Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Textos em agosto 23

 * Victor Nogueira

2022 08 23 - O "liberalismo" em todo o seu esplendor. O ensino privado na maioria dos casos  pode ser confessional ou um "negócio". Se há escolas privadas é porque se trata dum investimento com expectativas de retorno. Sendo o Estado não confessional e tendo como obrigação assegurar o ensino de forma universal e (tendencialmente) gratuita, dependendo o sistema público de ensino das receitas do Estado, designadamente fiscais. a obrigação deste é investir no público e qualificar a rede pública. Os neo-liberais defendem a "meritocracia", são contra a "subsídio-dependência" e defendem a diminuição dos  impostos sobretudo para as empresas e reclamam menos Estado, com a treta do mercado livre. Mas depois querem ajudas e comparticipações do Estado para uma minoria á conta da esmagadora maioria.

2022 08 23 - Instantaneamente Facebook censura artigo de opinião de António Araújo (DN) sobre o Mundial de Futebol no Qatar, que pode ler aqui  https://www.dn.pt/opiniao/qatar-o-mundial-da-vergonha--15104869.html

Que é que no texto terá feito  salivar os algoritmos que nos vigiam?

2017 08 23 - PARA LÁ DAS APARÊNCIAS E DA ESPUMA DOS DIAS E DAS NOITES - Meio-Mundinho debate a coragem da governante, isto é, que faz parte do Governo. Corajosa como a brechtiana Mãe-Coragem ou de Gorki, a Mãe ? De que coragem se fala ?  

É a Igualdade do Género, Todos Diferentes, Todos Iguais, no Respeito pela Diversidade 

E onde a Governante se expôs fracturante e corajosamente ? Ah foi  ali expressamente por ela exposta e defendida no semanário dito de "referência" onde  não são notícia os trabalhadores e as suas lutas ftacturantes, contra o sistema socio-económico que oprime e que esmaga a maioria,

Mas ... porque assume a Governante esta causa "fracturante" apenas agora e pondo meio-mundinho a falar da agenda que ela fixou a meia dúzia de semanas de eleições autárquicas ? Porque o não fez antes ou quando entrou para o Governo ? 

Porque o faz neste preciso momento ? Então não seria também útil e corajoso que denunciasse os Tratados com a União Europeia, sacrossantos para o PS  em que milita ? Ah pois. Ele há a disciplina partidária e a solidariedade governativa. 

E para denunciar a União Europeia e a opressão, para isso não há tribuna nem palanque na comunicação social dita de "reverência" ?

São importantes a Igualdade do Genero e o Respeito pela Diversidade ? Naturalmente  que sim. Sem esquecer o que dizia  Sérgio Godinho em "Liberdade".

Como escreveu Brecht: "Tantas histórias / Quantas perguntas "


2016 08 23 Fico com pena quando partes. Tens um sorriso, um ar e um olhar de mocinha donairosa e bonita


2016 08 23

Ausente
não pode Ullisses explicar Penélope
e da Esfinge reformula o enigma
onde residem a fortaleza e a fragilidade:
no robusto roble centenário
ou no esbelto canavial ?
Tece Penélope a teia
que dizem desfazer ao anoitecer.
Mas por quem espera a pretendida Musa de Ulisses
e que fios e malhas ela entrança ?
De que novelos e enredos é feita a novela,
enigma para João Bimbelo ?
No espelho de si
é baça ou límpida a imagem que nele se reflecte ?
Onde surgem Calíope e Circe ?
Mindelo 2016.08.23
foto victor nogueira - oeiras - parque dos poetas - Ilha dos Amores, esculturas de Francisco Simões -

2015 08 23

Cinzentonho está o tempo
pluvioso e ventoso
sem sonho
bisonho e tristonho
No milheiral verde baço
as hastes e as folhas
curvilíneas
alinhadas em baraço
oscilam doidosamente
p'ra lá e p'ra cá p'ra cá e p'ra lá
como ondas alterosas encrrespadas pelo vendaval
Gélido e pegonhento´ é o frio
trespassante até aos ossos
frio e feio
nada estival
mas outonal.
Não há versos conversos
nem poesia que resistam.
Passo a mão pelo rosto
como se de lixa fosse a pele
e
por pirraça e para lá da vidraça
dançam folhas e hastes
ainda sem maçarocas
nem pipocas
e
no quintal em brando oscilar
abanando
curvadas e decaidas
as dálias juncam de pétalas
amarelo laranja
a geira acastanhada
e
adormecida
Mindelo 2015.08.23
foto victor nogueira - Vila do Conde invernal, em 2014.12 - Casa do Submosteiro ou Solar dos Vasconcelos

2013 08 23 - photoandando em portugal, por aqui e por ali - 10

Durante muito tempo supus que havia castelos enormes como me parecia Óbidos visto do comboio, quando ia para o Porto pela Linha do Oeste. Depois verifiquei que não era bem assim. As povoações eram cercadas de muralhas, na idade média, e o castelo situava-se numa extrema, geralmente no cimo duma penedia, alcandorado. O Castelo era apenas o último reduto defensivo, com a sua poderosa torre de (ho)menagem, onde residiam o donatário ou o alcaide, com a cisterna e praça de armas. Na povoação muralhada a chamada rua direita era assim denominada não pk fosse rectílinea, mas porque ligava duas portas das muralhas.- Mais apropriadamente seria a rua directa, por mais tortuosa que fosse no dédalo das ruelas e vielas da povoação muralhada.

A vida no Paço, para os padrões contemporâneos, era bastante desconfortável - grandes lareiras, inúmeras tochas ou candelabros, muita fuligem, muito frio e correntes de ar, muitos maus cheiros, muito lixo. Nada semelhante ao que os filmes pretendem retratar. Os castelos medievais podiam estar protegidos por um fosso inundado e ponte levadiça Alguns acabaram por ter Paços que hoje nos encantam, como o de Alvito, embora por vezes encenados/inventados por Korrodi (Leiria) ou pelo Estado Novo (Ourém e Porto de Mós). Com a generalização da pólvora e da artilharia, muitos foram adaptados (Vila Viçosa, Marvão, Outão, este em Setúbal) e outros construídos de raiz (Valença do Minho, Almeida, S Filipe, em Setúbal). Alguns parecem frágeis, delicados, como em Lisboa a Torre de Belém, com m devastador e assustador poder de fogo na defesa da barra, conjuntamente com o Forte do Bugio e todos aqueles que se encontram quer na margem direita do Tejo, na chamada linha do Estoril/Cascais, quer na margem  esquerda (Almada e Trafaria). Muitos castelos e muralhas já desapareceram completamente (Valhelhas, Lourinhã, Sernancelhe), as suas pedras aproveitadas para outras construções

Alguns ainda conservam intra-muros a antiga povoação, habitada (Évora, Idanha-a-Velha, Óbidos, uma encenação/invenção  do Estado Novo, Bragança, Reguengos de Monsaraz, Trancoso, Ourém) ou em ruínas (Marialva), outros dela conservam apenas a igreja (Castro Marim, Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Arraiolos). Alguns situam-se na planície ou em planura  (Beja, Alter do Chão, Viana do Alentejo, Viseu, Trancoso, Belmonte, Faro, Évora), outros estão descaracterizados (Évora, onde funcionou o Quartel General, Faro, onde funcionou uma fábrica). Dalgumas muralhas medievais que protegiam as povoações, restam por vezes um pano da muralha, um postigo, uma porta (Viseu, Guarda, Setúbal, Mirandela) ou apenas a torre de menagem (Braga, Estremoz, Chaves)

Alguns castelos encantaram-me - a circularidade do de Arraiolos, com a igreja sobre-elevada, os de Leiria, Ourém, Alcoutim, Paderne, Porto de Mós, Évora-Monte, Vila Viçosa, Alvito, Almourol,. Marvão, Penedono e Santa Maria da Feira. ou fortes como o de Valença. Sobre todos, a vila de Marialva, que visitei apenas de noite.

Estas são apenas uma parte dos milhares de fotos do meu port-folio, a esmagadora maioria por digitalizar. Ficam de fora igrejas fortificadas, como as do Mosteiro da Flor do Crato, Sés de Évora, Guarda ou do Porto, igreja de Leça do Balio.

 ~~~~~~~~~~

2012 08 23 - 15 horas por ano pagam taxas multibanco ao Pingo Doce. . Outras grandes superfícies comerciais preparam-se para o mesmo Se os bancos não diminuírem as taxas. Ora isso significa que serão os depositantes a pagar o que os bancos cederem. É FARTAR, VILANAGEM. Soares dos Santos, o provocador do 1º de Maio, não é amigo do povo nem dos trabalhadores mas apenas do seu dinheiro, como qualquer empresário capitalista. . Logo que arrume com o Continente Modelo de Belmiro acabarão as falsas promoções (Victor Nogueira)

Nos primeiros seis meses deste ano as vendas da cadeia Pingo Doce renderam à Jerónimo Martins – detida pelo homem mais rico do País, Alexandre Soares dos Santos – 1462 milhões de euros, mais 58 milhões do que no período homólogo. As vendas nas 371 lojas do Pingo Doce geraram uma receita de 8,12 milhões de euros por dia, pelo que cada hora de porta aberta rende à Jerónimo Martins 338 425 euros. Ora, como a maioria das lojas está aberta das 09h00 às 21h00, em menos de dia e meio de trabalho a empresa factura o equivalente aos cinco milhões de taxas de multibanco que agora se prepara para eliminar.(Correio da Manhã)

~~~~~~~~~~

2011 08 23  - "É um fenómeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come,  bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão-

 Somos, socialmente, uma sociedade pacífica de revoltados"  Miguel Torga, Diário (17.09.1961)


Sem comentários: