Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Textos em agosto 12

* Victor Nogueira


2022 08 12 - Alguém escreve: «Dizer-se que o Manuel Alegre é "poeta", é como dizer-se que o pivot José Rodrigues dos Santos é "escritor"

E eu replico:
Que ignaro disparate. Manuel Alegre foi uma das vozes da resistência, uma voz na Rádio Voz da Liberdade, em Argel, paralelamente com a Rádio Portugal Livre, em Bucareste, cujas "Praça da Canção" e "O Canto e as Armas", parcialmente musicado e cantados por Adriano Correia de Oliveira, serviram de estandarte antifascista e contra a guerra colonial. Eram as rádio clandestinamente ouvidas, tal como a BBC e a Rádio Moscovo. todas elas interceptadas pela PIDE.

Depois, o Manuel Alegre fez-se triste, aderindo ao PS, sendo a voz de trovão que na lapela do pretenso PS, fundado em 1973 na Alemanha social-democrata,  dava um engano de esquerda avalizando a política contra-revolucionária.

Mas tudo isto não invalida a qualidade literária da sua obra, que não tem qualquer comparação com a de Rodrigues dos Santos, que nem uma nota de rodapé terá na história da literatura portuguesa.

Não, não morro de amores nem defendo o político Manuel Alegre. Mas isto não justifica ignaras apreciações, equivalentes ás dum tal Sousa Lara num Governo de Cavaco, relativamente a Saramago!


2022 08 12 - Marcelíadas fusivelsóficas

«Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda algumas considerações sobre o primeiro-ministro, dizendo que "ele é muito rápido a sugar as coisas". "Tem-se uma ideia e ele é um mata-borrão. Um bom mata-borrão, porque é rápido", disse, acreditando que, "com alguma sorte", ainda vai ver o "nascimento de uma alternativa de direita" durante o seu mandato.» (dos jornais)


2022 08 12 - Marcelo, o fusilsofo electrico corta-circuitos espera que seja o Montenegro do Cavaquistão passista a adesivar o gasoduto, depois do flop Rangélico 🙂


2022 08 12 - Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida ...

Galileu? César? Einstein? Tolstoi? Gagarine ou Valentina Tereshkova? Marie Curie? Pasteur? Einstein? Charlot? Pamplinas? Orson Welles? Eisenstein?  Coutinho e Cabral?  Santos Dumont? Picasso? Josefa de Óbidos? Frida Kahlo? Sartre? Simone? Eusébio? Rosa Mota? Carreras? Maria Callas? Zorro, o Mascarilha? Batman? Tarzan (o Rei da Selva)?

Népias. 

Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida, uns prestando serventia,  outros dando a serventia. 

Nabeiro no nabal das nabiças e no delta perora. O que comanda a vida é sermos todos e todas empresários de sucesso, mais ou menos beneméritos. Todos? 

Nããããooooo (digo eu). Apenas os que "esforçadamente" enriquecem, isto é, a minoria que (mais ou menos generosamente) dá a serventia  a quem os serve, isto é, a maioria, serventuários e serventuárias, sem mérito nem sucesso, numa estrada de  sonhos amortalhados e de flores esmaecidas!

2022 08 12 - VN - Bem, deveria dizer-se qual foi o Papa. João Paulo II não é igual a João XXIII tal como Pio XII ou ou Leão XIII não são o mesmo que Francisco ou Paulo VI.

FG - ????? Não percebo o comentário. Há dúvidas sobre quem era o papa quando dos atentados ao Charlie Hebdo????

VN - Nem todos sabem ou se lembram qual era o Papa, embora para mim todas as religiões, para lá de eventual humanitarismo de alguns preceitos, sejam alienantes, imbuídas de proselitismo. Para mim a ICAR tal como as religiões de matriz judaico-cristã são irreeformáveis, Apesar ou para lá de João XXIII, João Paulo II, Francisco ou João Paulo I estão Pio XII, Leão XIII, João Paulo II e Bento XVI, ficando-nos pelos tempos mais próximos.

Mas não é a isto que se refere o post, que se limita a ostracizar Marcelo e o "Papa", epifenómenos do Ministério da Verdade.




2010 08 12 Braseiros em Fogo Lento

Portugal continua literalmente a arder, especialmente a norte do Rio Tejo, de nada valendo a Moca de Rio Maior ou a Senhora de Fátima. Com tanto fogo todos os anos, é de surpreender que ainda haja restolho ! Mas há, como há furos ainda no cinto para apertar ! Já menos surpreendente é que algumas bolsas continuem a inchar ! Ou que se construam menos  casas. Ou que as pessoas prefiram arrendar a comprar casa ! O que não impede a banca de engordar como a rã ! Ou que se vendam mais carros de luxo e menos utilitários ! E que nestes se torne banal o que antes eram luxos à parte pagos !
.
Tomás Feteira ressuscitou, não como Lázaro, mas devido a uma embrulhada com os herdeiros da sua enorme fortuna, assassinada que foi em Dezembro último a sua antiga secretária e companheira marital. Uma embrulhada  com   milhões à mistura ardendo, sem falar  nos ilustres advogados  das partes em litígio, como José Miguel Júdice e Duarte Lima !

Fidel continua a falar nos riscos duma guerra nuclear e duma possível destruição da vida no planeta, enquanto o Público do Tio Belmiro dá conta das ideias dum cientista advogando que a salvação da Humanidade está na colonização doutros planetas, pois não se devem pôr todos os ovos no mesmo ninho.(1) Está-se mesmo a ver quem custearia tal programa de colonização estratosférica em naves cujos passageiros, desta feita, não seriam mexilhões mas tubarões!
.
Haja Saúde e Fé em Deus ou na (des)Humanidade ! Ou, por outras palavras, Alá é Grande e Maomé o Seu Profeta!
.
.
(1) Stephen Hawking quer mandar a humanidade para o espaço. E já








Sem comentários: