Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Textos em agosto 09

 * Victor Nogueira


2022 08 10 - O homem está imparável. Depois da arenga "armas, armas, armas" , depois de reclamar que a aiUÉ corte o gás da Rússia, e de outras exigências de igual gabarito, agora pede aos "países do Ocidente" que proíbam a entrada de russos. 

Este insigne farol da "democracia", este caixeiro-viajante da indústria do armamentismo, pretenderá transformar a Federação Russa num imenso campo concentracionário, como é a Palestina por obra e graça de Israel? 

E de seguida, irá reclamar aos "países ocidentais" que ergam campos concentracionários e guetos para encarcerar todos os russos apenas porque são russos? No fundo, no fundo, qual é a "solução final" que o democrata Zelesnky defenderá para o problema "russo"? 

E qual o destino dos ucranianos e de todos os que não comungarem das ideias do Governo de Zelensky e da política deste? 

Serão todos liminarmente acusados de "traidores", estes e as populações civis ucranianas que receberam "ajuda" das Forças Armadas Russas, nas zonas por estas ocupadas, tal como cada vez mais são  liminarmente acusados de traição membros da hierarquia  do Estado, desde altos comandos das Forças Armadas  ao aparelho judicial, sem esquecer os serviços secretos? 

E se Zelensky retomasse as regiões do Leste da Ucrânia, que solução final aplicaria ás respectivas populações russófonas?

Ah gand'a democrata e defensor dos direitos humanos em delírio aclamado nos parlamentos Europeus e em Portugal ovacionado pela ampla convergência do PS/PSD/Chega/Bloco/Iniciativa Liberal/PAN/Livre na Assembleia da República, sem esquecer o ucraniano Presidente Marcelo de Sousa!


2019 08 09 - São os EUA um país de imigrantes, brancos "livres" e negros escravizados, a grande "nação" tem os pés assentes no genocídio dos ameríndios, os povos indígenas.  A "violência" e a "intolerância" estão no ADN   dos EUA.

2015 08 09

está chão o mar espelhado
plano como a via láctea
e no areal de sargaços e dunas,
o peregrino.
na mão a bússola
mil azimutes apontando,
ínsulas na península
em voos planados grasnam as gaivotas
em rápidos mergulhos
a presa filhada
e desfibrada
.
Mindelo 2015.08.09
texto e foto victor nogueira


2015 08 09

está em Ítaca,
Penélope assombrada,
mas não só, e em pensamento viaja.
Voga Ulisses em chão-mar
ouvindo das sereias o cântico
tágides aos golfinhos.
Está soalheiro o dia
e de neblina o pensamento
sem a odisseia
de em mares por outrem navegados
encontrar não Helena
mas Penélope,
não amblíiope.
Está pois pasmado Ulisses
e parado o tempo
que incessantemente se acumula.
Mindelo 2015.08.09
foto victor nogueira

2015 09 09
está em Ítaca,
Penélope assombrada,
mas não só, e em pensamento viaja.
Voga Ulisses em chão-mar
ouvindo das sereias o cântico
tágides aos golfinhos.
Está soalheiro o dia
e de neblina o pensamento
sem a odisseia
de em mares por outrem navegados
encontrar não Helena
mas Penélope,
não amblíiope.
Está pois pasmado Ulisses
e parado o tempo
que incessantemente se acumula.
Mindelo 2015.08.09
foto victor nogueira


Sem comentários: