Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Textos em agosto 30

 * Victor Nogueira


2022 08 30 - Fotos MENS e VN - Goios (Barcelos) - ponte sobra a ribeira, na Rua de Santa Maria (EN 306 - 1)

50 anos separam estas duas fotos, notando-se algumas diferenças assinaláveis. Goios é a freguesia onde nasceu o meu avô materno, António dos Santos Barroso, a poucos quilómetros de Barcelos. A minha avó Francisca, essa era de Chaves, na raia transmontana.

A Rua de Santa Maria, que vai dar ao cemitério e á Igreja Paroquial de N. Senhora do Ó, atravessa uma ribeira, cujo nome desconheço.

Neste local funcionou uma azenha e localizava-se a escola primária, já demolida, onde o meu avô tirou a 4ª classe, antes de rumar para o Porto para frequentar a escola comercial. Terminado o curso. passou a trabalhar como guarda-livros (contabilista) na filial do Porto do Banco Nacional Ultramarino, na Praça da Liberdade, hoje designada como do General Humberto Delgado.

Ao fundo a chamada Casa dos Vitorino, lavradores, que foi dos meus bisavós maternos. As fotos são de 1974 e 2014.

2022 08 30 - De bestial a Temido passou a besta, de hipotética sucessora como Secretária-Geral no PS, passou a cordeiro imolado no altar de enCosta/PS? E a talhe de foice: Costa/PS, como 1º Ministro e responsável máximo pelo Governo e suas políticas, só sacrifica mulheres: Constança, Temido ... deixando em lume brando os homens: Cabrita, Nunes dos Santos ...?


2022 08 30 - Todos querem uma mudança de política: A Ordem dos Médicos, o Sindicato Independente dos Médicos, as unidades de Saúde privadas, o PSD, a IL, o Chega, entre outros, querem o reforço do negócio da saúde e o desmantelamento do SNS. O PCP, o Bloco, a Federação Nacional dos Médicos, entre outros, querem o reforço e revitalização do SNS.

~~~~~~~~~~

2022 08 30 - A juventude não envelhece 🙂 Já idoso, o meu pai dizia: "não sou velho, sou é menos jovem!"


2022 08 30 - Ninguém cala Marcelo de Sousa, sempre a intrometer-se quando o Governo é o único responsável pelo Programa de Governo, aprovado pela Assembleia da República? 

Ninguém cala Marcelo de Sousa, sempre a intrometer-se quando o Governo é apenas responsável perante a Assembleia da República?

Ninguém cala Marcelo de Sousa, o protector do PSD e sabotador de qualquer política vagamente de esquerda que o PS execute ou pretenda executar?

Pretenderá Marcello que o SNS não seja da responsabilidadem do Governo através do Ministério da Saúde, mas gerido em consórcio pelas  Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Santas Casas da Misericórdia, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Sindicato Independente dos Médicos, Associação Portuguesa de Seguradores  e outras entidades de igual e alto gabarito?




2022 08 30 - Nas injunções da USA/NATO/aiUé, com o seu Ministério da Verdade, de que o inFaceLocked é um dos Departamentos, reina a completa arbitrariedade, fazendo tábua rasa da "subversiva" Declaração dos Direitos da Humanidade (da ONU), da liberdade de informação e, no caso português, da Constituição da República Portuguesa, ao arrepio dos direitos, liberdades e garantias nela plasmados, a que estão sujeitos o Governo e o Presidente da República, que juraram defendê-la, cumpri-la e fazerem-na cumprir.

A Censura do inFaceLocked exerce-se kafkianamente, sem que ao "acusado" sejam ditas concretamente que foi violado e porquê.

Para além de cega e abstrusa, a "censura" no inFaceLocked tornou-se mais refinada:

- Os posts censurados passam a ser visíveis apenas para os administradores e para quem os tenha publicado. Mesmo que reclamem (sem saber pk reclamam porque o FB não os esclarece), não sabem se a reclamação foi atendida, tendo de ir consultar uma certa secção. Aliás, descobri nela montes de publicações minhas censuradas, de que não fui notificado, tendo já expirado o prazo para eventuais "reclamações";

Os "facebookianos" que constem duma secreta "lista negra" deixam de aparecer no feed de notícias; apenas podemos aceder ao que publicam se "militantemente" os procurarmos: Deixaram de aparecer no meu feed de notícias páginas do PCP ou de pessoas como Filipe Tourais, Alfredo Barroso, Raúl Cunha, Carlos Coutinho, Matos Serra, Carlos Branco, entre outras.

Mas a censura deste post meu é-me completamente inexplicável, tanto mais quanto consta das "memórias" do FB relativas a 30 de Agosto, conseguindo apesar de tudo republicá-lo, "driblando" o FB




2019 08 30 foto victor nogueira Serra da Arrábida - maré  cheia na ribeira da Ajuda, no sítio da
Comenda


2016 08 30 foto victor nogueira Pôr do sol no  Estuário do Sado . - Contigo de poucas palavras se tece o amor


2016 08 30 - Neste recanto profundamente cristão e secularmente Católico, de milenar "tolerância" e "liberdades" inquisitoriais e de Guerra Santa,  situado num extremo do Ocidente onde a terra acaba e o mar começa, cabe perguntar: estas mulheres usavam burkini ?

2015 08 30 - foto victor nogueira - Vila Real de Santo António - as minhas notas de viagem registam apenas que estive aqui em 19 e 21 de Novembro de 2000. Já decorreu tanto tempo ?  Na minha memória registo ainda algo, que poderia alargar-se ao ver as fotos tiradas na altura. Mas os apontamentos ditados à minha companhia de então, navegadora e script-girl, esses devem ter-se extraviado por não transcritos na altura ou jazem entre a papelada numa qualquer gaveta ou pasta.

2011 08 30 - Carmen Montesino

"O mar azul e branco e as luzidias
Pedras – O arfado espaço
Onde o que está lavado se relava
Para o rito do espanto e do começo
Onde sou a mim mesma devolvida
Em sal espuma e concha regressada
À praia inicial da minha vida."
Sophia de Mello Breyner Andersen~
~~~~~~~~~~

2011 08 30 - Cecília Barata 

 "Quando eu morrer voltarei para buscar Os instantes que não vivi junto do mar.

Sophia de Mello Breyner Anderson

~~~~~~~~~~

2009 08 30 - Quem visita os meus blogs? Quem os quer visitar e comentar? (VN)


Sem comentários: