de Santos Pousada e de Fernandes Tomás. Neste Largo do Padrão, perto do Jardim de S. Lázaro, do Campo 24 de Agosto e da Praça dos Poveiros, ficavam o café onde íamos e a tabacaria onde comprávamos os jornais., na altura da foto há muito encerrados.

2017 08 31 - a luva branca de Marcelo relativamente a quem nunca deixou o poço de "boliqueima" -« Argumentando que é preciso ter “contenção”, Rebelo de Sousa afirma que é também necessário “ter muito cuidado com o relacionamento com quem foi Presidente da República ou está a ser Presidente da República”. “Por questão de cortesia, bom senso, de educação, mas sobretudo pelo respeito da função presidencial”, continuou, acrescentando que isto deve ser assim também pelo “prestígio da democracia”.»


2016 08 31 - foto victor nogueira - Mindelo - a mini-horta

Colheram-se batatas e há couves, incluindo repolhos. O feijão verde não deu vagens e  apenas descortino duas abóboras medrando a medo. A oliveira resistiu ao transplante mas precisa de ser podada, pois tem ramos a saírem do caule como se fossem matagal; apenas terá dado azeitonas no 1º ano, mas nessa altura eu estava ausente. A tangerineira e o limoeiro vão crescendo, ainda sem frutos. Para os temperos há hortelã e salsa..

No tempo em que o meu avô Barroso era vivo - um homem que na cidade nunca perdeu o apego ao campo - no quintal desta que era a sua casa de verão  e no terreno anexo que era do meu tio e o meu pai vendeu cultivava hortaliça, batatas e cebolas que após a colheita armazenava no sótão da Rua dos Bragas, no Porto,  para consumo durante o ano.

Nesse tempo isto era campo e não uma rua agora completamente ladeada de moradias. Havia apenas quatro casas no terreno loteado pelo senhor Marcelino, que não conheci. Não havia água canalizada nem saneamento  público. Cada casa tinha fossa séptica e um poço donde se extraía a água para a rega e para uso doméstico. Hoje, finalmente  e ao fim de décadas a Câmara de Vila do Conde lá acabou por concluir as redes públicas  de saneamento e de abastecimento de água, servindo o poço apenas para rega.

O silêncio já não é total como há 40 anos, agora quebrado pelo rodado dos automóveis na rua empedrada e pelo movimento dos aviões do aeroporto das Pedras Rubras, em Matosinhos.

1969 - A casa que o avô Barroso está construindo no Mindelo encontra‑se numa fase adiantada e é interessante. Tem janelas amplas, uma paisagem encantadora (enquanto não construírem mais casas), quatro salas [assoalhadas], casa de banho e cozinha, além de poço. Alguns pormenores poderiam ter sido melhor solucionados, a meu ver, mas cada cabeça cada sentença. (NSF - 1969.10.17)

Hoje fomos ( [...], o José João, o Zé e o avô Barroso) ao Mindelo ver a casa que este está lá a construir, [...] airosa. (NSF - 1969.12.31)

1970 - Estive na casa do Mindelo que me agradou. Está mobilada com bom gosto. (NSF - 1970.12.25)

1973 - Gostaria de passar as férias sossegadas, calmamente lendo e estudando, com um mergulho nas ondas e passeios ao entardecer em amena cavaqueira com os amigos ou com as pessoas da terra. O meu avô Barroso tem uma casa no Mindelo, onde há uma praia rochosa que me deslumbra pela violência com que as ondas batem na rocha em cascatas de espuma que salpicam o rosto. Ou então aquele moinho [azenha] que eu visitei ao inquirir dois velhotes, lá para os lados de Arraiolos. Gostava de passar as férias, p.ex., num sítio assim. (MCG - 1973.08.02)

2016 08 31 - Cheguei e tenho no meu pensar o encanto e sedução da beleza da tua voz e sorriso. Anoiteceu e o frio desceu á terra. Em mim e ao meu olhar em ti nascem as minhas palavras, sonoridades que estiolam no silêncio em que nos envolves e encerras. Como as ondas rendilhadas que - alterosas ou não - se perdem e morrem no areal à beira-mar.

Mindelo 2016.08.31

Foto Victor Nogueira - setúbal - barcos em construção num estaleiro naval

2016 08 31 - Para além dos benefícios que o PT, Lula e Dilma trouxeram para os descamisados e para aqueles que comem o pão que o Diabo e, sobretudo, Deus  amassaram, a verdade é que a sua política não foi de ruptura com a oligarquia capitalista e dos senhores da Terra dominante. Lula,  Dilma e o PT apesar das suas "conciliações" de classe tornaram-se descartáveis, tal como a social democracia na Europa.. Alguém hoje ouve falar de Walewski ou de Gorbachev ?

Apoiar o PT e Dilma não pode fazer esquecer que o caminho deles e da pequena e média burguesias ou "classes médias" é o caminho para o  "impeachment", sangrento como no Chile de 1974 ou no Brasil de 1964, ou "softt", como o resultante da troika Soares/Guterres/Barroso/Sócrates/Passes de Coelho Portas, iniciada em e  post 25 de Novembro, sem esquecer Syrizas e similares, balões de oxigeno após a derrocada das traições da "social-democracia" e do "súcialismo em liberdade", .

Apoiar o PT e Dilma contra o Golpe não significa que a "conciliação" de classes seja o caminho para os "descamisados", os "Ventres" ao Sol" ou "Sem Terra".

Há que tempos que esta saga começou, mas não é pelos órgãos da comunicação portuguesa de "reverência" ou tablóides que, salvo ocasionalmente e com filtros, saberemos.

~~~~~~~~~~

2011 08 31 - "Mal com os homens por amor d´El Rey, mal com El Rey por amor dos homens" (Afonso de Albuquerque)

Sem comentários: