Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Textos em agosto 03

 * Victor Nogueira


2022 08 03 - Foto victor nogueira - pontes no espelho de água da Praça do Bocage, em Setúbal (IMG_9689)

Na praça do Bocage existem duas farmácias, a Sália, de que fui cliente habitual nos anos em que estive colocado nos Paços do Concelho, prestando assessoria nas áreas de organização e métodos e de gestão de recursos humanos, e a Normal do Sul.

Esta situava-se onde se vê o toldo e o farmacêutico na altura era uma pessoa de bigode, já idoso, que na despedida, após o avio dos remédios, me dizia com delicadeza: "As suas melhoras", o que nunca me aconteceu em qualquer outra botica neste jardim á beira-mar prantado, que ao longo de décadas tenho percorrido de lés a lés.

Com efeito, nesta sociedade capitalista, as melhoras do doente são um mau negócio para o empresário do ramo, penso eu

2021 08 03 Foto victor nogueira -  Aqui se reúnem fotos das pinturas no Viaduto das Fontainhas, em 2018 e em 2021, estas últimas representando espécimes vegetais. Nas redondezas encontram-se pinturas mais antigas, uma de Elena González (Ele.Zissou), na empena duma moradia na Estrada da Graça, e outra, do colectivo Explicit Cutizens,  na Rua Camilo Castelo Branco, no acesso ao Jardim das Energias Renováveis.  (Foto em 2021 08 01 Canon  195_08 IMG_5214) 

VER    Murais e grafitos em Setúbal 165 - Viaduto das Fontainhas

2018 08 03 -  Hip Hip Hurra ! Descobri como se fazem cópias de segurança dos Blogs. Assim, não perco por acidente 10 anos de trabalho em 10 blogs pessoais e mais 1 "escondido" [escrito a dois, mas a Raposinha abalou] e deste modo posso começar a pensar em "tratar" com mais facilidade as minhas produções literária e fotográfica. Hip Hip Hurra !

O inFaceLock também permite fazer cópias de segurança, mas são  muito mais limitadas.

2015 08 03 - maria emília - fases da vida ou as marcas do tempo (fotos de estúdio) - Porto 1920.01.04 / Setúbal 2013.04.17

2013 08 03 DOS JORNAIS

* Miguel Relvas vai assumir o cargo de Alto Comissário da Casa Olímpica da Língua Portuguesa, criada no Brasil
* Miguel Relvas vai ajudar Casa Olímpica da Língua Portuguesa a divulgar cultura
* Miguel Relvas, o ministro que se demitiu por causa da turbo-licenciatura que foi oficialmente anulada, vai ser Alto Comissário da Casa ...
* Miguel Relvas vai promover Português e cultura no Brasil
* O ex-ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas vai ser alto comissário da Casa Olímpica da Língua Portuguesa no ...
EM TEMPO - Sem que me caiba qualquer responsabilidade. qualquer semelhança com a realidade é pura "coinssidêmssia"

Sem comentários: